Whatsapp icon Whatsapp

Ciclo da água

Ciclo da água garante que essa importante substância circule pelo ambiente. Durante o ciclo, observa-se que a água passa de um estado físico para outro.
Ilustração do ciclo da água.
O ciclo da água garante que esse elemento circule no ambiente.

O ciclo da água ou ciclo hidrológico é um ciclo biogeoquímico no qual se observa a água fluindo entre os seres vivos e o meio ambiente. A água é encontrada nos diferentes estados físicos no planeta, apresentando-se nas formas líquida, sólida e gasosa, sendo a forma líquida a fase primária de utilização pelos organismos vivos.

Durante o ciclo da água, essa substância muda de estado, sendo observada, por exemplo, a evaporação de água presente em oceanos, rios e lagos e a condensação do vapor de água para a formação das nuvens. O ciclo da água permite que esse elemento circule constantemente pelo planeta, permitindo, assim, que a vida aqui se desenvolva.

Resumo do ciclo da água

  • O ciclo da água permite que a água circule pelos seres vivos e pelo meio físico;

  • A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água;

  • O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens;

  • A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.

  • Ao retornar para a superfície, a água pode seguir diferentes caminhos, como acumular-se em rios, lagos e oceanos ou infiltrar-se no solo.

Leia mais: Funções da água no corpo humano

Água

A água é uma substância encontrada em nosso planeta nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A maioria dos organismos utiliza-a na forma líquida para a realização de seus diversos processos biológicos. A maior parte da superfície do nosso planeta é recoberta por água, sendo estimado que 70% do planeta sejam cobertos por essa substância.  

Nos oceanos encontram-se 97% da água da biosfera. No que diz respeito à água doce, cerca de 2% estão presentes nas geleiras e calotas polares e 1% está nos rios, lagos e águas subterrâneas. A água presente na atmosfera apresenta valores insignificantes. Para saber mais sobre esse elemento vital para a nossa existência, leia: Água.

Importância do ciclo da água

Os seres vivos dependem de água para sua sobrevivência, uma vez que ela faz parte da composição do corpo de todos os organismos vivos, além de participar de uma série de reações químicas.

Nos seres humanos, por exemplo, além de compor nossas células e participar das reações químicas que ocorrem em nosso corpo, ela atua no transporte de substâncias, sendo o principal componente do plasma sanguíneo, atua na regulação da temperatura por meio do suor, faz parte da composição das lágrimas, faz parte do fluído presente nas articulações e do líquido amniótico, além de vários outros processos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ciclo da água faz com que essa substância circule no ambiente e esteja disponível para o uso pelos organismos vivos. Sem água, a vida no planeta não seria possível. Vale salientar, no entanto, que o ciclo da água, apesar de permitir que a água circule constantemente, não pode garantir que ela esteja disponível para todos os seres vivos.

Isso se deve ao fato de que a distribuição de água no planeta ocorre de forma desigual, além disso, fatores como força dos ventos, cobertura vegetal, tipo de solo e temperatura podem afetar a velocidade do ciclo bem como a quantidade de água envolvida no processo.

Leia também: Qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente?

Ciclo da água e suas etapas

O ciclo da água faz com que a água circule em nosso meio de maneira contínua, envolvendo tanto componentes bióticos como abióticos. O ciclo da água é movido pela energia solar. O Sol aquece a água de oceanos, mares, rios e lagos, fazendo com que a água passe do estado líquido para o gasoso (evaporação).

Além disso, a energia solar é responsável por promover a sublimação do gelo e o processo de transpiração, sendo a transpiração dos vegetais responsável por liberar uma grande quantidade de água para a atmosfera. Dá-se o nome de evapotranspiração ao processo no qual o vapor de água resultante da transpiração das plantas e evaporação dos solos é levado para a atmosfera.

O vapor de água liberado nos diferentes processos sobe até camadas mais altas da atmosfera, nas quais se condensa e forma nuvens. As correntes de ar podem mover as nuvens para diferentes regiões. A água retorna à superfície da Terra por meio da precipitação, que é a liberação da água das nuvens na forma de chuva, granizo ou neve, a depender de fatores, como a temperatura do local. A água que retorna à superfície pode cair novamente em rios, lagos, oceanos e mares, pode infiltrar no solo e atingir os aquíferos ou fluir pela superfície.

A água na superfície terrestre pode ser absorvida pelas plantas, que necessitam dela para o seu metabolismo, pelas raízes. A água que está presente nas plantas pode ser absorvida por animais quando eles se alimentam delas. Não podemos esquecer-nos de que animais apresentam também água em seu corpo e, portanto, essa substância vai fluindo pela cadeia alimentar. Além disso, os animais também ingerem água, sendo essa substância fundamental para a sua sobrevivência.

Etapas do ciclo da água.
Observe atentamente as etapas do ciclo da água.

Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração. O processo de decomposição dos seres vivos também garante que parte da água incorporada neles retorne ao meio.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação da água
Saiba mais sobre a classificação da água e entenda a diferença entre água doce, salgada e salobra.
Consumo de água no mundo
Entenda o consumo de água no mundo a partir de dados, informações e uma comparação entre os maiores e menores países consumidores de recursos hídricos.
Defesa dos Vegetais
As toxinas vegetais e o hábito alimentar dos animais herbívoros.
Desperdício de água
Clique aqui, saiba quais são as principais causas do desperdício de água e entenda as consequências do desperdício desse recurso natural.
Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água
Conheça algumas estratégias para enfrentar a crise de água e descubra se elas são ou não viáveis.
Doenças relacionadas com a água
Entenda o que são as doenças relacionadas com a água e como elas são transmitidas!
Hora do Planeta 2022
Clique aqui e entenda o que é a Hora do Planeta. Compreenda a importância desse movimento global e saiba as novidades da Hora do Planeta 2022.
Os perigos da ingestão da água do mar
Veja quais são os perigos decorrentes da ingestão da água do mar, destacando-se a desidratação e a morte.
Sociedade dos cupins
Saiba mais sobre os cupins, insetos sociais que vivem no interior do solo e da madeira.
Água presente nos alimentos
Clique aqui e descubra a quantidade de água presente nos alimentos e como estes podem ajudar na hidratação do corpo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.