Whatsapp icon Whatsapp

Ossos do pé

Os ossos do pé podem ser classificados em tarsais, metatarsais e falanges. No total, cada pé apresenta 26 ossos e 33 articulações.
Ossos do pé
Em cada pé, há a presença de 26 ossos.

Os ossos do pé podem ser divididos em três grupos: tarsais, metatarsais e falanges. Os ossos tarsais são sete e estão divididos em duas fileiras. Os ossos metatarsais são cinco e formam a região mediana do pé. As falanges, por sua vez, formam os dedos e são divididas em proximais, médias e distais. Todos os ossos possuem três falanges, com exceção do hálux, que não possui a falange média.

No total, cada pé apresenta 26 ossos e 33 articulações. As articulações do pé estão agrupadas em quatro grupos: intertarsais, tarsometatársica, metatarsofalangiana e interfalangiana.

Leia também: Ossos do corpo humano

Resumo sobre os ossos do pé

  • Cada pé humano apresenta 26 ossos e 33 articulações.

  • Os ossos do pé podem ser divididos em três grupos: tarsais, metatarsais e falanges.

  • Nos pés existem sete ossos tarsais.

  • Os ossos metatarsais são cinco e conectam os ossos do tarso às falanges.

  • O hálux possui duas falanges, enquanto os outros quatro dedos possuem três falanges.

  • O pé apresenta quatro tipo de articulações: intertarsais, tarsometatársica, metatarsofalangiana e interfalangiana.

Nomes dos ossos dos pés

Nomes dos ossos dos pés

Cada pé humano é constituído por 26 ossos, estando incluídos nesse grupo ossos curtos e também longos. Esses ossos são classificados em três grupos, os chamados ossos tarsais, metatarsais e as falanges.

  • Ossos tarsais ou ossos do tarso

Nomes dos ossos do tarso

Os ossos tarsais ou ossos do tarso são ossos curtos, porém irregulares, que lembram os ossos cárpicos que formam a região do nosso punho. Os ossos tarsais estão dispostos em duas fileiras, estando na fileira proximal os ossos chamados de tálus e calcâneo e na fileira distal os ossos navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral.

Entre os ossos tarsais, o osso calcâneo destaca-se como o maior. Esse osso é o responsável por formar o nosso calcanhar. O tálus é um osso que também merece destaque, pois é o único osso do tarso que se articula com os ossos da perna, sendo o osso responsável por receber o peso do corpo e transferi-lo para o osso calcâneo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Ossos metatarsais ou ossos do metatarso

Os ossos metatarsais ou ossos do metatarso são ossos longos que formam a região mediana do pé. Eles garantem a ligação entre o tarso e as falanges. Existem, no total, cinco ossos do metatarso, sendo o primeiro metatársico o maior de todos. Esse metatársico está relacionado com o suporte do corpo. Vale destacar que os ossos metatarsais são numerados de 1 a 5.

Ossos do metatarso

  • Falanges

Falanges são os ossos que formam os dedos e são tecnicamente ossos longos. Nos dedos dos pés, assim como nos dedos das mãos, observamos a presença de três falanges proximal, média e distal. No caso do hálux, observam-se apenas duas falanges, não sendo observada a falange média nesse dedo.

Ossos dos pés e seus nomes
Observe o nome e localização de cada osso do nosso pé.

Articulações dos pés

Os pés são formados por 26 ossos e um total de 33 articulações, sendo quase todas do tipo sinovial, permitindo certa mobilidade. Essas articulações podem ser classificadas em:

  • Intertarsais: articulações que ocorrem entre os ossos do tarso.

  • Tarsometatársicas: articulações que ocorrem entre os ossos do tarso e os ossos do metatarso.

  • Metatarsofalangianas: articulações que ocorrem entre os ossos do metatarso e as falanges.

  • Interfalangianas: articulações que ocorrem entre as falanges.

    Articulações presentes no pé

Importância dos pés

Os pés são estruturas extremamente importantes para os seres humanos, estando relacionados, por exemplo, com nossa locomoção, servindo de alavanca para impulsionar o nosso corpo. Além disso, nosso pé é capaz de sustentar o peso corporal e também relaciona-se com nosso equilíbrio.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Entorses, fraturas e luxações
Você sabe o que são entorses, fraturas e luxações? Clique aqui e descubra a diferença entre essa três lesões e como se comportar em cada caso!
Esqueleto humano
Amplie seus conhecimentos a respeito do esqueleto humano, uma estrutura formada por ossos e cartilagens que garante a sustentação do corpo.
Fraturas
Saiba mais sobre as fraturas, lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso.
Ossos do corpo humano
Clique aqui e conheça os 206 ossos do corpo humano. Veja como se chamam, suas funções e como se dividem na formação do nosso esqueleto.
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!