Whatsapp icon Whatsapp

Ossos do corpo humano

Os ossos do corpo humano formam nosso esqueleto. Em um indivíduo adulto, são encontrados 206 ossos, que são responsáveis por diferentes funções.
Ilustração dos ossos do corpo humano.
Os ossos do corpo humano atuam na movimentação e sustentação do corpo, além de armazenarem sais e produzirem células sanguíneas.

Os ossos do corpo humano formam um total de 206. Esses ossos podem ser divididos em duas porções: esqueleto axial e esqueleto apendicular. No esqueleto axial temos os ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas, hipoide e esterno. Já no esqueleto apendicular temos os ossos que formam a cintura escapular e pélvica e os ossos dos braços, mãos, pernas e pés.

Leia também: Vertebrados — o que esses animais têm em comum?

Resumo sobre os ossos do corpo humano

  • O esqueleto humano é formado por 206 ossos em um indivíduo adulto.

  • O esqueleto axial é formado por 80 ossos.

  • O esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores.

  • Os membros superiores possuem 64 ossos.

  • Os membros inferiores possuem 62 ossos.

Quantos e quais são os ossos do corpo humano?

O esqueleto humano é constituído por 206 ossos em um indivíduo adulto. Podemos dividir esses ossos em duas porções, o chamado esqueleto axial e o esqueleto apendicular.

O esqueleto axial forma o eixo do corpo e é formado pelos ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas, hipoide e esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores.

Ilustração do esqueleto apendicular e do esqueleto axial, duas porções em que se dividem os ossos do corpo humano.
Observe as partes que compõem o esqueleto apendicular e axial.

Os ossos do corpo humano são estruturas extremamente importantes para a nossa sobrevivência, estando associados com funções como movimentação, proteção de estruturas vitais, suporte para o corpo e armazenamento de sais, como o cálcio. Além disso, os ossos estão relacionados com a produção de células sanguíneas, sendo essas células produzidas na chamada medula óssea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ossos do esqueleto axial

  • Ossos do crânio e da face

Formando o crânio e a face, temos um total de 28 ossos. Esses ossos protegem o encéfalo e estruturas associadas. Além disso, os músculos relacionados com a movimentação da cabeça e com a mastigação estão inseridos nesses ossos.

Os ossos que formam a caixa craniana são occipital (um osso), parietal (dois ossos), frontal (um osso), temporal (dois ossos), esfenoide (um osso) e etmoide (um osso). A face, por sua vez, é formada pelos ossos nasal (dois ossos), maxila (dois ossos), zigomático (dois ossos), mandíbula (um osso), lacrimal (dois ossos), palatino (dois ossos), vômer (um osso) e conchas nasais inferiores (dois ossos). Não podemos deixar de citar os ossículos auditivos: martelo (dois), bigorna (dois) e estribo (dois).

Ilustração dos ossos do corpo humano localizados no crânio e na face.
Observe alguns dos ossos do crânio e da face.
  • Coluna vertebral

Formando a coluna vertebral, temos um total de 33 ossos, chamados de vértebras, sendo sete vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, cinco vértebras lombares, cinco vértebras fundidas formando o sacro e quatro vértebras fundidas formando o cóccix.

Devido ao fato de o sacro e cóccix serem constituídos por vértebras fundidas, alguns autores consideram a coluna vertebral como composta por 26 ossos.

Ilustração dos ossos do corpo humano que formam a coluna vertebral.
A coluna vertebral é constituída por ossos chamados de vértebras, que estão separadas pelos discos intervertebrais.
  • Costelas

No corpo humano existem 24 costelas, estando dispostas em 12 pares. Os setes pares superiores se ligam diretamente ao esterno por meio de suas cartilagens e são denominados costelas verdadeiras. Do oitavo ao décimo par, temos as costelas falsas, que têm suas cartilagens articuladas com as costelas suprajacentes e não tocam o osso esterno.

Por fim, temos as costelas flutuantes ou livres, que correspondem ao 11º e 12º par de costelas. As costelas flutuantes se articulam apenas com as vértebras.

  • Esterno

O esterno é o osso do peito e está localizado na parte anterior do tórax. Trata-se de um osso chato.

  • Hioide

É o único osso do corpo humano que não se articula diretamente com nenhum outro. Possui o formato que lembra a letra U.

Saiba mais: Sistema esquelético — ossos, músculos e articulações que dão movimento ao nosso corpo

Ossos do esqueleto apendicular

  • Membros superiores

Os membros superiores são formados por 64 ossos. Nesse grupo estão incluídos os ossos da cintura escapular, braço, antebraço e mão.

A cintura escapular é formada pela clavícula e pela escápula. O braço é formado pelo úmero. O antebraço, por sua vez, é formado pela ulna e rádio.

Ilustração dos ossos do corpo humano que formam os membros superiores.
Nos membros superiores são encontrados 64 ossos.

Cada mão é formada por 27 ossos. Os ossos que compõem o punho são chamados de cárpicos ou ossos do carpo (oito ossos curtos: pisiforme, piramidal, semilunar, escafoide, hamato, capitato, trapezoide e trapézio).

A palma da mão é formada por cinco ossos metacárpicos ou ossos do metacarpo. Já os dedos são formados pelas falanges, sendo importante destacar que todos os dedos possuem três falanges, com exceção do polegar, que possui duas falanges apenas.

  • Membros inferiores

Os membros inferiores são formados por 62 ossos, incluindo a cintura pélvica. Ela é formada pelos ossos do quadril (esquerdo e direito), os quais na infância e adolescência são visivelmente divididos em três ossos: ílio, ísquio e púbis.

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

Ilustração dos ossos do corpo humano que formam os membros inferiores.
Os membros inferiores são formados por 62 ossos.

No pé são observados 26 ossos. Assim como nas mãos, observam-se ossos curtos articulados chamados de tarsais (sete ossos: calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral), ossos longos chamados de metatarsais e as falanges, formando os dedos. Cada dedo é composto por três falanges, exceto no primeiro dedo do pé (hálux).

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Articulações
União entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permitindo sua mobilidade.
Entorses, fraturas e luxações
Você sabe o que são entorses, fraturas e luxações? Clique aqui e descubra a diferença entre essa três lesões e como se comportar em cada caso!
Esqueleto humano
Amplie seus conhecimentos a respeito do esqueleto humano, uma estrutura formada por ossos e cartilagens que garante a sustentação do corpo.
Sistema Locomotor
Aprenda um pouco mais sobre as características gerais do sistema locomotor com este texto.
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
Tecido cartilaginoso ou cartilagem
Amplie seus conhecimentos sobre o tecido cartilaginoso, um tipo de tecido conjuntivo com função de sustentação.
Tecido muscular
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre o tecido muscular. Neste texto apresentaremos as características, as funções e os tipos de tecido muscular.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.