Fraturas

Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.
As fraturas podem ser definidas como uma ruptura do osso
As fraturas podem ser definidas como uma ruptura do osso

As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto. Por existir maior possibilidade de infecção, a fratura exposta é considerada mais perigosa que a fratura fechada.

As fraturas geralmente ocorrem em virtude de algum impacto, queda ou esmagamento, sendo essa última normalmente associada à lesão de tecidos moles. Esses traumas não precisam ocorrer de forma violenta para que a lesão aconteça, pois pequenos tombos, por exemplo, podem gerar fraturas. Idosos são os mais propensos a apresentar ruptura dos ossos, principalmente em razão da sensibilidade dessas estruturas.

Além das fraturas ocasionadas por traumas, existem as patológicas e as causadas por estresse. As fraturas patológicas são resultantes de esforços leves, que normalmente não causam alterações ósseas, e ocorrem, algumas vezes, de maneira espontânea. Elas acontecem em virtude da fraqueza dessa estrutura em consequência de uma osteoporose ou até mesmo de um câncer nos ossos. As fraturas por estresse, por sua vez, ocorrem como resultado de uma pressão frequente e repetitiva, sendo muito comuns em atletas. Elas comumente atingem os membros inferiores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As fraturas são facilmente percebidas, seja pelo aparecimento dos ossos através da pele (fratura exposta) ou pela dor. Todas as fraturas provocam dor, que podem ocorrer de forma espontânea ou quando é realizada a palpação do local. Além disso, dificuldade em movimentar o membro acometido ou deformidades que caracterizam a quebra dos ossos podem ser percebidas. A realização de exames radiológicos confirma o diagnóstico de fraturas.

Ao perceber que algum osso foi fraturado, é importante imobilizar imediatamente o membro lesionado. Essa ação, além de evitar uma piora no quadro, ajuda a diminuir a dor. Em caso de fratura exposta, é fundamental que o local seja coberto com um pano limpo e o paciente seja levado imediatamente para o hospital. Nesse tipo de lesão, o risco de contaminação é muito grande, por isso, são necessários cuidados adicionais.

IMPORTANTE: A grande maioria dos casos de fratura exposta está relacionada com acidentes de trânsito e em obras. Ao presenciar um desses acidentes, chame imediatamente ajuda especializada ligando para o SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193). Evite movimentar a vítima, pois osso fraturado pode comprometer órgãos internos, tais como os pulmões.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A luxação caracteriza-se pelo deslocamento dos ossos de uma articulação
Entorses, fraturas e luxações
Você sabe o que são entorses, fraturas e luxações? Clique aqui e descubra a diferença entre essa três lesões e como se comportar em cada caso!
O esqueleto humano é essencial para a nossa sobrevivência, garantindo, por exemplo, a proteção de órgãos internos.
Esqueleto humano
Amplie seus conhecimentos a respeito do corpo humano, uma estrutura formada por ossos e cartilagens que garante a sustentação do corpo. Veja aqui aspectos importantes, tais como quantos ossos constituem o esqueleto e a divisão em esqueleto axial e apendicular.
A junção articulada das vértebras.
Funções da coluna vertebral
Sustentação, proteção, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
Os membros inferiores são responsáveis pela nossa sustentação e equilíbrio
Ossos do membro inferior
Conheça os nomes dos ossos do membro inferior, tradicionalmente chamado de perna.
Cada membro superior humano é constituído de 32 ossos.
Ossos do membro superior
Saiba mais sobre como se organizam estes 31 ossos.
Raquitismo
Entenda o que é raquitismo clicando aqui. Conheça suas principais causas, as consequências dessa doença no desenvolvimento da criança, e as formas de tratamento.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
video icon
Biologia
Biotecnologia no Enem: como esse tema é cobrado?
A biotecnologia está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar. Por meio de várias técnicas de manipulação genética, alguns medicamentos são produzidos, alguns alimentos foram geneticamente modificados para resistir a pragas e não necessitarem de agrotóxicos. Além disso, a resolução de crimes torna-se cada vez mais precisa com a identificação de acusados por análise de DNA. A biotecnologia faz parte do nosso cotidiano e, por isso, é muito recorrente nas avaliações do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?