Poluição do ar

A poluição do ar (ou poluição atmosférica) é um grave problema ambiental que pode ser descrito como a deterioração da qualidade do ar em uma área devido à emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), e de material particulado, como a fuligem. As fontes desses materiais podem ser tanto naturais, a exemplo de vulcões em erupção, quanto antrópicas, derivadas da queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e da atividade industrial realizada pelos seres humanos. As queimadas também emitem gases poluentes na atmosfera, sendo essa uma das causas da poluição do ar no Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a poluição atmosférica, podemos desenvolver inúmeros problemas respiratórios e alergias. No meio ambiente urbano, ela resulta em fenômenos como a chuva ácida Além disso, os gases que causam a poluição são responsáveis pelo buraco na camada de ozônio e, também, pela intensificação do efeito estufa, o que agrava o aquecimento global e acelera o ritmo das mudanças climáticas no planeta Terra. A solução desse problema depende da cooperação entre os diferentes setores da sociedade.

Leia também: Poluição da água — a alteração da característica e da qualidade desse recurso natural

Resumo sobre poluição do ar

  • Poluição do ar (ou poluição atmosférica) é a degradação da qualidade da atmosfera em uma determinada área.

  • Tem como causa a emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), e de material particulado, como a fuligem.

  • É classificada de acordo com a predominância de poluentes, como dióxido de carbono, CFC, monóxido de carbono, óxido de enxofre ou óxido de nitrogênio.

  • Pode ter causas naturais, como a fumaça de erupções vulcânicas, ou antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis por meio de veículos, de indústrias ou de queimadas.

  • A poluição do ar é um dos problemas ambientais do Brasil, sendo ela mais grave em grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo.

  • São inúmeras as consequências da poluição do ar: desde o desenvolvimento de doenças respiratórias nos seres humanos e chuva ácida nas cidades até problemas de maior escala, como a intensificação do efeito estufa e do aquecimento global.

  • Solucionar a poluição do ar depende da cooperação entre os agentes econômicos, os Estados e a sociedade.

  • Uma forma de diminuir esse problema é a adoção de uma matriz energética mais limpa e menos dependente de combustíveis fósseis.

O que é a poluição do ar?

Região urbana na qual é possível perceber a poluição do ar (ou poluição atmosférica).
A poluição do ar é um problema ambiental causado, principalmente, pela emissão de CO2 e outros gases poluentes na atmosfera.

Chamada também de poluição atmosférica, a poluição do ar é a degradação da qualidade do ar em suspensão ocasionada pela emissão de gases, como o dióxido de carbono (CO2), e de materiais particulados, como fuligem, que alteram as propriedades naturais da atmosfera. Ela é classificada como um problema ambiental pelos impactos negativos que ocasiona nos ciclos da natureza e nas diferentes formas de vida que vivem sob áreas de ar poluído, o que inclui os seres humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de poluição do ar

A determinação dos tipos de poluição do ar é feita de acordo com a análise dos poluentes que se encontram em suspensão na atmosfera. Assim, a poluição é classificada conforme o gás ou o material preponderante no ar em questão. Diante disso, podemos falar nos seguintes tipos de poluição atmosférica:

  • Poluição por clorofluorcarbonetos (CFCs): esse tipo de poluição acontece quando os gases do tipo CFC são predominantes entre as substâncias poluentes. O uso desses gases, atualmente, é limitado ou mesmo proibido em muitos países devido aos danos severos que esses gases ocasionaram à atmosfera terrestre, dificultando a regeneração do gás O3, o que resultou na formação do buraco na camada de ozônio. Os CFCs eram muito usados na fabricação de geladeiras e de ares-condicionados por causa de suas propriedades refrigerantes, assim como em aerossóis.

  • Poluição por dióxido de carbono (CO2): esse é o principal tipo de poluição observado no mundo, mais comum ainda nos países que têm sua matriz energética dominada por fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. O gás carbônico, como pode ser chamado o CO2, é proveniente também de queimadas e de incêndios florestais.

  • Poluição por monóxido de carbono (CO): o gás desse tipo de poluição também é oriundo da queima de combustíveis fósseis, liberado na atmosfera por meio de processos de aquecimento em veículos, em aquecedores, em indústrias e também em incêndios e em queimadas. O monóxido de carbono é muito perigoso para a saúde humana, podendo ligar-se à hemoglobina (uma proteína que compõe o sangue) e causar asfixia. Ele é um gás de difícil detecção, já que não tem cheiro, cor nem gosto.

  • Poluição por óxido de enxofre ou por óxido de nitrogênio: o óxido de enxofre (SO2 e SO3) e o óxido de nitrogênio (NOX) também têm origem na queima de combustíveis fósseis que acontece em veículos e na produção industrial. Existem, ainda, processos da natureza que emitem gases com enxofre na composição, como as erupções vulcânicas, mas elas são mais esporádicas do que os processos antrópicos.

Quais as causas da poluição do ar?

A poluição do ar pode ter causas tanto naturais quanto antrópicas. No entanto, os processos naturais que emitem substâncias consideradas poluentes da atmosfera acontecem em ritmo e em volume muito menos intensos do que aqueles provocados pela atividade humana. A seguir, listamos as principais causas naturais e antrópicas da poluição do ar.

Causas naturais da poluição do ar

Causas antrópicas da poluição do ar

  • Vulcanismo, responsável pela liberação de gases de enxofre na atmosfera

  • Rebanhos de animais, que produzem grande volume de gás metano

  • Decomposição da matéria orgânica

  • Processos biológicos de plantas e de animais, embora o volume de partículas emitidas seja muito baixo

  • Incêndios florestais e queimadas naturais

  • Ventos fortes que acometem regiões de desertos arenosos

  • Circulação de veículos terrestres e de aviões e de aeronaves

  • Crescimento das cidades e, por conseguinte, da sua frota de veículos

  • Atividade em usinas e em indústrias, principalmente aquelas que dependem da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e gás

  • Atividade agropecuária

  • Uso de agrotóxicos sem o manejo adequado

  • Atividade mineradora

  • Queimadas iniciadas propositalmente pelos seres humanos, que podem causar incêndios florestais

  • Desmatamento

Fontes de poluição do ar

Vulcão em erupção, uma fonte natural de poluição do ar (ou poluição atmosférica).
Os vulcões são uma fonte natural de poluição do ar.

As fontes de poluição do ar, assim como as causas desse problema ambiental, têm origem natural ou antrópica. No segundo caso, a maioria delas está relacionada com a queima dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo, gás natural e carvão mineral) em atividades urbanas e industriais. Levando isso em consideração, separamos, na tabela abaixo, as fontes naturais e antrópicas da poluição do ar.

Fontes naturais da poluição do ar

Fontes antrópicas da poluição do ar

  • Fraturas e fissuras na crosta terrestre

  • Vulcões

  • Desertos arenosos

  • Animais domesticados

  • Material orgânico

  • Biomassa quando em combustão

  • Indústrias e usinas

  • Cidades e áreas urbanizadas

  • Veículos terrestres com motor à combustão

  • Aviões e aeronaves

  • Geradores de energia à combustão

  • Fertilizantes e agrotóxicos empregados na agricultura

  • Queima intencional da biomassa

Poluição do ar no Brasil

Região urbana da cidade de São Paulo na qual é possível perceber a poluição do ar (ou poluição atmosférica).
São Paulo é a cidade que apresenta pior qualidade do ar no Brasil. [1]

A poluição do ar é um dos problemas ambientais identificados no Brasil. O país ficou ao lado da China, da Rússia, dos Estados Unidos e da União Europeia como um dos maiores emissores de dióxido de carbono do mundo no ano de 2023. Em conjunto, esses agentes respondem por quase metade das emissões globais do gás poluente, que é, hoje, o maior responsável pela poluição do ar e pelos seus efeitos danosos no meio ambiente.

Quando analisamos as áreas urbanas brasileiras, a cidade de São Paulo foi a cidade que teve a pior qualidade do ar em todo o país nas duas últimas décadas. A medição foi realizada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) com base nos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Lembremos que a capital paulista é uma metrópole global que concentra um volume amplo de atividades econômicas, de infraestruturas e de serviços para a população, além de contar com mais de 11,4 milhões de habitantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima, ainda, que São Paulo tenha uma frota veicular de 8 milhões de unidades, o que interfere na qualidade do ar da metrópole.

A baixa qualidade do ar também foi observada pelo Iema em outras capitais brasileiras. Entretanto, é importante mencionar que a concentração de veículos e da atividade industrial nos grandes centros urbanos não são a única causa da poluição do ar no país.

O Brasil tem enfrentado, nos últimos anos, uma sequência de queimadas provocadas pela ação humana na área rural da Amazônia e do Cerrado com o objetivo de abrir novas áreas agrícolas. A fumaça, que carrega gás carbônico (CO2) e fuligem para a atmosfera, é igualmente responsável pela deterioração da qualidade do ar no país. Esse problema não se restringe somente ao lugar onde o fogo é iniciado, mas também é observado em áreas distantes por causa da ação dos ventos. As consequências dessas ações atingem não somente a população e o meio ambiente brasileiros, mas ganham proporções globais.

Confira também: Quais são os principais problemas ambientais brasileiros?

Consequências da poluição do ar

O aumento da poluição do ar causado pela manutenção de uma matriz energética dependente de combustíveis fósseis tem se tornado um dos problemas ambientais mais graves do mundo atual, estando ele diretamente associado com a emergência climática. Tal estado é uma das consequências mais severas do aumento das temperaturas médias do planeta Terra, que, por sua vez, é resultante da concentração de poluentes na atmosfera. Essa é uma das consequências mais severas da poluição do ar, se não a maior delas.

Indústrias emitindo gases poluentes em região urbana na qual é possível ver a poluição do ar (ou poluição atmosférica).
A médio e a longo prazo, a poluição do ar contribui para o aquecimento global e para as mudanças climáticas.

Outras consequências da poluição do ar para o meio ambiente e para os seres humanos incluem:

  • perda da qualidade de vida em ambientes onde a qualidade do ar está deteriorada, com o risco de se desenvolver doenças respiratórias, alergias e até mesmo alguns tipos de câncer;

  • aumento da probabilidade de fenômenos como a chuva ácida, que é o resultado da reação criada pela água ao entrar em contato com poluentes em suspensão na atmosfera, e também da inversão térmica, muito comum nas grandes cidades;

  • poluição e contaminação do solo e dos corpos hídricos, afetando a manutenção de ciclos naturais e interferindo no equilíbrio ecossistêmico;

  • aumento do buraco na camada de ozônio devido à maior concentração de gases que causam a depleção do O3 em atmosfera e, assim, retardam a sua regeneração (processo natural). A presença de um buraco na camada de ozônio faz com que haja maior passagem de raios UV prejudiciais para os seres vivos, auxiliando, ainda, na intensificação do efeito estufa;

  • além de mudanças climáticas em escala global, a poluição causa alterações no microclima, isto é, nas condições locais e regionais, como o aumento das temperaturas e a diminuição da pluviosidade.

Acesse também: Quais são os tipos de poluição?

Como combater a poluição do ar?

Combater a poluição do ar é uma tarefa que exige a cooperação entre diferentes setores da sociedade, o que inclui os agentes econômicos, o Estado e a população. Uma das principais formas de se combater esse problema ambiental é a mudança na matriz energética: substituir, gradualmente, as fontes não renováveis de energia, que são os combustíveis fósseis, pelas fontes renováveis (solar, eólica, biomassa, hidrelétrica). As fontes renováveis emitem menos gases poluentes para a atmosfera e representam menor impacto ambiental quando comparadas ao petróleo, ao gás natural e ao carvão mineral.

A adoção de métodos sustentáveis nas indústrias e na produção agropecuária, do lado dos agentes econômicos, aliado com o cumprimento de metas de emissão estabelecidas através de acordos climáticos e discutidas à exaustão nas reuniões da COP – Conferência das Partes, a fiscalização dos poluidores e a implementação de multas para aqueles que violarem as leis ambientais do território, por parte do Estado e dos governantes, são igualmente importantes.

A população pode realizar um maior uso de transportes alternativos e também coletivos, por exemplo, evitando veículos individuais, que são mais poluidores. Outra forma de contribuir é por meio da troca de eletrodomésticos antigos, que ainda eram produzidos com CFCs, e fazer uso de fontes renováveis de energia, como a energia solar.

Exercícios resolvidos sobre poluição do ar

Questão 1

(Fepese) Analise as afirmativas abaixo sobre a poluição do ar e do meio ambiente:

1. O lançamento de substâncias poluentes como poeira e gases tóxicos, pode tornar o ar impróprio aos seres vivos.

2. Nas cidades, a poluição do ar é causada pelo lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos e outros resíduos. Esses resíduos são apenas os lançados pelas chaminés das fábricas e pela queima de resíduos domésticos e industriais em depósitos de lixo.

3. Na zona rural, a poluição do ar é causada, principalmente, pela emissão de agrotóxicos nas lavouras por máquinas agrícolas e aviões, e também pela queima de matas, pastagens e lavouras.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 1.

B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Resolução:

Alternativa C.

Somente as afirmativas 1 e 3 estão corretas. A segunda afirmativa é incorreta por limitar quais são as fontes poluidoras nos centros urbanos: não são somente chaminés de fábricas e a queima de lixo. Veículos com motor à combustão, aparelhos eletrodomésticos antigos e o vento que carrega a poluição de áreas vizinhas são, igualmente, fonte de poluição do ar nas cidades.

Questão 2

(Fepese) Atualmente, a poluição do ar apresenta-se como um problema mundial com reflexos em todo planeta, como o efeito estufa e a redução da camada de ozônio estratosférico.

Assinale a alternativa que indica corretamente gases que são considerados gases do efeito estufa.

A) Metano - ozônio - gás sulfídrico

B) Metano - gás carbônico - amônia

C) Gás carbônico - metano - gás sulfídrico

D) Gás carbônico - amônia - óxido nitroso - gás sulfídrico

E) Gás carbônico - metano - clorofluorcarbono - óxido nitroso

Resolução:

Alternativa E.

Os principais gases poluentes da atmosfera e que são considerados como do efeito estufa são o gás carbônico (CO2), o metano (CH4), o clorofluorcarbono (CFC) e o óxido nitroso (N2O).

Crédito de imagem

[1] Allison Sales / Shutterstock

Fontes

FIGUEIREDO, Patrícia; D’ÁVILA, Rômulo. Poluição do ar na cidade de SP ficou acima do recomendado pela OMS nos últimos 22 anos. G1, 26 mai. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/26/poluicao-do-ar-na-cidade-de-sp-ficou-acima-do-recomendado-pela-oms-nos-ultimos-22-anos.ghtml.

INCA. Poluição do ar. INCA, 23 mai. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/poluentes/poluicao-do-ar.

IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente. Disponível em: https://energiaeambiente.org.br/.

MACGRATH, Matt. Proibição de CFCs pode ter desacerelado aquecimento, diz estudo. BBC News Brasil, 11 nov. 2013. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/11/131111_aquecimento_pausa_ozonio_fn.

WHO. Air pollution. World Health Organization, [S.I.]. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/air-pollution#tab=tab_1.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Videoaulas

Artigos Relacionados

A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Agentes poluidores do ar
Conheça os principais agentes poluidores do ar e os riscos da poluição atmosférica para a nossa saúde.
Aquecimento global
Saiba quais são as principais características do aquecimento global. Veja detalhes sobre as causas e as consequências desse fenômeno que gera mudanças climáticas.
Chorume
Chorume: o vilão que pode reduzir a emissão de poluentes.
Destruição da camada de ozônio
Entenda o que é e quais são as principais causas da destruição da camada de ozônio. Veja quais as consequências desse problema ambiental e saiba como evitá-lo.
Poluição Sonora e Visual
O que é Poluição sonora e visual, Onde a Poluição sonora e visual é mais evidente, Quais são os principais agentes de emissão da Poluição sonora e visual, Quais os problemas provocados pela Poluição sonora e visual.
Poluição da água
Saiba quais são as principais causas e consequências da poluição das águas. Veja detalhes sobre possíveis soluções para esse grave problema de cunho ambiental.
Poluição marítima
Poluição marítima, os mares, a interferência humana nos mares, os agentes poluidores dos mares e oceanos, a Grande Mancha de Lixo entre o Havaí e a Califórnia, a demora na decomposição dos materiais depositados nos oceanos.
Tipos de poluição
Você sabe quais são os tipos de poluição? Clique aqui, conheça cada um deles e entenda suas consequências.