Poluição do ar

A poluição do ar está diretamente relacionada com vários problemas de saúde, principalmente respiratórios e cardiovasculares.

O desenvolvimento dos grandes centros urbanos e o consumo cada vez mais exagerado dos humanos são os grandes responsáveis por tornar o mundo cada dia mais poluído. A poluição é um problema real que atinge o ar, a água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes.

A poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. O ar poluído pode causar sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo.

A poluição do ar tem se intensificado desde a primeira metade do século XX com o aumento crescente de indústrias e carros, que lançam diversos poluentes na atmosfera. Vale destacar, no entanto, que também existem fontes naturais de poluição atmosférica, tais como a poeira da terra e vulcões.

Os poluentes atmosféricos podem ser divididos em dois grandes grupos: os poluentes primários e os poluentes secundários. Os poluentes primários são aqueles emitidos diretamente por uma fonte de poluição, como um carro. Já os poluentes secundários são aqueles que sofrem reações químicas na atmosfera, ou seja, são formados a partir da interação do meio com o poluente primário.

Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem. O monóxido de carbono, por exemplo, diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio pelo corpo, podendo causar hipóxia tecidual. Já o ozônio possui papel oxidante e citotóxico, podendo causar irritação nos olhos e diminuição da capacidade pulmonar, por exemplo. O dióxido de enxofre relaciona-se com irritações nas vias aéreas superiores, assim como o dióxido de nitrogênio. Esse último também pode provocar danos graves aos pulmões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. É importante frisar que crianças e idosos são os mais vulneráveis, sendo frequentemente internados, principalmente com doenças respiratórias.

A qualidade do ar pode melhorar ou piorar de acordo com as condições do tempo de uma cidade. Quando há períodos com baixa umidade e pouco vento, é comum vermos cidades com maior concentração de poluentes. Isso se deve ao fato de que a dispersão dessas substâncias ocorre lentamente. Sendo assim, é fundamental atenção redobrada nessas épocas do ano.

Para saber mais a respeito da saúde do homem e a poluição do ar, clique aqui!

Observe a vista da cidade de São Paulo e a clara poluição do ar
Observe a vista da cidade de São Paulo e a clara poluição do ar
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
O câncer de pulmão relaciona-se principalmente com o tabagismo
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
O uso indevido do solo e a má gestão dos resíduos urbanos e rurais.
Poluição do solo
A ação do homem no meio ambiente vem provocando diversos desequilíbrios, como a poluição dos solos. Confira!
Um meio ambiente saudável é direito de todos
14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição
O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto! Aproveite a data para aprender um pouco mais sobre o tema!
O uso da bicicleta pode ser uma alternativa para diminuir o uso do carro
22 de setembro – Dia Mundial sem Carro
Saiba mais sobre o Dia Mundial sem Carro e entenda a importância dessa data para promover a saúde do planeta.
A natureza fornece os recursos necessários para a nossa sobrevivência.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
A poluição do ar é um problema extremamente grave que traz muitas consequências à saúde humana
Poluição do ar e a saúde humana
Conheça os perigos da poluição do ar para a saúde humana e entenda o que é poluição interna e externa.
O problema da poluição é um dos mais graves impactos ao espaço natural e geográfico
Tipos de poluição
Veja quais são os principais tipos de poluição, bem como as principais características da manifestação desse problema socioambiental.
Filmes podem ser uma ótima forma de estudar Biologia e também outras disciplinas
Cinco filmes para estudar Biologia
Confira cinco filmes para estudar Biologia e torne seus estudos mais produtivos!
A poluição do ar é resultado de ações individuais e coletivas e, por isso, demanda ações de cidadãos e empresas para ser solucionada
Como diminuir a poluição do ar?
Preocupado com a qualidade do ar? Nós também! Clique aqui e saiba como diminuir a poluição do ar!
A poluição e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças
Aumento de doenças por causa da ação do homem
Compreenda como pode ocorrer o aumento de doenças por causa da ação do homem e conheça dois casos que evidenciam essa questão.
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
22 de abril – Dia da Terra
Você sabe como surgiu o Dia da Terra? Descubra por que essa data foi criada e conheça alguns problemas ambientais enfrentados na atualidade clicando aqui!
A poluição atmosférica é responsável por vários problemas respiratórios e cardiovasculares
Agentes poluidores do ar
Conheça os principais agentes poluidores do ar e os riscos da poluição atmosférica para a nossa saúde.
As industrias são emissores de poluentes nas cidades
A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Ave coberta por petróleo derramado no mar.
Poluição marítima
Poluição marítima, os mares, a interferência humana nos mares, os agentes poluidores dos mares e oceanos, a Grande Mancha de Lixo entre o Havaí e a Califórnia, a demora na decomposição dos materiais depositados nos oceanos.
O chorume oriundo de lixões é capaz de poluir, significantemente ar, água e solo.
Chorume
Chorume: o vilão que pode reduzir a emissão de poluentes.