Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Poluição

Poluição

O termo poluição ambiental se refere a alterações ocorridas no ambiente, capazes de prejudicar diversas formas de vida e provocar a morte de muitos, a curto e longo prazo, através da liberação de energia e/ou matéria.

Alguns tipos de poluição:

- Poluição sonora
- Poluição térmica
- Poluição do ar
- Poluição por elementos radioativos
- Poluição por substâncias não biodegradáveis
- Poluição por derramamento de petróleo
- Poluição por eutrofização
- Lixo


O comportamento consumista é um dos principais responsáveis por tais problemas ambientais, uma vez que requer a extração de matérias-primas, promove atividades industriais poluentes, provoca o descarte e desperdício, e raramente visa ou incentiva atitudes e atividades sustentáveis.

Além de problemas de saúde e ecológicos – como problemas respiratórios em razão dos poluentes liberados na atmosfera; e perda da biodiversidade, por exemplo, em desastres relacionados ao derramamento de petróleo – a poluição intensifica e revela problemas de caráter socioambiental. Um exemplo diz respeito aos catadores que, muitas vezes sem orientação, não possuem outra alternativa, a não ser revirar o lixo, em busca de materiais recicláveis para que possam vender e garantir condições mínimas de vida.

Repensar nossos hábitos de consumo, cultivar o respeito a todas as formas de vida e cobrar das autoridades medidas para conter a poluição – como investir em transporte coletivo de qualidade, desenvolvimento de energias alternativas e diminuir a produção de produtos descartáveis – são atitudes importantes para driblar esse problema ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia


Lixo: um problema socioambiental.
Lixo: um problema socioambiental.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

O derramamento de petróleo no mar é um problema ambiental grave que merece atenção. Um dos piores vazamentos de petróleo que já ocorreram no planeta foi no Golfo do México, em 2010, onde cerca de cinco milhões de barris de petróleo foram lançados nas águas. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a única alternativa que não indica uma consequência da poluição no mar por petróleo.

a) Morte de várias espécies de peixes.

b) Diminuição da pesca na região.

c) Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.

d) Aumento da taxa de fotossíntese das algas.

e) Morte de aves marinhas.

Questão 2

Existem diversos tipos diferentes de poluição, sendo todos prejudiciais ao meio ambiente. Algumas poluições, no entanto, são pouco lembradas, como é o caso da poluição desencadeada quando o volume de determinado som é superior àqueles considerados normais. Analise as alternativas abaixo e marque o nome desse tipo de poluição:

a) térmica.

b) atmosférica.

c) ruidosa.

d) visual.

e) sonora.

Mais Questões

Artigos de "Poluição"