Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Poluição do ar e a saúde humana

Poluição do ar e a saúde humana

A poluição do ar causa problemas graves à saúde humana. Estima-se que aproximadamente sete milhões de pessoas morreram, em 2012, em decorrência da poluição.

Muito se fala a respeito da poluição do ar e seus riscos à saúde humana, entretanto, muitas pessoas não se dão conta do quanto o problema está se agravando. Muitas vezes, ficamos expostos a uma grande quantidade de fumaça e não percebemos que diversas doenças, tais como o câncer, estão relacionadas com essa exposição excessiva.

Segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde, no dia 25 de março de 2014, a poluição atmosférica levou quase sete milhões de pessoas a óbito em 2012. Segundo a OMS, mais da metade de todas as mortes ocorreram em decorrência da chamada poluição interior ou doméstica, que se caracteriza pelo uso de materiais como madeira e carvão para cozinhar. Esse hábito, apesar de parecer longe da realidade de muitas pessoas, ainda é bastante comum em áreas pobres.

Podemos perceber também que, em relação à poluição do ar interior, os grupos mais prejudicados são as mulheres e crianças, uma vez que elas ficam um período de tempo maior em casa e, consequentemente, apresentam um maior tempo de exposição. Sendo assim, é fundamental que todas as pessoas que fazem uso de madeira e carvão para cozinhar, por exemplo, sejam informadas a respeito dos riscos à saúde e de maneiras alternativas de se resolver o problema.

Outra parte das mortes analisadas pela OMS foi causada pela poluição exterior, que é a que vemos nas grandes cidades. Nesse caso, os maiores responsáveis são os meios de transportes, como carros e ônibus, as fábricas e usinas. A ocorrência de problemas relacionadas com esse tipo de poluição é maior em países que se encontram em desenvolvimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.

Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite. Apesar de não serem alvo do estudo, merecem destaque por causarem desconforto em pessoas submetidas à alta concentração de poluentes.

Sendo assim, é importante frisar a necessidade de programas urgentes para diminuir a poluição do ar, bem como medidas que informem a população dos perigos do uso de certos combustíveis em suas casas. A poluição do ar deve ser vista como um problema grave de saúde que necessita de ações urgentes para que os índices de poluentes sejam diminuídos.

Para saber mais sobre o estudo da OMS, acesse o site da Organização Mundial da Saúde.

A poluição do ar é um problema extremamente grave que traz muitas consequências à saúde humana
A poluição do ar é um problema extremamente grave que traz muitas consequências à saúde humana
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
O câncer de pulmão relaciona-se principalmente com o tabagismo
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro
Saiba mais sobre o Dia Mundial sem Carro e entenda a importância dessa data para promover a saúde do planeta.
A natureza fornece os recursos necessários para a nossa sobrevivência.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
A poluição do ar é resultado de ações individuais e coletivas e, por isso, demanda ações de cidadãos e empresas para ser solucionada
Como diminuir a poluição do ar?
Preocupado com a qualidade do ar? Nós também! Clique aqui e saiba como diminuir a poluição do ar!
A poluição e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças
Aumento de doenças por causa da ação do homem
Compreenda como pode ocorrer o aumento de doenças por causa da ação do homem e conheça dois casos que evidenciam essa questão.
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
22 de abril – Dia da Terra
Você sabe como surgiu o Dia da Terra? Descubra por que essa data foi criada e conheça alguns problemas ambientais enfrentados na atualidade clicando aqui!
As industrias são emissores de poluentes nas cidades
A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Observe a vista da cidade de São Paulo e a clara poluição do ar
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
A poluição hídrica afeta a disponibilidade de água e outros recursos naturais
Poluição hídrica
As principais causas e também as consequências da poluição hídrica, um problema cada vez maior e que proporciona graves impactos socioambientais.
O uso indevido do solo e a má gestão dos resíduos urbanos e rurais.
Poluição do solo
A ação do homem no meio ambiente vem provocando diversos desequilíbrios, como a poluição dos solos. Confira!
Um meio ambiente saudável é direito de todos
14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição
O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto! Aproveite a data para aprender um pouco mais sobre o tema!