Poluição do solo

A manipulação equivocada do lixo na cidade, e o uso de agrotóxicos nas áreas rurais vem contribuindo para contaminação e poluição do solo.

A constante ação humana no meio ambiente provoca vários desequilíbrios ambientais, seja afetando os cursos hídricos, o ar atmosférico ou degradando os solos, interferindo diretamente nas relações ecológicas da fauna e flora.

Altamente degradável, o solo é um meio bastante afetado pela pressão antrópica. Sua poluição afeta particularmente o nível superficial da crosta terrestre, camada da biosfera que abriga considerável biodiversidade.

Esse meio, diferente do que pensamos, não é inerte e tampouco sustenta apenas as relações humanas. No extrato superficial do solo habitam espécies de macro e microorganismos importantes à manutenção do equilíbrio biológico no planeta: bactérias, fungos, nematódeos, artrópodes, anelídeos, moluscos e pequenos vertebrados, aliados à vegetação, dão vida e sustentação a esse substrato.

No entanto, exposta aos mais variados tipos de impactos, prejudicam as formas viventes e o seu “pleno” desenvolvimento regular.

A poluição do solo, dependendo da magnitude, pode causar malefícios irreparáveis tanto à natureza, que responde lentamente aos processos de reparação, quanto à frágil estrutura corpórea do homem.

Sendo o homem o agente causador, a origem poluidora dos solos pode ser urbana ou rural, refletindo os danos característicos em cada meio de ocupação humana.

Em áreas urbanas o principal problema é a enorme quantidade de lixo lançado sobre a superfície aliada à falta de tratamento.

Detritos domésticos, hospitalares, industriais, dentre outras substância, como produtos químicos derivados do petróleo e chumbo, são despejados na natureza sem o mínimo controle ambiental e sanitário. Além de acumular no ambiente, dependendo da degradabilidade do dejeto, pode interferir organicamente nos níveis tróficos ecológicos.

Nas áreas rurais, a contaminação do solo, ocorre exclusivamente pelo uso inadequado e abusivo de agrotóxicos e fertilizantes. O DDT, inseticida largamente utilizado nas lavouras para eliminar insetos, atualmente proibido em vários países, é uma substância com alta capacidade de retenção no solo e nos tecidos e órgãos dos animais.

Essa substância desencadeia sérios danos à saúde de animais e dos seres humanos, pode causar problemas dermatológicos, hepáticos e até o desenvolvimento de um câncer.

Dessa forma, diante de toda a problemática que envolve a gestão de resíduos urbanos e utilização de defensivos agrícolas, merece esse assunto maior atenção governamental na aplicação e implementação constitucional em defesa da preservação ambiental, bem como a responsabilidade social da população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O uso indevido do solo e a má gestão dos resíduos urbanos e rurais.
O uso indevido do solo e a má gestão dos resíduos urbanos e rurais.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
Um meio ambiente saudável é direito de todos
14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição
O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto! Aproveite a data para aprender um pouco mais sobre o tema!
A natureza fornece os recursos necessários para a nossa sobrevivência.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
Sacolas de supermercado correspondem a 27% do lixo plástico encontrado nos oceanos
Oceano de plástico: a triste realidade
O problema que materiais plásticos vêm causando nos oceanos e na vida em geral.
A poluição do ar é um problema extremamente grave que traz muitas consequências à saúde humana
Poluição do ar e a saúde humana
Conheça os perigos da poluição do ar para a saúde humana e entenda o que é poluição interna e externa.
O problema da poluição é um dos mais graves impactos ao espaço natural e geográfico
Tipos de poluição
Veja quais são os principais tipos de poluição, bem como as principais características da manifestação desse problema socioambiental.
Filmes podem ser uma ótima forma de estudar Biologia e também outras disciplinas
Cinco filmes para estudar Biologia
Confira cinco filmes para estudar Biologia e torne seus estudos mais produtivos!
A poluição e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças
Aumento de doenças por causa da ação do homem
Compreenda como pode ocorrer o aumento de doenças por causa da ação do homem e conheça dois casos que evidenciam essa questão.
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
Observe a vista da cidade de São Paulo e a clara poluição do ar
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
Ave coberta por petróleo derramado no mar.
Poluição marítima
Poluição marítima, os mares, a interferência humana nos mares, os agentes poluidores dos mares e oceanos, a Grande Mancha de Lixo entre o Havaí e a Califórnia, a demora na decomposição dos materiais depositados nos oceanos.
O chorume oriundo de lixões é capaz de poluir, significantemente ar, água e solo.
Chorume
Chorume: o vilão que pode reduzir a emissão de poluentes.