2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Predatismo

Predatismo

O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que uma espécie animal (predadora / caçadora), decorrente ao instinto de sobrevivência, captura e mata outra espécie de nível trófico inferior (presa), para dela se alimentar.

Esse tipo de relação ocorre principalmente em seres carnívoros (leão, lobo, tigre, homem), contudo também entre os herbívoros. Neste caso, com denominação de herbivorismo, bem caracterizado pelo ataque de formigas, gafanhotos ou lagartas a uma lavoura, destruindo velozmente uma cultura.

Dessa forma, o ato predatório do ponto de vista particular, favorece a espécie predadora, enquanto as presas são desfavorecidas. E do ponto de vista ecológico, o predatismo representa um mecanismo que regula a densidade populacional mediante uma cadeia alimentar, controlando a quantidade de indivíduos de uma determinada comunidade.

Contudo, evolutivamente surgiram adaptações desenvolvidas pelas presas utilizadas como defesa à predação, por exemplo, o mimetismo, a camuflagem e o aposematismo (cores de advertência), formas que permitem às presas escaparem de um ataque e assim prolongar a existência de seu genótipo.

Um interessante aspecto de predação ocorre quanto à inversão trófica, relacionada ao hábito de alguns organismos em princípios produtores (autotróficos), alimentando-se de organismos consumidores. Um caso particular envolvendo plantas carnívoras, com adaptações e reações metabólicas enzimáticas capazes de degradar pequenos insetos.

Consumidor primário sendo predado por um consumidor carnívoro, topo de cadeia alimentar, e sua prole.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Ciclo do carbono
Você sabe como o carbono circula no ambiente? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o ciclo do carbono e a importância desse elemento.
A temperatura é fator decisivo para a determinação do sexo dos répteis
Determinação do sexo dos répteis
Saiba aqui como ocorre a determinação do sexo dos répteis através da temperatura.
Hora do Planeta 2020
A Hora do Planeta é um movimento conhecido mundialmente que ocorrerá no dia 28 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
Relações ecológicas
Você sabe o que são as relações ecológicas? Descubra o que são e os tipos existentes, além de conferir uma lista com exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.
Colônia de cnidários: Physalia pelágica (caravela-portuguesa).
Colônias
Uma interação mútua e vantajosa entre organismos.
Micorriza: associação entre fungos e raízes de vegetais superiores.
Micorrizas
Saiba mais sobre esta associação entre fungos e raízes de plantas superiores.
Na imagem, podemos observar uma relação de comensalismo entre as rêmoras e o tubarão
Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica
Veja qual é a relação ecológica que ocorre entre tubarões e rêmoras.
As abelhas são insetos que vivem em sociedade, um exemplo de relação ecológica intraespecífica
Relações ecológicas intraespecíficas
Saiba quais são os tipos de relações ecológicas intraespecíficas existentes e compreenda a diferença com as relações ecológicas interespecíficas.
Os biociclos abrangem os ecossistemas terrestres e aquáticos
Os biociclos da Terra
Conheça mais sobre os biociclos que classificam todos os ecossistemas terrestres.