Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Relógio biológico

Relógio biológico

O termo “relógio biológico” é designado a qualquer comportamento fisiológico do organismo, seja dos vegetais ou dos animais, com atividade funcional correspondente a ciclos previsíveis.

Esse mecanismo interno do corpo humano determina o controle de vários aspectos, como a temperatura corporal e a liberação de hormônios ou de enzimas digestivas.

Em resposta harmônica ao meio ambiente, o organismo ajusta-se ao chamado ritmo circadiano. Com período de 24 horas condicionado pela luz solar (os dias e as noites), desencadeia reações metabólicas que nos sujeita às situações como: o momento que sentimos fome ou o horário que sentimos sono e até mesmo os períodos de maior disposição ou até de maior tristeza.

Em 1911, o zoólogo austríaco Karl von Frisch (1886-1982) descobriu que todo o processo é regido pela luz ou pela escuridão do ambiente, percebida por alguma parte profunda do cérebro.

Atualmente, os neurologistas têm como certo que o relógio biológico, funciona com princípio a partir da percepção luminosa, captada por 20 mil neurônios, formando um núcleo supraquiasmático (aglomerado de neurônios concisos), localizados na região posterior aos olhos.

Respeitar o ritmo circadiano é essencial para a saúde, o bem-estar e o desempenho físico e mental. Para quem trabalha no período noturno ou atravessa vários fusos horários durante uma viagem de avião, está sujeito não só a desordens do comportamento regular do sono, mas também a disfunções neurológicas, cardiovasculares e endócrinas.
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assuntos relacionados
A relação entre indivíduos de espécies diferentes faz parte do universo de estudo da Ecologia.
Ecologia
Área da Biologia responsável pelo estudo das relações entre seres vivos e destes com o ambiente em que vivem.
A ornitologia é a área da Biologia que estuda as aves. Fotografia: Fabrício Hiroiuki Oda
Algumas áreas da Biologia
Você sabe o que é Ornitologia? E Herpetologia? Ficologia, Micologia, Etologia, Entomologia...? Não? Saiba aqui a definição desta e de outras áreas da Biologia.
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
Por que as plantas são verdes?
Compreenda por que algumas plantas são verdes e outras não.
Células sanguíneas de mamíferos.
Biologia celular
Introdução ao estudo das células: a Biologia Celular (no passado, denominada Citologia).
Desconforto causado pelo excesso de transpiração.
Suor
Secreção corpórea que auxilia a regulação térmica, porém desconforto orgânico e social quando produzido de forma anormal.
Estrabismo vertical
Estrabismo
Desalinhamento dos olhos resultante do mau funcionamento do trabalho dos músculos oculares.