Whatsapp icon Whatsapp

Por que as plantas são verdes?

Grande parte das plantas é verde porque elas detêm um pigmento chamado clorofila.
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila

Ao observar um vegetal, logo imaginamos inúmeras folhas verdes. Essa cor ocorre graças à presença de um pigmento chamado clorofila, que está presente em organelas denominadas plastos. Cada plasto é classificado de acordo com o pigmento que ele contém. No caso da clorofila, temos os cloroplastos.

Leia também: Cloroplasto

A fotossíntese acontece nos cloroplastos e é graças à clorofila que esse processo se torna possível. A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.

Existem alguns tipos de clorofilas: a clorofila A, clorofila B e clorofila C. A clorofila A ocorre em todos os vegetais e algas, sendo essencial no processo de fotossíntese. A clorofila B é um pigmento acessório, ou seja, atua capturando a luz e transferindo a energia para a molécula de clorofila A. Já a clorofila C atua substituindo a clorofila B em alguns grupos. Ela está presente em algas e diatomáceas, não ocorrendo assim nas plantas superiores.

Acesse também: Tipos de clorofila

Você já deve ter observado que nem todas as folhas são verdes, existem folhas vermelhas, amarelas, enfim. Essa variação na coloração das folhas deve-se ao fato de que não existem apenas pigmentos verdes nesse órgão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da clorofila, encontramos nos cloroplastos o pigmento chamado de carotenoide. Esse pigmento é responsável pela coloração amarela, laranja e vermelho. Existem dois tipos principais de carotenoides: os carotenos e as xantofilas. Esses pigmentos são geralmente mascarados pela grande quantidade de clorofila, mas quando a clorofila é destruída, é possível observar a cor dos carotenoides.  Esse fenômeno ocorre principalmente no outono nas regiões temperadas.

Como dito anteriormente, cada plasto recebe um nome de acordo com o pigmento que apresenta. Sendo assim, temos ainda os cromoplastos e leucoplastos.

Os cromoplastos são organelas que não apresentam clorofila. Nesses plastos, encontramos apenas carotenoides. Além de dar cor a algumas folhas velhas, esses pigmentos são encontrados também em frutos, flores e raízes. Os leucoplastos, por sua vez, não apresentam cor e são encontrados principalmente em partes da planta não expostas à luz.

Vale destacar ainda que alguns pigmentos não são armazenados nos plastos e estão dissolvidos no suco vacuolar. É o caso dos pigmentos antocianina e flavona. As flavonas dão coloração amarela, já as antocianinas são responsáveis pela cor vermelha, azul e roxa. Uma folha que apresenta antocianina é a folha jovem de mangueira, que detém cor avermelhada. As antocianinas podem frequentemente mascarar a clorofila.

Veja também: Semelhanças entre as plantas e algas verdes

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A investigação científica
Saiba o que são hipóteses, deduções e teorias.
Ilustração do corpo humano com o sistema muscular em evidência.
Anatomia humana
Você conhece a anatomia humana enquanto ciência? Clique aqui, saiba sobre sua história e sua divisão, e conheça alguns sistemas do corpo humano.
O cupuaçu, assim como várias outras espécies, foi alvo da biopirataria
Biopirataria
Descubra o que é a biopirataria e como essa prática afeta a economia e o meio ambiente.
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
As folhas geralmente são verdes e desempenham importante papel na fotossíntese
Folhas
Saiba mais sobre as folhas, estruturas vegetais de crescimento limitado e bastante importantes no processo de fotossíntese, respiração e transpiração.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
A gravidez é marcada por sérias modificações físicas e psicológicas na mulher.
Gravidez
Aprenda um pouco mais a respeito da gravidez, um importante processo que ocorre no corpo da mulher e resulta na formação de um novo indivíduo.
A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
Lábio leporino
Saiba o que é lábio leporino, suas causas, cuidados e tratamento.
Origem da vida
Entenda mais sobre a origem da vida por meio deste texto. Conheça as ideias do criacionismo, da panspermia e da hipótese criada por Oparin e Haldane.
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Relógio biológico
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Desconforto causado pelo excesso de transpiração.
Suor
Secreção corpórea que auxilia a regulação térmica, porém desconforto orgânico e social quando produzido de forma anormal.
A coloração verde das plantas é resultado da presença de clorofila
Tipos de clorofila
Conheça os diferentes tipos de clorofila e saiba onde esses pigmentos são encontrados.
Vasectomia: a secção do conduto deferente.
Vasectomia
Método cirúrgico contraceptivo de esterilização masculina.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.