Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Por que as plantas são verdes?

Por que as plantas são verdes?

Grande parte das plantas é verde porque elas detêm um pigmento chamado clorofila.

Ao observar um vegetal, logo imaginamos inúmeras folhas verdes. Essa cor ocorre graças à presença de um pigmento chamado clorofila, que está presente em organelas denominadas plastos. Cada plasto é classificado de acordo com o pigmento que ele contém. No caso da clorofila, temos os cloroplastos.

Leia também: Cloroplasto

A fotossíntese acontece nos cloroplastos e é graças à clorofila que esse processo se torna possível. A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.

Existem alguns tipos de clorofilas: a clorofila A, clorofila B e clorofila C. A clorofila A ocorre em todos os vegetais e algas, sendo essencial no processo de fotossíntese. A clorofila B é um pigmento acessório, ou seja, atua capturando a luz e transferindo a energia para a molécula de clorofila A. Já a clorofila C atua substituindo a clorofila B em alguns grupos. Ela está presente em algas e diatomáceas, não ocorrendo assim nas plantas superiores.

Acesse também: Tipos de clorofila

Você já deve ter observado que nem todas as folhas são verdes, existem folhas vermelhas, amarelas, enfim. Essa variação na coloração das folhas deve-se ao fato de que não existem apenas pigmentos verdes nesse órgão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da clorofila, encontramos nos cloroplastos o pigmento chamado de carotenoide. Esse pigmento é responsável pela coloração amarela, laranja e vermelho. Existem dois tipos principais de carotenoides: os carotenos e as xantofilas. Esses pigmentos são geralmente mascarados pela grande quantidade de clorofila, mas quando a clorofila é destruída, é possível observar a cor dos carotenoides.  Esse fenômeno ocorre principalmente no outono nas regiões temperadas.

Como dito anteriormente, cada plasto recebe um nome de acordo com o pigmento que apresenta. Sendo assim, temos ainda os cromoplastos e leucoplastos.

Os cromoplastos são organelas que não apresentam clorofila. Nesses plastos, encontramos apenas carotenoides. Além de dar cor a algumas folhas velhas, esses pigmentos são encontrados também em frutos, flores e raízes. Os leucoplastos, por sua vez, não apresentam cor e são encontrados principalmente em partes da planta não expostas à luz.

Vale destacar ainda que alguns pigmentos não são armazenados nos plastos e estão dissolvidos no suco vacuolar. É o caso dos pigmentos antocianina e flavona. As flavonas dão coloração amarela, já as antocianinas são responsáveis pela cor vermelha, azul e roxa. Uma folha que apresenta antocianina é a folha jovem de mangueira, que detém cor avermelhada. As antocianinas podem frequentemente mascarar a clorofila.

Veja também: Semelhanças entre as plantas e algas verdes

A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Origem da vida
Entenda mais sobre a origem da vida por meio deste texto. Conheça as ideias do criacionismo, da panspermia e da hipótese criada por Oparin e Haldane.
Ilustrações anatômicas feitas por Leonardo Da Vinci.
Anatomia Humana
Seção que abriga textos sobre estruturas macroscópicas que constituem o corpo humano.
A gravidez é marcada por sérias modificações físicas e psicológicas na mulher.
Gravidez
Aprenda um pouco mais a respeito da gravidez, um importante processo que ocorre no corpo da mulher e resulta na formação de um novo indivíduo.
As folhas geralmente são verdes e desempenham importante papel na fotossíntese
Folhas
Saiba mais sobre as folhas, estruturas vegetais de crescimento limitado e bastante importantes no processo de fotossíntese, respiração e transpiração.
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Relógio biológico
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
Lábio leporino
Saiba o que é lábio leporino, suas causas, cuidados e tratamento.
A coloração verde das plantas é resultado da presença de clorofila
Tipos de clorofila
Conheça os diferentes tipos de clorofila e saiba onde esses pigmentos são encontrados.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
O cupuaçu, assim como várias outras espécies, foi alvo da biopirataria
Biopirataria
Descubra o que é a biopirataria e como essa prática afeta a economia e o meio ambiente.
Vasectomia: a secção do conduto deferente.
Vasectomia
Método cirúrgico contraceptivo de esterilização masculina.
Desconforto causado pelo excesso de transpiração.
Suor
Secreção corpórea que auxilia a regulação térmica, porém desconforto orgânico e social quando produzido de forma anormal.
“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A investigação científica
Saiba o que são hipóteses, deduções e teorias.