Whatsapp icon Whatsapp

Transfusão de sangue

Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.

A transfusão é um processo de transferência de tecido conjuntivo sangüíneo de um doador a um receptor, envolvendo preferencialmente pessoas do mesmo grupo genotípico (O, A, B ou AB).

Tipo sangüíneo

Aglutinogênio
(na membrana das hemácias)

Aglutinina
(no plasma)

A

A

Anti-B

B

B

Anti-A

AB

AB

Nenhum

O

Nenhum

Anti-A e Anti-B

Dessa forma, é importante que o aglutinogênio característico do doador, seja compatível com a aglutinina presente no plasma do receptor. Caso contrário ocorrerá aglutinação das hemácias recebidas, causando sérios problemas ao receptor.

Exemplo:
Pela aplicação do sistema ABO, se o doador tiver aglutinogênio A só poderá doar para um receptor que não tenha aglutinina anti-A no plasma, ou seja, indivíduos do grupo A ou AB. Se a doação for feita para uma pessoa do grupo B ou O, ocorrerá aglutinação das hemácias doadas no interior dos vasos sangüíneos do receptor, devido à aglutinina anti-A contida em seu plasma.

Conforme a tabela abaixo está representada as possibilidades de transfusão conforme o tipo sangüíneo, demonstrando para cada um a situação de receptor ou doador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipo sangüíneo

Receptor

Doador

A

A e O

A e AB

B

B e O

B e AB

AB

A, B, AB e O

AB

O

O

A, B, AB e O

Em transfusões, além do sistema ABO, também é analisado o sistema Rh, onde indivíduos Rh- podem doar sangue tanto para pessoas Rh- quanto para os RH+. Já o RH+ somente pode doar para outro RH+.

Considerando esses dois sistemas, os indivíduos do tipo ORh-, são considerados doadores universais. E os do tipo ABRh+, receptores universais.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Características do RNA
Conheça mais sobre a molécula de RNA e saiba quais são seus tipos e qual sua principal função.
Clonagem
Entenda o que é clonagem, como ela surgiu, a diferença entre clonagem reprodutiva e terapêutica e o que a Legislação diz sobre o assunto!
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas
Conheça mais sobre o sistema ABO e quais são as possíveis transfusões sanguíneas que podem ser feitas entre os grupos sanguíneos.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?