Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Biologia celular
  4. Transporte Membranar de substâncias

Transporte Membranar de substâncias

A difusão representa o mecanismo físico-químico de constante transporte de substâncias, solvente ou soluto, entre meios com diferenças de concentração e com tendência ao equilíbrio.

É necessariamente um transporte passivo, ou seja, sem gasto de energia metabólica despendida pela célula, permitindo a passagem de substratos de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas da membrana plasmática.

O fato de ser facilitada, não significa que esse transporte se veicule desordenadamente, sem fluxo ou necessidade celular. As proteínas transportadoras possuem em sua estrutura sítios específicos de ligação com afinidade aos produtos que deverão ser deslocados.

Dessa forma, a velocidade de difusão é controlada e limitada pela disponibilidade dos sítios de ligação, utilizados principalmente no transporte de carboidratos, aminoácidos, vitaminas e alguns íons: sódio, potássio, cálcio.

Outro processo de transporte membranar, denominado osmose, representa a circulação de difusão das moléculas de água do meio hipotônico para o meio hipertônico, através da membrana semipermeável. Esse movimento também tende ao equilíbrio de concentração entre os meios, tornando-os isotônicos.

Assim, a concentração da solução (mistura de soluto e solvente) determina a direção do fluxo osmótico, conforme a pressão que equilibra a entrada ou saída de água entre os dois meios, tendendo a homogeneidade.

É importante lembrar que a permeabilidade seletiva da membrana plasmática, auxilia na regulação da concentração interna da célula. Normalmente a seletividade da membrana garante proteção ao metabolismo celular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O transporte de substâncias através da membrana
O transporte de substâncias através da membrana
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Ela é uma estrutura viva e, portanto, necessita de algumas substâncias para realizar suas atividades. Para controlar o que entra e o que sai dela, a célula conta com a membrana plasmática. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome dado à capacidade da membrana de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.

a) Difusão facilitada.

b) Regeneração.

c) Mosaico fluido.

d) Impermeabilidade.

e) Permeabilidade seletiva.

Questão 2

A membrana plasmática permite que algumas substâncias entrem e saiam da célula. Algumas vezes essa entrada e saída ocorrem sem gasto de energia (transporte passivo); outras vezes, no entanto, a célula apresenta algum gasto energético (transporte ativo). Marque a alternativa que indica corretamente o nome do transporte caracterizado pela passagem de moléculas do meio mais concentrado para o meio menos concentrado por uma membrana permeável e sem ajuda de nenhum composto presente na membrana.

a) fagocitose.

b) difusão.

c) osmose.

d) bomba de sódio e potássio.

e) difusão facilitada.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A água é uma substância fundamental para o desenvolvimento da vida no planeta.
Água
Conheça mais sobre a água, sua importância para os seres vivos e sua composição. Saiba também como a água está distribuída no mundo e como ocorre o ciclo da água.
Escherichia coli
Procariontes
Organismos unicelulares com organização citoplasmática rudimentar.
Esquema da bicamada fosfolipídica (modelo de mosaico fluido).
Membrana Celular
A composição e fisiologia da bicamada fosfolipídica.
Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906
Complexo Golgiense
Clique aqui e compreenda em que consiste o Complexo de Golgi.
Do rudimentar ao moderno microscópio eletrônico.
Como estudar as Células
A observação desde o princípio às técnicas atuais.
O vinho só é fabricado graças à fermentação
Fermentação
Entenda o processo de fermentação e como essa via de produção de energia é importante economicamente.
A rede de proteínas filamentosas no citoplasma celular.
O Citoesqueleto
Uma trama protéica formada por microfilamentos e microtúbulos.
A conformação organizacional dos microtúbulos que formam os centríolos.
Centríolos
Clique aqui e aprenda as funções desempenhadas pelos centríolos.