Whatsapp icon Whatsapp

Citoesqueleto

O citoesqueleto é uma rede de filamentos proteicos que garante a manutenção do formato da célula, participa do seu processo de divisão e permite a sua movimentação.
O citoesqueleto é uma estrutura presente em células eucarióticas que pode ser definida como uma rede de filamentos proteicos.
O citoesqueleto é uma estrutura presente em células eucarióticas que pode ser definida como uma rede de filamentos proteicos.

Citoesqueleto é uma rede de filamentos de proteínas que cruzam o citosol de células eucariontes e ajudam a célula, dentre outras funções, a organizar suas atividades internas e realizar determinados movimentos.

Existem três tipos de filamentos que fazem parte dessa rede: filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. É importante salientar que algumas células procarióticas apresentam alguns componentes do citoesqueleto, entretanto, essa estrutura é evidente em células eucarióticas.

Saiba mais: Qual a diferença entre células procarióticas e eucarióticas?

Resumo sobre citoesqueleto

  • O citoesqueleto se estende pelo citoplasma da célula eucarionte.

  • Trata-se de uma rede de filamentos de proteínas.

  • Existem três classes de filamentos que formam o citoesqueleto:

    • filamentos de actina são os filamentos de proteínas mais finos;

    • microtúbulos apresentam-se como tubos ocos e são formados por tubulina;

    • filamentos intermediários possuem uma espessura intermediária entre filamentos de actina e microtúbulos.

  • O citoesqueleto possui várias funções, uma vez que atua garantindo a manutenção do formato da célula, participa do processo de divisão celular e está envolvido com alguns tipos de motilidade da célula.

Videoaula sobre citoesqueleto

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é citoesqueleto?

O citoesqueleto pode ser definido, de maneira simplificada, como um sistema de filamentos de proteína que cruzam o citosol de células eucarióticas. Trata-se de uma estrutura altamente dinâmica, que está em constante modificação, podendo ser decomposta rapidamente em uma região da célula e remontada em outra parte.

Leia também: Célula animal e célula vegetal — quais são as diferenças?

Qual a composição do citoesqueleto?

O citoesqueleto apresenta uma série de filamentos de proteínas.

 Ilustração dos três filamentos que compõem o citoesqueleto.
Observe os três tipos de filamentos que formam o citoesqueleto.
  • Filamentos de actina ou microfilamentos

São os filamentos mais finos e estão presentes em todas as células eucarióticas. São formados por subunidades de actina e apresentam diâmetro de 7nm. Esse tipo de filamento é mais numeroso em células musculares, onde atuam no processo de contração muscular. Além de participarem da contração muscular, os filamentos de actina estão relacionados, dentre outras funções, a:

  • alterações na forma da célula;

  • realização de movimentos ameboides;

  • divisão de células animais.

  • Microtúbulos

Destacam-se por serem os filamentos mais grossos e apresentarem-se como tubos ocos. Os microtúbulos são formados por subunidades de tubulina e o seu diâmetro é de 25 nm com lúmen de 15 nm. Os microtúbulos estão relacionados com uma função fundamental: a divisão celular.

É graças aos microtúbulos que os cromossomos são distribuídos para as células-filhas. Também são componentes essenciais de duas estruturas importantes de algumas células eucariontes, os flagelos e cílios, estruturas relacionadas à movimentação. Nas células animais, o centrossomo caracteriza-se como o principal centro organizador de microtúbulos.

  • Filamentos intermediários

Apresentam, como o próprio nome sugere, uma espessura intermediária entre os filamentos de actina e os microtúbulos. O diâmetro dos filamentos intermediários é de 8–12 nm. Esses filamentos são formados por uma família de proteínas fibrosas.

Eles atuam, principalmente, garantindo que a célula resista ao estresse mecânico gerado quando ela é distendida. Além disso, filamentos intermediários atuam na ancoragem do núcleo e de certas organelas e na formação da lâmina nuclear.

Quais são as funções do citoesqueleto?

O citoesqueleto desempenha uma série de papéis extremamente importantes para a célula eucariótica.

 Ilustração do citoesqueleto.
O citoesqueleto é responsável pela formação e movimentação da célula, pelo posicionamento das organelas e pelo tráfego de vesículas.
  • Formato da célula

Essa estrutura está relacionada com a capacidade das células eucarióticas adotarem diferentes formatos. Podemos comparar o citoesqueleto com o esqueleto humano. Sem o nosso esqueleto, o corpo perderia toda a sua estrutura, sustentação e formato.

O mesmo aconteceria com a célula eucariótica se ela não apresentasse um citoesqueleto. É importante salientar que a manutenção da forma da célula é especialmente importante para as células animais, as quais não contam com paredes celulares, como ocorre em células vegetais.

  • Organização interna da célula

Os filamentos do citoesqueleto garantem a organização interna das células, atuando, por exemplo, no posicionamento das organelas e direcionamento do tráfego de vesículas.

  • Divisão celular

O citoesqueleto é importante para segregar os cromossomos durante o processo de divisão celular e também para separar as células-filhas.

  • Movimentação das células

Vários movimentos celulares só ocorrem graças à ação do citoesqueleto. O movimento ameboide, por exemplo, é resultado da interação dos filamentos de actina com a miosina, uma associação que provoca a contração da célula.

A interação entre actina e miosina também promove o fluxo citoplasmático, o qual ocorre especialmente em células vegetais e acelera a distribuição de materiais no interior da célula.

Não podemos deixar de citar a movimentação decorrente da ação de cílios e flagelos, estruturas que apresentam os microtúbulos como componentes-chave. Espermatozoides são exemplos de células que se locomovem graças ao movimento de seus flagelos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Citoplasma
Quer conhecer mais sobre o citoplasma? Clique aqui e conheça as principais características do citoplasma e as funções por ele desempenhadas.
Célula animal
Amplie seus conhecimentos sobre célula animal por meio deste texto. Conheça suas características e as estruturas que a diferenciam de uma célula vegetal.
Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
Célula vegetal
Conheça mais sobre a célula vegetal e aprenda algumas particularidades dessa estrutura que compõe as plantas.
Células procariontes
Neste texto entenderemos o que são células procariontes, conheceremos suas características e descobriremos quais são os organismos procariontes.
Cílios e Flagelos
Confira aqui as principais características e funções dos cílios e flagelos!
Mitose e meiose
Conheça as principais diferenças entre a mitose e a meiose, os dois processos de divisão celular que ocorrem nas células eucariontes.
Proteínas
Clique aqui e saiba o que são proteínas. Conheça sua composição, sua estrutura, suas funções, seus tipos e sua importância.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.