Unhas
As unhas estão relacionadas com a proteção e também com a manipulação de objetos. Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés.
A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora. Ela continua crescendo até o fim da vida.
→ Anatomia da unha
As unhas apresentam algumas partes básicas. São elas:
-
Lâmina ou prato ungueal: é a parte que vemos da unha e estende-se desde a matriz até a porção livre. Possui consistência dura, está localizada sobre o leito ungueal e não tem coloração. Por essa razão, é possível perceber certa coloração rosada resultante da presença de capilares no leito ungueal. A porção livre apresenta coloração esbranquiçada, o que resulta do contato com o ar.
-
Matriz ungueal: apresenta um epitélio germinativo e origina a lâmina.
-
Leito ungueal: está localizado abaixo da lâmina ungueal, desde a lúnula até o hiponíquio. Está fortemente aderida ao leito.
-
Lúnula: está localizada na parte proximal da lâmina ungueal e apresenta-se como uma meia-lua de coloração esbranquiçada.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Eponíquio: É uma dobra que recobre a porção proximal da unha.
- Hiponíquio: Camada da epiderme que se localiza abaixo da borda livre da lâmina ungueal e faz a junção entre o leito ungueal e a pele.
→ Principais problemas que afetam as unhas
As unhas nem sempre são saudáveis e resistentes como o esperado. Veja alguns dos principais problemas que afetam essas estruturas:
-
Onicomicoses: As doenças causadas por fungos são chamadas genericamente de onicomicoses e causam alterações na aparência das unhas, como espessamento, descolamento da borda livre e aumento da fragilidade da estrutura.
-
Psoríase: É uma doença imune inflamatória que pode causar depressões nas unhas – as chamadas manchas em óleo –, descolamento e até sangramentos.
-
Unha encravada: ocorre quando as bordas laterais das unhas crescem além do esperado e entram na pele, provocando dores e até mesmo infecções.
Curiosidade: Você sabia que as unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês e as dos pés crescem cerca de 1 mm?