Unhas

As unhas são estruturas formadas por células queratinizadas e apresentam como função a proteção dos dedos.

As unhas estão relacionadas com a proteção e também com a manipulação de objetos. Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés.

A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora. Ela continua crescendo até o fim da vida.

Anatomia da unha

As unhas apresentam algumas partes básicas. São elas:

  • Lâmina ou prato ungueal: é a parte que vemos da unha e estende-se desde a matriz até a porção livre. Possui consistência dura, está localizada sobre o leito ungueal e não tem coloração. Por essa razão, é possível perceber certa coloração rosada resultante da presença de capilares no leito ungueal. A porção livre apresenta coloração esbranquiçada, o que resulta do contato com o ar.

  • Matriz ungueal: apresenta um epitélio germinativo e origina a lâmina.

  • Leito ungueal: está localizado abaixo da lâmina ungueal, desde a lúnula até o hiponíquio. Está fortemente aderida ao leito.

  • Lúnula: está localizada na parte proximal da lâmina ungueal e apresenta-se como uma meia-lua de coloração esbranquiçada.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Eponíquio: É uma dobra que recobre a porção proximal da unha.

  • Hiponíquio: Camada da epiderme que se localiza abaixo da borda livre da lâmina ungueal e faz a junção entre o leito ungueal e a pele.

Principais problemas que afetam as unhas

As unhas nem sempre são saudáveis e resistentes como o esperado. Veja alguns dos principais problemas que afetam essas estruturas:

  • Onicomicoses: As doenças causadas por fungos são chamadas genericamente de onicomicoses e causam alterações na aparência das unhas, como espessamento, descolamento da borda livre e aumento da fragilidade da estrutura.

  • Psoríase: É uma doença imune inflamatória que pode causar depressões nas unhas – as chamadas manchas em óleo –, descolamento e até sangramentos.

  • Unha encravada: ocorre quando as bordas laterais das unhas crescem além do esperado e entram na pele, provocando dores e até mesmo infecções.

Curiosidade: Você sabia que as unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês e as dos pés crescem cerca de 1 mm?

As unhas são estruturas protetoras, mas também estão relacionadas com a estética
As unhas são estruturas protetoras, mas também estão relacionadas com a estética
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

As unhas são estruturas relacionadas com a manipulação de objetos e também com a proteção dos nossos dedos. Elas são formadas por células escamosas

a) quitinizadas.

b) queratinizadas.

c) colagenizadas.

d) lignificadas.

e) carbonizadas.

Questão 2

As unhas apresentam algumas partes básicas. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica o nome da porção que tem a aparência de uma meia-lua, de coloração esbranquiçada, localizada na parte proximal da lâmina ungueal.

a) Matriz ungueal.

b) Leito ungueal.

c) Lúnula.

d) Eponíquio.

e) Hiponíquio.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A cetona de maior uso comercial é a acetona usada para retirar esmaltes de unhas
Cetona
Neste texto você encontrará a definição de cetona, bem como a sua classificação, nomenclatura, propriedades, fontes, formas de obtenção e aplicações.
Manifestação da psoríase em placas
Psoríase
Psoríase, o que é psoríase, como a psoríase se manifesta, as formas de manifestação da psoríase, sisntomas da psoríase, tratamento da psoríase, como prevenir a psoríase.
Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
Lesões nos pés: como evitar esse problema?
Lesões nos pés
Fique por dentro das lesões mais comuns que ocorrem nos pés e dicas fáceis para evitá-las.