Whatsapp icon Whatsapp

Déjà vu

Déjà vu: a sensação de está vivenciando uma situação vivida anteriormente.
Déjà vu: a sensação de está vivenciando uma situação vivida anteriormente.
É muito comum vivenciarmos situações de déjà vu, quando falamos algo e temos a impressão de que já havíamos falado com as mesmas palavras, ver uma pessoa pela primeira vez e achar que a conhece de algum lugar. Muitas pessoas tentam encontrar explicações para esse acontecimento, mas até hoje não há nada que comprove as causas do déjà vu, isto é, não há uma explicação satisfatória para essa sensação. Essa expressão vem da língua francesa e quer dizer “já visto”, e é exatamente essa a impressão que temos, de que estamos vivenciando situações já vividas. Como isso acontece ainda é um mistério a ser desvendado. São muitas as teorias criadas para explicar essa sensação, das quais se destacam:

1ª – Déjà vécu: uma situação vivida. Estabelece que todas as pessoas já tiveram essa sensação pelo menos uma vez na vida. Ocorrem ocasionalmente, leva a nossa mente a ter a sensação de que aquela cena já foi vivenciada há algum tempo. Mesmo não sendo provada nenhuma ligação, o déjà vécu acomete, em sua maioria, pessoas entre 15 e 25 anos de idade. As teorias são de que a situação teria sido lida previamente ou vivenciada numa vida anterior, definição não muito aceita uma vez que essas ocorrências nunca poderiam recriar a situação com exatidão, tanto pela falta de sentido quanto pela diferença do ambiente vivido.

2ª - Déjà senti: descrito como algo "já sentido". Esse é exclusivamente para um acontecimento mental, sendo uma memória recente, ou seja, ligado a acontecimentos recentes.

3ª - Déjà visite: Esse está ligado a lugares novos, levando o indivíduo à idéia de que já esteve naquele local.
Publicado por Eliene

Artigos Relacionados

Bafômetro
Bafômetro, o que é bafômetro, como funciona o bafômetro, bebidas alcoólicas, lei seca, trânsito, curiosidades, níveis de álcool no organismo.
Morte encefálica
Tire suas principais dúvidas sobre a morte encefálica: o que é, como é determinada, sua diferença do coma e sua relação com a doação de órgãos.
Pecados dos papas
Alguns deslizes cometidos por importantes dirigentes da Igreja Católica.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!