Whatsapp icon Whatsapp

Bafômetro

Bafômetro
Bafômetro
Como sabemos, o álcool provoca grandes efeitos sobre o organismo humano. Sua ação depressiva sobre o cérebro e sistema nervoso diminui a capacidade mental e física dos indivíduos, tornando impossível a realização de tarefas mais complexas, como dirigir, por exemplo. Segundo a Associação Médica Americana, uma pessoa pode se tornar incapacitada de pegar no volante quando o nível de álcool em seu corpo atingir 0,05 gramas/litro.

A partir desta conclusão, surgiu a necessidade de medição da quantidade de álcool presente no organismo dos motoristas. Mas como? Colher amostras de sangue e enviar para análise em laboratório seria algo nem um pouco prático. Tudo se resolveu em 1954, quando Dr. Robert Borkenstein, da polícia do estado de Indiana, EUA, inventou o bafômetro, um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões.

O aparelho é composto por um tubo transparente, um bocal e uma bolsa plástica inflável. Para usar o bafômetro, se deve assoprar o bocal. Quando uma pessoa ingere uma bebida alcoólica, o álcool é absorvido pela sua boca, garganta, estômago e intestinos, chegando à corrente sangüínea. Quando o sangue passa pelos pulmões, atravessa as membranas dos alvéolos pulmonares até o ar. Desta forma, é possível medir os níveis de álcool do organismo de um indivíduo por meio da análise de seu hálito.

O ar expelido entra em contato com uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio, nitrato de prata e água, fazendo-a mudar de cor, de amarelo para verde. É a partir desta mudança de coloração que se pode estimar os níveis de álcool presentes no sangue e o estado de embriaguez de um indivíduo.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
Morte encefálica
Tire suas principais dúvidas sobre a morte encefálica: o que é, como é determinada, sua diferença do coma e sua relação com a doação de órgãos.
Pedra de Roseta
Pedra de Roseta, o que é a Pedra de Roseta, Egito, Antigo Egito, hieróglifos, Champollion, Napoleão Bonaparte, França, Inglaterra, escrita, faraó, Ptolomeu V Epifânio.
Por que as baratas morrem de barriga para cima?
Afinal, por que as baratas morrem de barriga para cima? O Mundo Educação traz a resposta para você!
Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?
Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo, cócegas, o que acontece quando sentimos cócegas, porque não é possível fazer cócegas em si mesmo, curiosidades.
Segurar vela
Conheça a origem da expressão popular "segurar vela", muito associada a quem quebra o clima romântico.
Troca de pele
Com que frequência nosso organismo realiza essa tarefa?
Visão de cães e gatos
Clique aqui e conheça como funciona a visão de cães e gatos!
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.