Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Bafômetro

Bafômetro

Como sabemos, o álcool provoca grandes efeitos sobre o organismo humano. Sua ação depressiva sobre o cérebro e sistema nervoso diminui a capacidade mental e física dos indivíduos, tornando impossível a realização de tarefas mais complexas, como dirigir, por exemplo. Segundo a Associação Médica Americana, uma pessoa pode se tornar incapacitada de pegar no volante quando o nível de álcool em seu corpo atingir 0,05 gramas/litro.

A partir desta conclusão, surgiu a necessidade de medição da quantidade de álcool presente no organismo dos motoristas. Mas como? Colher amostras de sangue e enviar para análise em laboratório seria algo nem um pouco prático. Tudo se resolveu em 1954, quando Dr. Robert Borkenstein, da polícia do estado de Indiana, EUA, inventou o bafômetro, um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões.

O aparelho é composto por um tubo transparente, um bocal e uma bolsa plástica inflável. Para usar o bafômetro, se deve assoprar o bocal. Quando uma pessoa ingere uma bebida alcoólica, o álcool é absorvido pela sua boca, garganta, estômago e intestinos, chegando à corrente sangüínea. Quando o sangue passa pelos pulmões, atravessa as membranas dos alvéolos pulmonares até o ar. Desta forma, é possível medir os níveis de álcool do organismo de um indivíduo por meio da análise de seu hálito.

O ar expelido entra em contato com uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio, nitrato de prata e água, fazendo-a mudar de cor, de amarelo para verde. É a partir desta mudança de coloração que se pode estimar os níveis de álcool presentes no sangue e o estado de embriaguez de um indivíduo.
Bafômetro
Bafômetro
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Biscoito cream cracker
Biscoito água e sal e cream cracker
Água e sal, cream cracker, diferenças entre biscoito água e sal e cream cracker, calorias existentes nos biscoitos água e sal e cream cracker.
Déjà vu: a sensação de está vivenciando uma situação vivida anteriormente.
Déjà vu
Déjà vu, impressão de estar vivendo algo já vivido anteriormente, déjà vécu, déjà senti, déjà visite, as teorias que explicam o fenômeno do déjà vu, repetições de fatos já vivenciados.
A mania de dizer “Saúde!” após um espirro surgiu há milhares de anos.
Por que dizemos “saúde” quando alguém espirra?
Por que dizemos “saúde” quando alguém espirra, espirro, saúde, curiosidades, ancestrais, cultura, superstição.
Criança fazendo cócegas em outra.
Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?
Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo, cócegas, o que acontece quando sentimos cócegas, porque não é possível fazer cócegas em si mesmo, curiosidades.
Os efeitos dos inseticidas podem explicar por que as baratas morrem de barriga para cima.
Por que as baratas morrem de barriga para cima?
Afinal, por que as baratas morrem de barriga para cima? O Mundo Educação traz a resposta para você!
Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, existem teorias que tentam explicá-lo.
Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
A morte encefálica é a definição legal de morte
Morte encefálica
Tire suas principais dúvidas sobre a morte encefálica: o que é, como é determinada, sua diferença do coma e sua relação com a doação de órgãos.
A expressão popular "segurar vela" teve sua origem a partir de um costume peculiar praticado na França medieval.
Segurar vela
Conheça a origem da expressão popular "segurar vela", muito associada a quem quebra o clima romântico.
Pedra de Roseta
Pedra de Roseta
Pedra de Roseta, o que é a Pedra de Roseta, Egito, Antigo Egito, hieróglifos, Champollion, Napoleão Bonaparte, França, Inglaterra, escrita, faraó, Ptolomeu V Epifânio.
Os animais enxergam as cores?
Visão de cães e gatos
Clique aqui e conheça como funciona a visão de cães e gatos!
É preciso tomar banho para eliminar células mortas?
Troca de pele
Com que frequência nosso organismo realiza essa tarefa?