Whatsapp icon Whatsapp

Orvalho

O orvalho é o resultado da condensação de vapores d’água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies com temperatura mais baixa.
Gotas de orvalho
Gotas de orvalho

“O orvalho vem caindo, vai molhar o meu chapéu
e também vão sumindo, as estrelas lá do céu”

Noel Rosa – O Orvalho Vai Caindo

O que o trecho dessa música tem de errado?

Se você está procurando algo relacionado à falta de acentos ou sinais - ou mesmo à presença de erros de concordância - não percebeu, ainda, que o problema começa no próprio título: “O Orvalho Vai Caindo”. Não desconsiderando o músico e também nos lembrando que compositores são perdoados, por meio das licenças poéticas, a grande questão é que o orvalho não cai!

O orvalho é o resultado da condensação de vapores d’água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies nas quais a temperatura está mais baixa ("abaixo do ponto de orvalho"). Desta forma, aquelas gotas de água no solo e objetos perto deste, nas gramas e plantas em geral, vistas pela manhã, presentes mesmo quando não choveu à noite, são uma deposição, e não uma precipitação, tal como a composição sugere.

Um exemplo que ajuda a compreender este fenômeno: pegue um copo, coloque dentro dele uma boa quantidade de gelo e aguarde alguns instantes. A formação de gotas de água do lado de fora deste recipiente segue o mesmo princípio do orvalho. Quando respiramos em frente a um vidro ou espelho, algo semelhante acontece, já que o ar que sai de nosso pulmão contém vapores de água e é mais quente do que tais superfícies.

No inverno, época em que a umidade costuma aumentar, e temperatura tende a baixar rigorosamente, o vapor de água pode se cristalizar, formando gelo, como se tivesse nevado. Entretanto, tal como orvalho, as geadas não caem do céu! 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
 

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

O susto faz o soluço parar?
O susto faz o soluço parar, susto, soluço, nervo frênico, curiosidade, diafragma, adrenalina, gás carbônico.
video icon
Escrito""Dar, dá e da"" em fundo roxo e amarelo.
Português
"Dar, dá e da"
“Dar”, “dá” e “da” são palavras que existem na Língua Portuguesa e, certamente, precisam ser distinguidas em relação ao emprego adequado. Nesta videoaula, analisaremos a utilização de cada uma delas, ora como verbo, ora como a contração de uma preposição com artigo. Assista e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.