Whatsapp icon Whatsapp

Física do cinema 3D

O cinema 3D baseia-se na projeção da mesma imagem em pontos diferentes. A imagem formada só pode ser vista com nitidez se forem utilizados os óculos 3D.
Os óculos 3D polarizam a luz, tornando a imagem de um filme 3D nítida
Os óculos 3D polarizam a luz, tornando a imagem de um filme 3D nítida

 Desde que o cinema foi criado, a qualidade do som e das imagens produzidas sofreu grandes melhorias. Uma das últimas novidades foi a criação do cinema 3D, que faz com que vejamos os filmes com imagens cada vez mais reais como se estivéssemos vendo de perto tudo o que está acontecendo.

Mas o que é 3D? Essa é a sigla para o termo três dimensões. Os filmes sempre tiveram apenas duas dimensões, a altura e a largura. Entretanto, com a tecnologia 3D, tornou-se possível a percepção da profundidade, que é a terceira dimensão, o que faz da imagem mais real.

Para que a imagem seja formada em 3D são necessárias duas fontes de visão, nesse caso, os nossos olhos. Cada olho vê a imagem de uma forma diferente, o que é conhecido como visão binocular. É isso que faz com que possamos enxergar os objetos ao nosso redor em 3D.

No cinema, essa imagem é formada graças a um fenômeno denominado de estereoscopia, que consiste na projeção da imagem da mesma cena em pontos de observação diferentes. O cérebro recebe essas imagens, fundindo-as em uma só. Durante esse processo, as informações sobre a posição, o tamanho e a profundidade dos objetos são obtidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, a imagem não é vista com nitidez se os óculos 3D não forem utilizados. A imagem é formada por dois projetores distintos, sendo que um emite a imagem com raios de luz na horizontal, e o outro, com os raios de luz na vertical. Os óculos 3D utilizam uma técnica baseada na polarização da luz. Polarizar a luz significa fazê-la propagar-se em apenas um plano. Cada lente dos óculos possui filtro de polarização diferente: uma das lentes filtra as ondas polarizadas na vertical, e a outra, na horizontal.

Dessa forma, cada olho recebe uma imagem diferente, e o cérebro une as duas imagens, formando uma terceira imagem, o que possibilita a percepção de profundidade na cena.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira

Artigos Relacionados

A Polarização da Luz
A polarização da luz só pode ocorrer em luzes formadas por ondas eletromagnéticas. Entenda!
Onda sendo polarizada por duas fendas.
Ondas polarizadas
Polarização das ondas eletromagnéticas.
Acima, o modelo de cinematógrafo patenteado pelos irmãos Lumière*
Origem do Cinema
Conheça como ocorreu a origem do Cinema na virada do século XIX para o século XX.
Quatro mãos masculinas segurando, cada uma, uma estatueta do Oscar
Oscar
Clique e saiba mais a respeito do Oscar, a maior premiação de cinema do mundo. Entenda como surgiu e veja algumas curiosidades dessa cerimônia.
video icon
Biologia
Anatomia da folha
Nesta aula vamos conhecer os tecidos que compõem a estrutura foliar, considerando sua organização e seus principais tipos. As folhas são os principais órgãos da planta para realização da fotossíntese, trocas gasosas e transpiração. Sendo assim, a anatomia da folha é de extrema importância para compreender-se os vários processos que ocorrem nessa estrutura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas