Whatsapp icon Whatsapp

Por qual motivo as mulheres muçulmanas usam véu (hijab)?

O hijab é o véu que cobre os cabelos e o corpo das mulheres muçulmanas. É um dos símbolos mais populares do islã.
Mulheres muçulmanas usando hijab.
Mulheres muçulmanas usando hijab.

As mulheres muçulmanas usam o véu, o hijab, como símbolo cultural, religioso e de identidade. De todos os símbolos do islã, talvez o hijab seja o mais conhecido. Ele é utilizado para cobrir os cabelos e o corpo feminino.

Seu uso varia de acordo com o tempo e o contexto social. Muitas mulheres muçulmanas usam o véu, para além da religião, como expressão de identidade. Sobre seu uso, é importante destacar que muitas mulheres o fazem por opção e não por serem forçadas, como se acredita em grande parte do Ocidente.

A vestimenta é citada no Alcorão, o livro sagrado do islamismo. Além disso, Maomé, o profeta mais importante da religião, teria pedido a suas esposas que usassem o véu. Nesse caso, ele serviria como forma de diferenciação de suas esposas em relação às demais, demonstrando seu status.

Seu uso é difundido nos locais onde a maior parte de sua população é islâmica. O adereço pode ser opcional, porém, em alguns países, como o Irã, ele é obrigatório.

No Irã, desde a revolução de 1979, o uso do hijab é compulsório para todas as mulheres, muçulmanas ou não. Por outro lado, países como França, Bélgica e Holanda proíbem o uso do véu em locais públicos.

Leia mais: Ramadã — nono mês do calendário islâmico e considerado um período sagrado para os mulçumanos

Tipos de véu

Existem diversas interpretações do hijab, pois o Alcorão o define apenas como uma vestimenta que cobre o cabelo, as orelhas e o pescoço. Essa ampla definição permite a existência de variações da vestimenta. Conheça os tipos de véu islâmico.

  • Hijab

Lenço que cobre os cabelos e pescoço, com rosto à mostra. Ele pode ter cores e desenhos variados, de acordo com o gosto, a moda e a personalidade de cada mulher. Além disso, há diversas formas de amarrá-lo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Burca

Cobre todo o rosto e corpo, com uma espécie de rede na altura dos olhos. É o véu com maior cobertura e costuma ser utilizado em cores sólidas, como preto e azul. É obrigatório nas regiões do Afeganistão e Paquistão.

Mulheres de burca.
Mulheres de burca.
  • Niqab

Cobre todo o rosto das mulheres, com exceção dos olhos, e costuma ser todo preto. É utilizado com outras vestimentas que cobrem o corpo inteiro. É influência dos pregadores wahhabi. Foi uma herança das tribos sauditas do deserto, que cobriam o rosto de suas mulheres.

Mulher usando niqab.
Mulher usando niqab.
  • Chador

Apenas o rosto da mulher fica de fora do véu. Ele pode ser decorado e estampado, porém costuma ser preto. Seu uso é tradicional no Irã e foi popularizado no Ocidente após a Revolução Islâmica. Atualmente também é utilizado em países como Líbano, Iraque, Bahrein e Arábia Saudita.

Mulher muçulmana usando chador.
Mulher muçulmana usando chador.
  • Al-amira

É composto por duas peças que cobrem cabeça e pescoço: uma cilíndrica, que se ajusta ao contorno do rosto, e um lenço, que o cobre. Seu uso é mais popular entre as mulheres mais jovens.

Mulher muçulmana usando al-almira.
Mulher muçulmana usando al-almira.
  • Shayla

Lenço grande e retangular que é enrolado no pescoço, cobrindo o pescoço e deixando o rosto de fora.

Mulher de shayla.
Mulher de shayla.

Hijab no Alcorão

Diversas passagens do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, fazem referência ao uso do véu. Veja um exemplo:

Ó profeta, dizei a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que, quando saírem, se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas. (Alcorão 33:59)

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

Diferença entre árabes e muçulmanos
Descubra a diferença entre árabes e muçulmanos e saiba quando devemos utilizar cada uma dessas expressões.
Estado Islâmico
Conheça o Estado Islâmico, grupo que vem promovendo uma série de atrocidades na região em que atua, desde mutilação genital feminina até crucificações.
Islamismo
Clique e acesse para saber mais sobre o islamismo, a segunda maior religião do planeta. Conheça a origem e os princípios que regem essa religião.
Ramadã
Acesse este texto e entenda o que é o Ramadã. Conheça as práticas dos muçulmanos durante esse mês sagrado e quando começa e termina essa celebração.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!