Whatsapp icon Whatsapp

Ramadã

Ramadã é o nono mês do calendário lunar islâmico e, por ser um mês sagrado, é marcado por práticas como o jejum, que se estende do nascer ao pôr do Sol.
Muçulmanos reunidos e ajoelhados, fazendo orações, uma prática intensificada durante o Ramadã.
As orações são uma das práticas realizadas no Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos.

Ramadã é o nome pelo qual se conhece o nono mês do calendário islâmico, baseado nos ciclos lunares. Os muçulmanos acreditam que nesse mês, o profeta Muhammad recebeu a revelação da palavra de Allah, e, por isso, eles consideram esse período sagrado. Todo muçulmano deve cumprir o jejum desse período, que se inicia com o nascer do Sol e se encerra quando o astro se põe.

Trata-se de um período sagrado para a religião islâmica. Além do jejum, os muçulmanos precisam se livrar de qualquer prática pecaminosa, devendo também ampliar a leitura do Alcorão e realizar as orações diárias. O início desse período se dá quando a Lua crescente fica visível no fim de Shaaban, o oitavo mês.

Veja também: Árabes e muçulmanos — qual é a diferença?

Resumo sobre o Ramadã

  • O Ramadã é conhecido como o nono mês do calendário islâmico.

  • Seu início é determinado pela aparição da Lua crescente no final de Shaaban, oitavo mês do calendário islâmico.

  • Esse período é marcado pela realização de jejuns que se estendem do nascer ao pôr do Sol.

  • A observância do Ramadã é um dos cinco pilares do islamismo.

  • Aqueles que não puderem observar os jejuns podem realizá-los em outro momento do ano ou então alimentar pessoas carentes.

O que significa o Ramadã?

O Ramadã (ou Ramadan) é o nome pelo qual se conhece o nono mês do calendário islâmico, um calendário diferente do gregoriano (usado no Ocidente). O calendário islâmico se baseia nos ciclos da Lua, tem 354 ou 355 dias de duração e 12 meses, com 29 ou 30 dias de extensão cada.

É um mês sagrado para os muçulmanos, pois na religião islâmica esse foi o mês em que o arcanjo Gabriel desceu dos céus com a palavra de Allah. Essa palavra, o Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos), foi revelada a Muhammad (ou Maomé), o profeta do islamismo. Nessa ocasião, Muhammad estava retirado no deserto para meditar.

Os muçulmanos se referem a esse acontecimento como Noite do Destino e afirmam que ele aconteceu em 610, momento em que Muhammad tinha por volta de 40 anos. Durante a revelação, o profeta recitou um verso para Allah e então iniciou sua trajetória de pregação da palavra de Deus. Esse acontecimento transformou o Ramadã em um mês sagrado para os fiéis do islamismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância do Ramadã no islamismo

A importância da revelação do Alcorão tornou o Ramadã um mês sagrado para os muçulmanos. Por isso, esse período é dedicado à realização de jejuns, que se iniciam com o nascer do Sol e se encerram com o pôr do Sol. O jejum no Ramadã é uma prática obrigatória do islamismo e é um dos cinco pilares que sustentam essa religião.

Os muçulmanos chamam o jejum durante o Ramadã de Saum. Os outros pilares do islamismo são:

  • a profissão de fé (Shahada);

  • a peregrinação em Meca para aqueles que possuírem condição (Hajj);

  • a doação para obras de caridade (Zacat);

  • a realização das orações diárias (Salat).

Os jejuns são uma iniciativa da religião islâmica que visa à aproximação do fiel com Allah. Além deles, o muçulmano deve intensificar as leituras do Alcorão e as orações para Allah. Outro fato comum desse período é o aumento da prática de obras de caridade.

Quando começa o Ramadã?

O início do Ramadã ocorre quando se avista a Lua crescente no céu no 29º dia do mês de Shaaban (oitavo mês). Caso o céu não esteja aberto, realizam-se cálculos para concluir se a Lua crescente apareceu. Essa observação e os cálculos são feitos com muito cuidado, porque a aparição dessa Lua dura apenas 20 minutos.

Caso a Lua crescente não apareça, o dia seguinte será o 30º dia do mês de Shaaban, e o Ramadã se iniciará depois disso. No entanto, se essa Lua for avistada no 29º dia de Shaaban, o dia seguinte será o primeiro dia de Ramadã, e as celebrações e o jejum serão iniciados. Esse processo é repetido no 29º dia do Ramadã para determinar se haverá um 30º dia ou se o nono mês, chamado Shawwal, se iniciará.

Podemos perceber, portanto, que os ciclos da Lua são importantes para a celebração do Ramadã, pois, como vimos, o calendário islâmico é um calendário lunar, que tem 12 meses que podem ter 29 ou 30 dias cada um. Os meses que formam o calendário islâmico são estes:

  1. Muharram

  2. Safar

  3. Rabi al-Awwal

  4. Rabi al-Akhir

  5. Jamadi al-Awwal

  6. Jamadi al-Akhir

  7. Rajab

  8. Shaaban

  9. Ramadã

  10. Shawwal

  11. Dhu al-Qidah

  12. Dhu al-Hija

Quais são as práticas do Ramadã?

Como mencionado, o Ramadã pode ter duração de 29 ou 30 dias. Esse é um período em que o muçulmano deve abster-se de atitudes consideradas pecaminosas e deve purificar-se por meio do jejum, da leitura do Alcorão e das orações. O jejum é uma prática que consta no Alcorão, assim como a sua observância durante o Ramadã.

Jejum do Ramadã

Como a realização do jejum é um dos cinco pilares do islamismo, isso significa que estamos falando de uma prática obrigatória a todo muçulmano. No entanto, há exceções previstas no texto sagrado. Os muçulmanos entendem que os seguintes grupos não precisam jejuar no Ramadã:

  • idosos;

  • crianças;

  • doentes;

  • pessoas em viagem;

  • mulheres grávidas;

  • mulheres em amamentação;

  • mulheres menstruadas.

Em todos esses casos, o jejum pode ser feito em outro momento do calendário islâmico, mas deve ocorrer antes do início do Ramadã do ano seguinte. Caso o jejum não possa ser observado de maneira alguma, a pessoa pode substituí-lo por uma prática de caridade. No caso, uma pessoa necessitada deve ser alimentada, e o ato deve ocorrer uma vez por dia, durante o período de extensão do Ramadã.

O jejum do Ramadã consiste em não consumir alimentos nem bebidas entre o nascer e o pôr do Sol. Há também a proibição do consumo de cigarros, das relações sexuais e da menção de palavras profanas (xingamentos), e não é permitido que as pessoas briguem, se desentendam ou mintam umas para as outras.

Por volta das quatro horas da madrugada, os muçulmanos realizam o Suhur, a primeira refeição do dia e, logo depois, a Fajr, a primeira oração do dia. Quando o Sol se põe, ocorre uma oração conhecida como Magrib e, em seguida, o Iftar, que é a refeição da noite. Essa última refeição é entendida como um momento de comunhão e, por isso, é feita coletivamente.

Outros costumes praticados no Ramadã

Somam-se à prática obrigatória do jejum a leitura do Alcorão e a realização das cinco orações diárias. Todas essas ações visam à aproximação do fiel com Allah e a seu crescimento espiritual. Como o Ramadã é entendido como o mês do perdão, todas as boas obras realizadas nesse período possuem relevância maior. O objetivo dessa época é, então, o crescimento de cada pessoa, para que cada uma se torne melhor.

O ato de presentear pessoas é muito comum durante o Eid al-Fitr, a festa de encerramento do Ramadã.
O ato de presentear pessoas é muito comum durante o Eid al-Fitr, a festa de encerramento do Ramadã.

No encerramento do Ramadã acontece o Eid al-Fitr, uma celebração que se estende por três dias. O termo pode ser traduzido como “festival de quebra de jejum”. Esses três dias são feriado nos países muçulmanos, e os banquetes e as trocas de presentes são comuns à celebração.

Saiba mais: Qual é o significado da Páscoa para os cristãos?

Ramadã 2024

Em 2024, o Ramadã terá duração de 29 dias e se estenderá de 11 de março até o dia 10 de abril. Como vimos no texto, a definição das datas do Ramadã se orienta pelo calendário islâmico, que é lunar, e depende da visualização da Lua crescente para encerrar o oitavo mês e dar início ao novo mês, o Ramadã.

Além disso, o calendário islâmico possui menos dias em relação ao calendário gregoriano, utilizado no Brasil. Portanto, todos os anos, no calendário gregoriano, o Ramadã começa de 10 a 12 dias antes em relação ao Ramadã do ano anterior. Em 2024, foi previsto que a Lua seria avistada no dia 10 de março em Meca, o que significa que o Ramadã se inicia no dia seguinte.

Em alguns locais, como a Malásia, a previsão era de que o Ramadã se iniciasse no dia 18 de março, porque a Lua crescente só seria avistada no dia 17. Com isso, se inicia o jejum que se estende no período entre o nascer e o pôr do Sol, como já dito.

No Brasil, a duração do jejum será de aproximadamente 12 horas, mas em outras partes do planeta, como na Escócia, o jejum terá extensão de 13 a 15 horas. Sendo assim, os muçulmanos que residem na Escócia precisarão observar o jejum durante todo esse período. O encerramento do Ramadã em 2024 está previsto para 10 de abril.

Esse evento religioso se iniciará nos seguintes dias, nos próximos anos:

  • 2024: 11 de março.

  • 2025: 1º de março.

  • 2026: 18 de fevereiro.

  • 2027: 8 de fevereiro.

  • 2028: 28 de janeiro.

  • 2029: 16 de janeiro.

  • 2030: 5 de janeiro.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Ascensão do Império Otomano
Entenda como se efetivou a ascensão do Império Otomano na transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Diferença entre árabes e muçulmanos
Descubra a diferença entre árabes e muçulmanos e saiba quando devemos utilizar cada uma dessas expressões.
Expansão Islâmica
Saiba como ocorreu o início do processo de expansão islâmica no século VII e quais foram as divergências entre os califas – sucessores de Maomé.
Islamismo
Clique e acesse para saber mais sobre o islamismo, a segunda maior religião do planeta. Conheça a origem e os princípios que regem essa religião.
O que é religião?
Neste texto trazemos uma análise acerca do que deve ou não ser considerado ao definirmos o que é uma religião. Saiba mais!
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Os princípios islâmicos
O desenvolvimento das crenças fundamentais da religião muçulmana.
Por qual motivo as mulheres muçulmanas usam véu (hijab)?
Clique aqui e saiba por que as mulheres muçulmanas usam véu (hijab) e conheça outros véus da religião.
Sunitas x Xiitas
As diferenças políticas e religiosas desses grupos políticos do mundo muçulmano.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.