Iraque

Situado no Oriente Médio, o território iraquiano possui fronteiras com a Turquia (ao norte), Irã (a leste), Kuwait (a sudeste), Arábia Saudita (ao sul), Jordânia e Síria (a oeste). Na antiguidade, essa região compreendia a Mesopotâmia, cujo significado é “entre rios”, em grego. Essa antiga denominação é em virtude da sua localização – nos vales dos rios Tigres e Eufrates.


O Iraque possui extensão territorial de 438.317 quilômetros quadrados, abrigando uma população de aproximadamente 30,7 milhões de pessoas, cuja densidade demográfica é de 70 hab/km². Bagdá, capital nacional, é a cidade com maior concentração populacional: 5.054.000 habitantes.

Esse país é marcado por uma série de conflitos armados, sendo três deles em pouco mais de 20 anos. Em 1980, sob o comando de Saddam Hussein, o Iraque invadiu o Irã, dando início a uma guerra que só chegou ao fim em 1988. Esse confronto provocou a morte de 300 mil iraquianos e 400 mil iranianos, destruindo a infraestrutura e abalando a economia dos dois países. No mesmo ano em que essa guerra terminou, as Forças Armadas do Iraque atacaram a aldeia curda de Halabja com armas químicas, causando a morte de mais de 5 mil curdos.

Em 1990, a nação invadiu o Kuwait, deflagrando a Guerra do Golfo, que teve um saldo de mortes de 100 mil soldados iraquianos, milhares de civis, além de 30 mil kuweitianos. No dia 19 de março de 2003, o Iraque, acusado de possuir armas químicas, foi invadido pelas tropas dos Estados Unidos e do Reino Unido. O ditador Saddam Hussein foi capturado; entretanto, as armas químicas jamais foram encontradas.

Os conflitos armados, os atentados terroristas, a instabilidade política e as sanções econômicas impostas pela comunidade internacional afetam diretamente a economia local. O país detém a segunda maior reserva petrolífera do planeta, porém, a indústria de petróleo foi arruinada durante as guerras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Atentado terrorista em Bagdá, capital do Iraque

Dados do Iraque:

Localização: Oriente Médio.

Área: 438.317 km².

Capital: Bagdá.

Idiomas: Árabe (oficial), curdo.

População: 30.747.296 habitantes.

Densidade demográfica: 70 hab/ km².

Taxa média anual do crescimento da população: 2%.

População residente em área urbana: 66,45%.

População residente em área rural: 33,55%.

Religiões: Islamismo 96,5%, outras 2,8%, sem religião e ateísmo 0,7%.

Esperança de vida ao nascer: 59 anos.

Moeda: Dinar iraquiano.

Produto Interno Bruto (PIB): 12,6 bilhões de dólares.


Veja mais:

Guerra do Iraque

Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Bandeira do Iraque
Bandeira do Iraque
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
O mapa da principal nação do mundo
EUA : Maior Potência
EUA : Maior Potência, O que fez os Estados Unidos se tornar a principal nação do mundo, A partir de qual momentos históricos os Estados Unidos se transformou em uma potência, Estados Unidos potência militar.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Iraque e uma possivel fragmentação
Iraque e uma possível fragmentação, Quais são as características da reorganização do território iraquiano, O Iraque após Saddam, Quais são os líderes do território iraquiano.
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Proclamação da República do Nepal
Proclamação da República do Nepal, Quando ocorreu a Proclamação da República do Nepal, Como ocorreu a Proclamação da República do Nepal, A retirada do rei do poder e o processo de Proclamação da República do Nepal.
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
Moscou, capital da Rússia.
Rússia
Clique aqui e conheça as principais características da Federação da Rússia!
Dacar, capital do Senegal
Senegal
Banhado pelo Oceano Atlântico, o Senegal é um país africano de grande riqueza histórico-cultural.