Whatsapp icon Whatsapp

Iraque

O Iraque é um país localizado no Oriente Médio que vivenciou, nas últimas décadas, inúmeros conflitos bélicos e é um dos maiores produtores de combustíveis fósseis do mundo.
Bandeira do Iraque
Bandeira do Iraque

 Iraque é um país árabe localizado na Ásia, mais precisamente no Oriente Médio, uma das regiões mais conflituosas do globo. A sua história é milenar, uma vez que o território iraquiano abrigou diversos povos antigos, como os sumérios. Os aspectos culturais e as curiosidades do país perpassam sua grandiosa história.

A geografia do Iraque é marcada pela presença dos rios Tigre e Eufrates, que possuem enorme importância econômica e histórica para o país. O Iraque possui cerca de 40 milhões de habitantes, que são governados pela estrutura republicana parlamentarista. A economia iraquiana está baseada na produção de combustíveis fósseis. A maior parte da infraestrutura local está voltada para a produção e exportação desses bens primários.

Leia também: Regimes de governo — saiba o que é e quais são os regimes governamentais existentes além da república parlamentarista

Resumo sobre o Iraque

  • O Iraque é um país situado no Oriente Médio reconhecido pela recorrência de conflitos bélicos no seu território.

  • Ao longo da sua história moderna, o Iraque realizou embates militares contra o Irã e o Kwait e, ainda, foi invadido pelos Estados Unidos.

  • Os persistentes conflitos bélicos, assim como a instabilidade política interna, impactaram diretamente a sociedade iraquiana.

  • A geografia do Iraque é formada por paisagens diversas, como grandes desertos, regiões montanhosas e extensas planícies fluviais.

  • A população do Iraque é formada por cerca de 40 milhões de pessoas. Os principais grupos étnicos são os xiitas, os sunitas e os curdos.

  • A economia do Iraque tem como principal produto de exportação os combustíveis fósseis, com destaque para o petróleo.

  • A infraestrutura do Iraque foi duramente atingida pelos conflitos ocorridos em seu território ao longo do tempo.

  • A cultura do Iraque reúne aspectos tradicionais da população árabe, como o apreço pela poesia, pela literatura e pela rica culinária.

  • Uma curiosidade do Iraque é a sua importância histórica e religiosa para diversas sociedades do globo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre o Iraque

  • Nome oficial: República do Iraque.

  • Gentílico: iraquiano.

  • Extensão territorial: 438.317 quilômetros quadrados.

  • Localização: Oriente Médio.

  • Capital: Bagdá.

  • Clima: árido.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Idiomas: árabe e curdo.

  • Religiões: 95% — islamismo; 5% — outras.

  • População: 40.220.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 88 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,689 (médio).

  • Moeda: dinar iraquiano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 178,5 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 17.950.

  • Gini: 29,5%.

  • Fuso horário: UTC+3.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU); Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep); Liga Árabe.

  • Divisão administrativa: 19 províncias, sendo elas:

    Dahuk

    Diala

    Maysan

    Arbil

    Ninawa

    Mutana

    Quircuque

    Carbala

    Dhi Qar

    Suleimânia

    Babil

    Baçorá

    Saladino

    Uacite

    Halabja

    Ambar

    An-Najaf

     

    Bagdá

    Cadésia

     

História do Iraque

O Iraque possui uma história muito antiga. O território iraquiano é habitado desde tempos remotos, com destaque para a região da Mesopotâmia, que abrigava os sumérios, acadianos, babilônicos e assírios. Porém, a diversidade de povos nessa região gerou intensos debates políticos, que enfraqueceram as comunidades locais e favoreceram a invasão de povos estrangeiros, como mongóis e otomanos.

A partir da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), os britânicos libertaram o Iraque do domínio otomano. Em 1921, o país tornou-se oficialmente uma monarquia, que perdurou até 1958, quando foi oficializada no Iraque uma república. A presença de uma minoria curda no país culminou na ocorrência de vários conflitos ao longo do século XX. Ademais, a crescente rivalidade com países vizinhos resultou em conflitos bélicos.

O Iraque entrou em guerra contra o Irã entre 1980 e 1988, em um conflito sem vencedores conhecido como Guerra Irã-Iraque. Por sua vez, a invasão do Kwait pelo Iraque, em 1991, resultou no conflito chamado de Guerra do Golfo. Já em 2003, os Estados Unidos, com o apoio de forças aliadas, invadiram o Iraque com o pretexto de combater a produção de armamentos químicos e biológicos. As tropas estadunidenses permaneceram no país até 2011.

 Cidade de Mosul, no Iraque, destruída em razão de conflitos bélicos.
O Iraque é reconhecido pelos inúmeros conflitos bélicos que ocorreram em seu território.[1]

Nos últimos dez anos, o Iraque tem registrado certa estabilidade política em âmbito externo. Mesmo assim, a atuação de grupos extremistas islâmicos, como o Estado Islâmico, contribuiu ativamente para a contínua instabilidade política em âmbito interno. Além disso, os intensos conflitos registrados ao longo de sua história resultaram em dificuldades econômicas e sociais para a população.

Saiba mais: Conflitos entre Israel e Palestina — conheça as divergências que ocorrem desde a década de 40

Geografia do Iraque

O Iraque está localizado no Oriente Médio, porção do continente asiático marcada pelo clima desértico, tipicamente muito seco. O território iraquiano faz fronteira com:

O país é banhado pelo Mar da Arábia, por meio de uma pequena extensão litorânea, no chamado Golfo Pérsico. Os dois principais rios do Iraque são o Tigre e o Eufrates.

A planície formada pelos rios citados formam uma zona de umidade e ocorrência recorrente de chuvas. A vegetação ao longo dos rios é composta por árvores de pequeno e médio porte. Já as demais porções do Iraque são marcadas pela presença de desertos e montanhas. As tempestades de areia são comuns no Iraque.

Mapa do Iraque

Mapa do Iraque

Demografia do Iraque

A população iraquiana é composta por cerca de 40 milhões de habitantes. A maior parte dela é formada por iraquianos, curdos e turcomanos. O país também possui várias minorias entre a sua população, como assírios, yazidis, persas e daguestãos.

O Iraque conta com um grande índice de crescimento urbano, mediante a expansão das cidades. A partir da modernização do país, houve um intenso êxodo rural. A vida no Iraque modernizou-se ao longo dos últimos anos, apesar dos grandes conflitos bélicos vivenciados pela população local.

Atualmente, os iraquianos desfrutam de certa estabilidade política e melhores condições de vida. Mesmo assim, há no país um forte movimento de emigração para o exterior, com destaque para países asiáticos e europeus. A capital iraquiana e maior cidade do país, Bagdá, tem cerca de 8 milhões de habitantes. Além desta, outras cidades iraquianas com mais de 1 milhão de habitantes são: Baçorá, Mossul, Arbil e Kirkuk.

Economia do Iraque

O Iraque é um país subdesenvolvido que sofreu grandes impactos econômicos em razão dos recorrentes conflitos bélicos ocorridos em seu território. O setor primário é o mais importante da economia iraquiana, uma vez que o país é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Portanto, a exploração desse combustível fóssil constitui a base da economia local. Há ainda no setor primário uma forte produção agropecuária nas zonas mais férteis do país, com destaque para a produção de uvas, tâmaras, tomate, trigo e cevada.

Já no setor secundário, além da produção de derivados de petróleo, têm destaque as indústrias químicas, cimenteiras e alimentícias. Por sua vez, o setor terciário é composto principalmente pelo comércio, que é intenso nas áreas urbanas. O principal centro econômico do Iraque é a sua capital, a cidade de Bagdá, localizada no centro do país.

Cidade de Bagdá, principal centro econômico do Iraque
A cidade de Bagdá, principal centro econômico do Iraque, é banhada pelo rio Tigre.[2]

Infraestrutura do Iraque

O Iraque teve grande parte da sua infraestrutura destruída pelos inúmeros conflitos ocorridos no país ao longo das últimas décadas. Atualmente, o Iraque passa por um processo de abertura econômica e modernização dos equipamentos logísticos, embora esse movimento ainda seja tímido diante das grandes demandas em infraestrutura do país.

A maior parte das redes de transporte e comunicação está voltada para o setor logístico, com destaque para a produção de combustíveis fósseis. Mesmo sendo rico em recursos naturais energéticos, o Iraque enfrenta vários blecautes ao longo do dia, principalmente no período noturno.

O abastecimento de água também é deficitário, em razão de estruturas precárias e até mesmo de questões climáticas, uma vez que o país está sendo duramente atingido pela alteração do regime de chuvas provocado pelas mudanças do clima global.

Governo do Iraque

O Iraque é considerado, atualmente, uma república parlamentarista. O governo local é formado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A liderança política do país é representante dos três principais grupos de habitantes iraquianos: os sunitas, os xiitas e os curdos. Sua estrutura eleitoral respeita determinados critérios democráticos e possui muito partidos políticos.

O cenário descrito remete ao novo período dentro do governo iraquiano, após os recorrentes conflitos bélicos, e marca a modernização da política do Iraque. Porém, o país ainda enfrenta alguns desafios, como instabilidades internas, presença de grupos extremistas e fracionamento da população por causa de questões étnicas e religiosas. Mesmo com a abertura econômica e política, o Iraque permanece como uma zona conflituosa e marcada pelo desrespeito aos direitos humanos.

Cidade de Arbil, um dos centros políticos da população curda no Iraque
A cidade de Arbil é um dos centros políticos da população curda no Iraque.[3]

Cultura do Iraque

A cultura iraquiana é uma das mais ricas e diversas do Oriente Médio. O país possui grande tradição no meio islâmico, em especial pelas civilizações antigas que habitaram a região e pela presença de grandes poetas e escritores de língua árabe. No Iraque, muitos sítios arqueológicos e inúmeros bens históricos que remetem aos primórdios da humanidade.

O artesanato, especialmente tapetes e peças de barro, e a culinária, com o uso de frutas diversas e cereais, também marcam a cultura iraquiana. Por sua vez, diante da influência ocidental, o Iraque é um dos principais polos futebolísticos da Ásia.

Curiosidades do Iraque

  • O nome do Iraque remete a tradições histórico-culturais do país e significa “terra das raízes profundas”.

  • O Iraque é banhado por dois dos principais rios do Oriente Médio, que possuem grande importância histórica e econômica. São eles o Tigre e o Eufrates.

  • O Iraque possui duas línguas oficiais: o árabe, falado na maior parte do país, e o curdo, que é a primeira língua do Curdistão.

  • Acredita-se que a Torre de Babel e o Jardim do Éden, locais de importância histórica e religiosa, estariam localizados no Iraque.

  • O Iraque tem registrado com frequência, nos últimos verões, temperaturas superiores a 50 °C nas suas principais cidades.

  • O mapa mais antigo do mundo foi encontrado no território iraquiano, mais precisamente na cidade de Ga-Sur, e foi confeccionado com argila.

Créditos de imagem:

[1] Sebastian Castelier / Shutterstock.com

[2] Focus and Blur / Shutterstock.com

[3] Klara Bakalarova / Shutterstock.com 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.
As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
O mapa da principal nação do mundo
EUA : Maior Potência
EUA : Maior Potência, O que fez os Estados Unidos se tornar a principal nação do mundo, A partir de qual momentos históricos os Estados Unidos se transformou em uma potência, Estados Unidos potência militar.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Iraque e uma possivel fragmentação
Iraque e uma possível fragmentação, Quais são as características da reorganização do território iraquiano, O Iraque após Saddam, Quais são os líderes do território iraquiano.
Islamismo, uma fé que unificou o mundo árabe.
Mundo Árabe
Islamismo, História Árabe, muçulmanos, Maomé, expansão do Mundo Árabe, Hégira, Meca, politeísmo, beduínos, comerciantes, Alcorão, comércio árabe, Jihad, Guerra Santa, califado, dinastia omíada, xiitas, sunitas.
A cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, é considerada sagrada para o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Proclamação da República do Nepal
Proclamação da República do Nepal, Quando ocorreu a Proclamação da República do Nepal, Como ocorreu a Proclamação da República do Nepal, A retirada do rei do poder e o processo de Proclamação da República do Nepal.
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
Bandeira da Rússia
Rússia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Rússia. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura desse país euro-asiático.
Bandeira de Senegal
Senegal
Veja os principais dados relativos à geografia de Senegal. Confira os aspectos demográficos, econômicos e sociais relevantes desse pequeno país da África Ocidental.
video icon
Sociologia
O que é etnometodologia?
Campo teórico nas ciências sociais, a etnometodologia é muito praticada nas pesquisas sobre cultura. Quer saber mais? Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!