Situado no Oriente Médio, o território iraquiano possui fronteiras com a Turquia (ao norte), Irã (a leste), Kuwait (a sudeste), Arábia Saudita (ao sul), Jordânia e Síria (a oeste). Na antiguidade, essa região compreendia a Mesopotâmia, cujo significado é “entre rios”, em grego. Essa antiga denominação é em virtude da sua localização – nos vales dos rios Tigres e Eufrates.
O Iraque possui extensão territorial de 438.317 quilômetros quadrados, abrigando uma população de aproximadamente 30,7 milhões de pessoas, cuja densidade demográfica é de 70 hab/km². Bagdá, capital nacional, é a cidade com maior concentração populacional: 5.054.000 habitantes.
Esse país é marcado por uma série de conflitos armados, sendo três deles em pouco mais de 20 anos. Em 1980, sob o comando de Saddam Hussein, o Iraque invadiu o Irã, dando início a uma guerra que só chegou ao fim em 1988. Esse confronto provocou a morte de 300 mil iraquianos e 400 mil iranianos, destruindo a infraestrutura e abalando a economia dos dois países. No mesmo ano em que essa guerra terminou, as Forças Armadas do Iraque atacaram a aldeia curda de Halabja com armas químicas, causando a morte de mais de 5 mil curdos.
Em 1990, a nação invadiu o Kuwait, deflagrando a Guerra do Golfo, que teve um saldo de mortes de 100 mil soldados iraquianos, milhares de civis, além de 30 mil kuweitianos. No dia 19 de março de 2003, o Iraque, acusado de possuir armas químicas, foi invadido pelas tropas dos Estados Unidos e do Reino Unido. O ditador Saddam Hussein foi capturado; entretanto, as armas químicas jamais foram encontradas.
Os conflitos armados, os atentados terroristas, a instabilidade política e as sanções econômicas impostas pela comunidade internacional afetam diretamente a economia local. O país detém a segunda maior reserva petrolífera do planeta, porém, a indústria de petróleo foi arruinada durante as guerras.
Atentado terrorista em Bagdá, capital do Iraque
Dados do Iraque:
Localização: Oriente Médio.
Área: 438.317 km².
Capital: Bagdá.
Idiomas: Árabe (oficial), curdo.
População: 30.747.296 habitantes.
Densidade demográfica: 70 hab/ km².
Taxa média anual do crescimento da população: 2%.
População residente em área urbana: 66,45%.
População residente em área rural: 33,55%.
Religiões: Islamismo 96,5%, outras 2,8%, sem religião e ateísmo 0,7%.
Esperança de vida ao nascer: 59 anos.
Moeda: Dinar iraquiano.
Produto Interno Bruto (PIB): 12,6 bilhões de dólares.
Veja mais:
Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Bandeira do Iraque