UOL - O melhor conteúdo
5
Whatsapp icon Whatsapp

Vacina da dengue

A vacina contra a dengue é um imunizante eficaz na melhora da resposta imunológica ao vírus causador da doença e na diminuição de casos graves e de hospitalizações.
Ilustração de uma médica aplicando a vacina da dengue no braço de uma menina.
A vacina contra a dengue está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina da dengue é um imunizante que serve para melhorar a resposta imunológica ao vírus causador da dengue. No Brasil, existem duas vacinas licenciadas contra a dengue: a Dengvaxia® e a QDENGA®.

A Dengvaxia® é recomendada apenas para pessoas entre seis e 45 anos que já tiveram dengue e não está disponível na rede pública. A QDENGA® passou a ser disponibilizada pela rede pública de saúde no início de 2025 e é recomendada para pessoas entre quatro e 60 anos de idade que já tiveram dengue ou não.

As vacinas contra a dengue são feitas com vírus vivo e atenuado e potencializam a resposta imunológica, diminuindo os casos de dengue grave e de hospitalização.

Leia também: Vacina contra a gripe — mitos e verdades

Resumo sobre vacina da dengue

  • A vacina da dengue é um imunizante eficaz que serve para melhorar a resposta imunológica ao vírus causador da dengue.
  • As vacinas contra a dengue licenciadas no Brasil são a Dengvaxia® e a QDENGA®.
  • Dengvaxia® é recomendada para pessoas entre seis e 45 anos que já tiveram dengue.
  • QDENGA® é recomendada para pessoas entre quatro e 60 anos que já tiveram dengue ou não e está no Calendário Nacional de Vacinação da rede pública de saúde.
  • As vacinas contra a dengue têm eficácia na melhora da resposta imunológica e na diminuição de casos graves e de hospitalizações.
  • São contraindicadas essas vacinas para pessoas fora da faixa etária recomendada, gestantes, lactantes, imunodeprimidos e hipersensíveis a componentes das vacinas.

O que é a vacina da dengue?

A vacina contra dengue é um imunizante que induz resposta imunológica adquirida no corpo, promovendo a criação de memória imunológica. No Brasil, existem duas vacinas contra a dengue licenciadas: a Dengvaxia® e a QDENGA®. A Dengvaxia® foi disponibilizada em 2015, é recomendada para pessoas que já contraíram dengue e não está disponível no sistema público de saúde. O esquema de vacinação contém três doses com intervalo de seis meses entre as doses.

Já a QDENGA® foi disponibilizada no início de 2025, é recomendada tanto para quem já teve como para quem não teve dengue e está disponível na rede pública como parte do Calendário de Vacinação Nacional. O esquema de vacinação é de duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Ambas as vacinas são produzidas com base no flavivírus, causador da dengue, vivo e atenuado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve a vacina da dengue?

A vacina contra a dengue serve para melhorar a resposta imunológica ao vírus causador da dengue. A proteção oferecida pela vacina ajuda a diminuir os casos de desenvolvimento da doença e a gravidade dos sintomas. A imunidade fornecida pela vacina é um auxílio importante na prevenção contra a dengue. No entanto, a principal forma de combate à dengue é evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

A Dengvaxia® tem como principal objetivo potencializar a resposta imunológica de pessoas que já contraíram dengue (soropositivas) contra sorotipos mais graves. A QDENGA® promove a imunização tanto em pessoas que já contraíram dengue alguma vez como em quem nunca teve a doença (soronegativos).

Veja também: Como funcionam as vacinas?

Quem pode tomar a vacina da dengue?

  • Dengvaxia© é recomendada para pessoas a partir dos seis anos de idade até os 45 anos e soropositivas para dengue.
  • QDENGA® é indicada a partir dos quatro anos de idade até os 60 anos para soropositivos e soronegativos.

Possíveis reações da vacina contra a dengue

A vacina contra a dengue tem alta tolerabilidade e é considera segura. As reações mais comuns são febre baixa, mal-estar, dores musculares e no local da injeção. Reações raras e mais graves estão relacionadas à hipersensibilidade a componentes da fórmula, como alergia grave, náuseas e vômitos.

Quais as contraindicações da vacina da dengue?

A Dengvaxia© é contraindicada para:

  • soronegativos;
  • pessoas menores de seis anos ou maiores de 45 anos;
  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas imunodeprimidas ou com hipersensibilidade a componentes da fórmula.

A QDENGA® é contraindicada para:

  • pessoas menores de seis anos de idade e maiores de 60 anos;
  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas imunodeprimidas ou com hipersensibilidade a componentes da fórmula.

Composição da vacina da dengue

A Dengvaxia© é composta pelo vírus vivo e atenuado. É produzida por meio da tecnologia de DNA recombinante, utilizando o vírus atenuado da febre amarela com os sorotipos do vírus da dengue para promover a imunização contra a doença. A QDENGA® é produzida com o vírus vivo e atenuado e é tetravalente, ou seja, promove a imunização contra todos os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Eficácia da vacina da dengue

A Dengvaxia© é eficaz na prevenção da hospitalização de pessoas soropositivas, que têm maior probabilidade de desenvolver dengue grave. Completar o esquema de vacinas com todas as doses de forma correta promove a melhor eficácia possível na imunização pela vacina. A QDENGA® tem eficácia na redução da hospitalização em cerca de 80% e promove a imunização contra todos os quatro sorotipos da dengue. Contra o sorotipo DENV-2, a eficácia chega a 95%.

Saiba mais: Qual a diferença entre dengue, zika e chikungunya?

Vacina da dengue em idosos

As vacinas contra a dengue ainda não estão disponíveis para pessoas acima dos 60 anos de idade. Os estudos realizados ainda não demonstraram que a vacina pode ser considerada segura para essa faixa etária.

Fontes

CONSELHO DEFERAL DE ENFERMAGEM. Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS. 2025. Disponível em https://www.cofen.gov.br/entenda-como-funciona-a-vacina-contra-dengue-ofertada-pelo-sus/. Acesso em 14 de março de 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue. 2025. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue. Acesso em 14 de março de 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES/SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA/SOCIEDADE BRASILEIRA MEDICINA TROPICAL. Nota técnica conjunta. Vacinação contra dengue: perguntas e respostas mais frequentes. 2024. Disponível em https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/perguntas-respostas-qdenga-230714-v2.pdf. Acesso em 14 de março de 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES/SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA/SOCIEDADE BRASILEIRA MEDICINA TROPICAL. Nota técnica conjunta. Vacina DENGUE 1,2,3 e 4 (atenuada) QDENGA®. 2024. Disponível em: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-tecnica-sbim-sbi-sbmt-qdenga-v6.pdf. Acesso em 14 de março de 2025.

Publicado por Marilia Lazarin
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Algumas doenças causadas por vírus e suas características.
Chikungunya
Você já ouviu falar a respeito da chikungunya? Acesse nosso texto e entenda o que é essa doença, conheça seus sintomas e descubra o tratamento.
Controle biológico do mosquito-da-dengue
Entenda como é feito o controle biológico do mosquito-da-dengue e o que são os mosquitos transgênicos.
Dengue
Que tal aprender mais sobre a dengue? Clique aqui e descubra os sintomas dessa doença, como ela é transmitida e como é feito seu tratamento.
Diferenças entre antígenos e anticorpos
Clique aqui e descubra as diferenças entre antígenos e anticorpos, dois termos bastante usados em Imunologia.
Diferenças entre dengue, chikungunya e zika
Saiba mais sobre as principais diferenças entre a dengue, chikungunya e zika clicando aqui!
Febre Zika
Entenda o que é a febre Zika e conheça seus sintomas e formas de tratamento.
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
Imunidade
Aprenda o que é imunidade e seus tipos com este texto. Descubra também como a baixa imunidade pode afetar a nossa vida e os meios de aumentar esse sistema protetor.
Lavando a dengue
Você sabia que existe um sabonete que espanta o mosquito-da-dengue? Confira!
Mosquito-da-dengue
Conheça as características físicas e comportamentais do Aedes aegypti, o mosquito-da-dengue.
Sistema imunológico
Conheça o sistema imunológico e veja quais são os órgãos responsáveis pela proteção do corpo. Entenda o que é imunidade e como agem os anticorpos.
Vacina BCG
Descubra mais sobre a vacina BCG, aqui. Neste texto saberemos a importância da vacina BCG, quem deve tomá-la e sua relação com a covid-19.
Vacina contra a gripe
Que tal aprender mais sobre a vacina contra a gripe? Clique aqui, tire suas dúvidas e conheça alguns mitos e verdades sobre essa vacina.
Vacinas
Você sabe o que são vacinas? Clique aqui e descubra o que são esses produtos, como agem em nosso corpo e sua importância.
Vacinação contra HPV
Compreenda o que é o HPV e a importância da vacinação em meninas que ainda não tiveram a primeira relação sexual.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.