Whatsapp icon Whatsapp

Vacina contra a dengue

A primeira vacina contra a dengue vendida no Brasil foi criada por um laboratório francês. Ela deve ser aplicada em três doses, que devem ser administradas em intervalos de seis meses.
A vacina contra a dengue é a nova arma na luta contra a doença
A vacina contra a dengue é a nova arma na luta contra a doença

A dengue, apesar de se apresentar frequentemente com sintomas leves, ocasiona a morte de várias pessoas todos os anos. É um grave problema de saúde pública, por isso, medidas que visam ao controle da doença são fundamentais para garantir a saúde da população. Em dezembro de 2015, foi lançada a primeira vacina contra a dengue. Será esse o início de uma possível erradicação?

Características da Dengue

A dengue é causada por um vírus que apresenta quatro diferentes sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Esses vírus são transmitidos por mosquitos do gênero Aedes: Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Normalmente a dengue não causa quadros muito graves, mas, em formas graves, pode evoluir para óbito. Entre os sintomas da dengue, podemos citar:

  • Febre alta de início repentino;

  • Dores no corpo e articulações;

  • Dores de cabeça;

  • Fraqueza;

  • Dores atrás dos olhos;

  • Manchas na pele;

  • Náuseas e vômitos.

Nas formas mais graves, o vômito torna-se persistente, as mucosas podem sangrar, o fígado pode apresentar-se aumentado e pode haver letargia e irritabilidade.

Características da vacina contra a dengue

A primeira vacina da dengue aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e comercializada no país foi desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é feita com vírus atenuado. Esse vírus não é capaz de causar a doença, mas é capaz de estimular o sistema imunológico do paciente, garantindo sua proteção.

A vacina, chamada de Dengvaxia, deve ser aplicada em três doses, as quais devem ser administradas em intervalos de seis meses. Para garantir a eficácia da vacina, é necessária a aplicação das três doses. Vale destacar que a proteção não é 100%, ocorrendo a imunização em duas de cada três pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por não promover a imunização completa em todas as pessoas que tomam a vacina, outras medidas de proteção contra a dengue devem continuar sendo tomadas. Cuidar do ambiente a fim de que criadouros do mosquito não se formem ainda é uma das melhores medidas para evitar essa doença viral.

A vacina contra a dengue deve ser tomada por pacientes com idade entre 9 e 45 anos. Deve-se salientar, no entanto, que pessoas que apresentam alergia aos componentes da vacina, grávidas e pessoas com dengue não devem ser vacinadas. Já pessoas que tiveram a doença podem tomar a vacina normalmente. É importante frisar que a doação de sangue está proibida por até quatro semanas após a vacinação.

A Dengvaxia, assim como outros medicamentos e vacinas, pode causar efeitos colaterais. Apesar de não ocorrer com todas as pessoas, já foram relatados casos de pacientes com febre, dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação, dores de cabeça e mal-estar.

A vacina é distribuída gratuitamente?

A vacina, inicialmente, não foi distribuída nacionalmente pelo SUS, sendo encontrada apenas em clínicas particulares na maioria dos estados. O primeiro estado brasileiro que garantiu a distribuição gratuita foi o Paraná. Nas clínicas particulares, o preço estabelecido foi de R$ 132,76 a R$ 138,53, mas cada local pode estabelecer um valor a mais correspondente à aplicação do produto.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Algumas doenças causadas por vírus e suas características.
Chikungunya
Você já ouviu falar a respeito da chikungunya? Acesse nosso texto e entenda o que é essa doença, conheça seus sintomas e descubra o tratamento.
Controle biológico do mosquito-da-dengue
Entenda como é feito o controle biológico do mosquito-da-dengue e o que são os mosquitos transgênicos.
Dengue
Que tal aprender mais sobre a dengue? Clique aqui e descubra os sintomas dessa doença, como ela é transmitida e como é feito seu tratamento.
Diferenças entre dengue, chikungunya e zika
Saiba mais sobre as principais diferenças entre a dengue, chikungunya e zika clicando aqui!
Febre Zika
Entenda o que é a febre Zika e conheça seus sintomas e formas de tratamento.
Lavando a dengue
Você sabia que existe um sabonete que espanta o mosquito-da-dengue? Confira!
Mosquito-da-dengue
Conheça as características físicas e comportamentais do Aedes aegypti, o mosquito-da-dengue.
video icon
"Revolução Americana" escrito sobre ilustração antiga de várias pessoas reunidas em uma sala
História
Revolução Americana (1776)
Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Revolução América ou Independência das Treze Colônias (1776). Confira também no nosso canal outras informações sobre a História da América.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?