Vacina da dengue

A vacina da dengue é um imunizante que serve para melhorar a resposta imunológica ao vírus causador da dengue. No Brasil, existem duas vacinas licenciadas contra a dengue: a Dengvaxia® e a QDENGA®.
A Dengvaxia® é recomendada apenas para pessoas entre seis e 45 anos que já tiveram dengue e não está disponível na rede pública. A QDENGA® passou a ser disponibilizada pela rede pública de saúde no início de 2025 e é recomendada para pessoas entre quatro e 60 anos de idade que já tiveram dengue ou não.
As vacinas contra a dengue são feitas com vírus vivo e atenuado e potencializam a resposta imunológica, diminuindo os casos de dengue grave e de hospitalização.
Leia também: Vacina contra a gripe — mitos e verdades
Resumo sobre vacina da dengue
- A vacina da dengue é um imunizante eficaz que serve para melhorar a resposta imunológica ao vírus causador da dengue.
- As vacinas contra a dengue licenciadas no Brasil são a Dengvaxia® e a QDENGA®.
- Dengvaxia® é recomendada para pessoas entre seis e 45 anos que já tiveram dengue.
- QDENGA® é recomendada para pessoas entre quatro e 60 anos que já tiveram dengue ou não e está no Calendário Nacional de Vacinação da rede pública de saúde.
- As vacinas contra a dengue têm eficácia na melhora da resposta imunológica e na diminuição de casos graves e de hospitalizações.
- São contraindicadas essas vacinas para pessoas fora da faixa etária recomendada, gestantes, lactantes, imunodeprimidos e hipersensíveis a componentes das vacinas.
O que é a vacina da dengue?
A vacina contra dengue é um imunizante que induz resposta imunológica adquirida no corpo, promovendo a criação de memória imunológica. No Brasil, existem duas vacinas contra a dengue licenciadas: a Dengvaxia® e a QDENGA®. A Dengvaxia® foi disponibilizada em 2015, é recomendada para pessoas que já contraíram dengue e não está disponível no sistema público de saúde. O esquema de vacinação contém três doses com intervalo de seis meses entre as doses.
Já a QDENGA® foi disponibilizada no início de 2025, é recomendada tanto para quem já teve como para quem não teve dengue e está disponível na rede pública como parte do Calendário de Vacinação Nacional. O esquema de vacinação é de duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Ambas as vacinas são produzidas com base no flavivírus, causador da dengue, vivo e atenuado.
Para que serve a vacina da dengue?
A vacina contra a dengue serve para melhorar a resposta imunológica ao vírus causador da dengue. A proteção oferecida pela vacina ajuda a diminuir os casos de desenvolvimento da doença e a gravidade dos sintomas. A imunidade fornecida pela vacina é um auxílio importante na prevenção contra a dengue. No entanto, a principal forma de combate à dengue é evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
A Dengvaxia® tem como principal objetivo potencializar a resposta imunológica de pessoas que já contraíram dengue (soropositivas) contra sorotipos mais graves. A QDENGA® promove a imunização tanto em pessoas que já contraíram dengue alguma vez como em quem nunca teve a doença (soronegativos).
Veja também: Como funcionam as vacinas?
Quem pode tomar a vacina da dengue?
- Dengvaxia© é recomendada para pessoas a partir dos seis anos de idade até os 45 anos e soropositivas para dengue.
- QDENGA® é indicada a partir dos quatro anos de idade até os 60 anos para soropositivos e soronegativos.
Possíveis reações da vacina contra a dengue
A vacina contra a dengue tem alta tolerabilidade e é considera segura. As reações mais comuns são febre baixa, mal-estar, dores musculares e no local da injeção. Reações raras e mais graves estão relacionadas à hipersensibilidade a componentes da fórmula, como alergia grave, náuseas e vômitos.
Quais as contraindicações da vacina da dengue?
A Dengvaxia© é contraindicada para:
- soronegativos;
- pessoas menores de seis anos ou maiores de 45 anos;
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas imunodeprimidas ou com hipersensibilidade a componentes da fórmula.
A QDENGA® é contraindicada para:
- pessoas menores de seis anos de idade e maiores de 60 anos;
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas imunodeprimidas ou com hipersensibilidade a componentes da fórmula.
Composição da vacina da dengue
A Dengvaxia© é composta pelo vírus vivo e atenuado. É produzida por meio da tecnologia de DNA recombinante, utilizando o vírus atenuado da febre amarela com os sorotipos do vírus da dengue para promover a imunização contra a doença. A QDENGA® é produzida com o vírus vivo e atenuado e é tetravalente, ou seja, promove a imunização contra todos os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Eficácia da vacina da dengue
A Dengvaxia© é eficaz na prevenção da hospitalização de pessoas soropositivas, que têm maior probabilidade de desenvolver dengue grave. Completar o esquema de vacinas com todas as doses de forma correta promove a melhor eficácia possível na imunização pela vacina. A QDENGA® tem eficácia na redução da hospitalização em cerca de 80% e promove a imunização contra todos os quatro sorotipos da dengue. Contra o sorotipo DENV-2, a eficácia chega a 95%.
Saiba mais: Qual a diferença entre dengue, zika e chikungunya?
Vacina da dengue em idosos
As vacinas contra a dengue ainda não estão disponíveis para pessoas acima dos 60 anos de idade. Os estudos realizados ainda não demonstraram que a vacina pode ser considerada segura para essa faixa etária.
Fontes
CONSELHO DEFERAL DE ENFERMAGEM. Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS. 2025. Disponível em https://www.cofen.gov.br/entenda-como-funciona-a-vacina-contra-dengue-ofertada-pelo-sus/. Acesso em 14 de março de 2025.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue. 2025. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue. Acesso em 14 de março de 2025.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES/SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA/SOCIEDADE BRASILEIRA MEDICINA TROPICAL. Nota técnica conjunta. Vacinação contra dengue: perguntas e respostas mais frequentes. 2024. Disponível em https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/perguntas-respostas-qdenga-230714-v2.pdf. Acesso em 14 de março de 2025.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES/SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA/SOCIEDADE BRASILEIRA MEDICINA TROPICAL. Nota técnica conjunta. Vacina DENGUE 1,2,3 e 4 (atenuada) QDENGA®. 2024. Disponível em: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-tecnica-sbim-sbi-sbmt-qdenga-v6.pdf. Acesso em 14 de março de 2025.
Ferramentas Brasil Escola





Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


