Whatsapp icon Whatsapp

25 de maio — Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd, celebrado anualmente em 25 de maio, é uma data comemorativa que homenageia a cultura nerd/geek. É inspirada em duas obras populares da cultura pop.
Mestre Yoda, um dos mais famosos personagens da saga Star Wars.
No dia 25 de maio, celebra-se o Dia do Orgulho Nerd. A escolha da data tem relação com a estreia do primeiro filme de Star Wars. [1]

O Dia do Orgulho Nerd é uma comemoração que acontece em 25 de maio e que tem como objetivo celebrar a cultura nerd/geek. A escolha do dia tem relação com o lançamento do primeiro filme de Star Wars (quarto episódio na cronologia da história), em 1977. A data escolhida também está associada ao Dia da Toalha, que celebra a obra literária de Douglas Adams.

Essa data comemorativa surgiu na Espanha, em 2006, por iniciativa de um escritor chamado Germán Martínez. Na ocasião ele organizou o Día del Orgullo Friki para celebrar a cultura nerd/geek, reunindo centenas de fãs em Madrid. A festa se popularizou, passando a ser organizada nos Estados Unidos e em outros lugares do planeta a partir de 2008.

Leia também: Indústria cultural — a criação de um mercado consumidor de bens culturais

Resumo sobre o Dia do Orgulho Nerd

  • O Dia do Orgulho Nerd é uma data comemorativa que celebra a cultura nerd/geek.

  • É celebrado no dia 25 de maio, e a data faz referência a Star Wars e O Guia do Mochileiro das Galáxias.

  • A celebração surgiu na Espanha, em 2006, com o nome de Día del Orgullo Friki.

  • Em 2008, chegou aos Estados Unidos e popularizou-se a partir daí.

  • No Brasil, a data é celebrada com manifestações na internet, mas também com eventos para o público nerd/geek.

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

O Dia do Orgulho Nerd é uma data comemorativa que é celebrada informalmente pelas pessoas em 25 de maio. Também conhecida como Dia do Orgulho Geek, essa data comemorativa é utilizada para promover a cultura pop e geek/nerd. É bastante comum que nessa ocasião as pessoas se manifestem em homenagem à data, além de eventos serem realizados para esse público.

Nesse dia se celebra a cultura pop, como filmes de super-heróis e de ficção científica, por exemplo. Claro que a cultura nerd/geek não se resume a alguns filmes, mas também é marcada por séries de televisão, histórias em quadrinhos, mangás, animes, jogos de computador e de console, jogos de tabuleiro, literatura etc.

É celebrado no dia 25 de maio como referência a duas obras que são marcos da cultura geek/nerd. A primeira é Star Wars, franquia de filmes de ficção científica extremamente popular entre o público geek/nerd. Isso porque o primeiro filme da franquia (o quarto episódio na cronologia da história contada por Star Wars) estreou em 25 de maio de 1977.

Outra referência é a coleção de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, escritos por Douglas Adams. O autor dos livros faleceu em 11 de maio de 2001, e duas semanas depois, os fãs da obra realizaram uma grande homenagem ao autor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu o Dia do Orgulho Nerd?

Diferentemente do que possa parecer, essa comemoração não surgiu nos Estados Unidos, mas os primeiros indícios de sua celebração remontam à Espanha, quando membros da comunidade geek/nerd resolveram criar uma data para celebrar essa comunidade de fãs.

Aponta-se que o seu criador tenha sido o escritor espanhol Germán Martínez, com a data comemorativa sendo celebrada pela primeira vez em 2006. Na ocasião, señor Bueno, como era conhecido Martínez, celebrou o evento como Día del Orgullo Friki, reunindo cerca de 300 geeks em uma praça de Madrid.

O evento foi celebrado em 25 de maio, dia da mencionada estreia do primeiro filme de Star Wars (Episódio IV: Uma Nova Esperança). Além disso, o dia coincidia com o Dia da Toalha, em que fãs do escritor Douglas Adams prestavam uma homenagem a ele e aos seus livros O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Em 2008, passou a ser celebrado o Geek Pride Day, um dia para celebrar a cultura geek/nerd nos Estados Unidos. A partir disso, a data se popularizou na cultura popular, sendo realizada em diversos países, como Canadá e Israel, por exemplo.

Leia também: História em quadrinhos — o gênero que se expandiu no ambiente da imprensa

Dia do Orgulho Nerd no Brasil

Aqui no Brasil, o Dia do Orgulho Nerd é celebrado com manifestações na internet, mas também com eventos que atraem o público nerd/geek. Esses eventos contam com vendas de itens da cultura pop e nerd/geek, além de contar com locais para jogos, para apresentações culturais, exposições, cosplay etc.

Definição de nerd e geek

Por definição, os termos nerd e geek são utilizados para referir-se a pessoas que têm grande interesse por assuntos como tecnologia e ciência, sendo grandes consumidores da cultura pop. Entre os itens que formam a cultura pop, como já mencionado, estão histórias em quadrinhos, filmes, animações, séries de TV, jogos etc.

Popularmente, o termo nerd possuía uma conotação pejorativa, referindo-se a uma pessoa com grande interesse pela cultura, ciência e tecnologia e que consumia a cultura pop, mas que, por outro lado, não tinha muitos traquejos sociais, possuindo dificuldades de relacionar-se, além de ser conhecida por vestimentas entendidas como inadequadas.

A popularização da cultura pop fez com que o significado pejorativo do termo nerd caísse. Assim, quando nos referimos a nerd, estamos, na verdade, mencionando alguém com grande interesse e conhecimento em tecnologia e em diversas áreas da ciência, além de um entusiasta da cultura pop.

Créditos da imagem

[1] Yuri Turkov / Shutterstock

Fontes

SILVA, Alexandre Souza da. Aspectos da relação entre consumos e identidades na cultura nerd. Trabalho de Conclusão de Curso (Produção em Comunicação e Cultural). Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31587.

MENDES, Felipe Barros da Silva; SILVA, Lucas Melo Ferreira. Do nerd ao geek: uma análise dos simbolismos de representatividade e práticas de consumo. Revista Crises, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/crises/article/view/250243.

FILHO, Artur Rodrigo Itaqui Lopes; WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Vamos falar sobre o que é ser nerd hoje? Revista Prâksis. a. 20 , n. 1 |Novo Hamburgo, 2023. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3163.

REDAÇÃO. Dia do Orgulho Nerd: entenda por que é comemorado em 25 de maio. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2022/05/25/3901_dia-do-orgulho-nerd-entenda-por-que-e-comemorado-em-25-de-maio.html.

STAR+ BRASIL. Dia do Orgulho Nerd: por que ele é comemorado e o que significa. Disponível em: https://www.star-brasil.com/novidades/dia-do-orgulho-nerd-por-que-ele-e-comemorado-e-o-que-significa.

CANHISARES, Mariana. Dia do Orgulho Nerd: entenda por que ele é celebrado em 25 de maio. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/dia-do-orgulho-nerd-entenda-por-que-ele-e-celebrado-em-25-de-maio.

DEZOTTI, Matheus. Dia do Orgulho Nerd: por que data também é chamada de Dia da Toalha? Entenda. Disponível em: https://gshow.globo.com/tudo-mais/pop/noticia/dia-do-orgulho-nerd-por-que-data-tambem-e-chamada-de-dia-da-toalha-entenda.ghtml.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Cultura
O conceito de cultura é amplo e complexo. Entenda mais sobre o assunto aqui!
Cultura de massa
Clique aqui e descubra o significado completo do termo cultura de massa, que designa o produto artístico criado pela indústria cultural.
História em quadrinhos
Conheça a origem das histórias em quadrinhos. Aprenda quais são as suas características estruturais e as possíveis temáticas a serem abordadas nelas.
Indústria cultural
Aprenda a definição do termo indústria cultural, de acordo com a Escola de Frankfurt. Saiba o que é cultura de massa e como os estudos dessa área ocorrem atualmente.
Nerd
Nerd, características dos nerds, definição para nerd, pessoas que preferem ler a manter uma vida social mais agitada, CDF, tipos de nerd, nerd burguês, nerd pobre, Bill Gates o mais famoso nerd.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).