Whatsapp icon Whatsapp

Urbanização brasileira

A urbanização brasileira é um processo histórico que foi marcado pelo aumento da população urbana e da área territorial das cidades. Ocorreu de forma acelerada e desordenada.
Vista aérea da área urbana da cidade de São Paulo, um exemplo de resultado do processo de urbanização brasileira.
No Brasil, o processo de urbanização ocorreu de forma acelerada e desordenada.

A urbanização brasileira é um processo histórico marcado pelo aumento da população urbana e da área territorial das cidades. O crescimento das cidades no Brasil foi historicamente acompanhado pelas atividades econômicas desenvolvidas no país. São causas da urbanização brasileira a mecanização do campo, o êxodo rural e a industrialização nacional. O processo de urbanização brasileiro aconteceu de forma acelerada e desordenada. Logo, gerou consequências como problemas urbanos, desastres naturais e desigualdade social.

Leia também: Como se deu a organização do espaço geográfico europeu?

Resumo sobre urbanização brasileira

  • A urbanização brasileira é um processo histórico marcado pelo aumento da população urbana e da área territorial das cidades.

  • O crescimento da urbanização e, consequentemente, da rede urbana brasileira deu-se especialmente no século XX.

  • O Brasil passou por um processo de urbanização acelerado e desordenado, marcado especialmente pelo êxodo rural.

  • Os brasileiros buscavam nos centros urbanos melhores condições de emprego e renda atrelada à chegada das indústrias.

  • O aumento do número de cidades no país foi acompanhado da transformação do espaço econômico brasileiro.

  • A existência de vários problemas ambientais e sociais nas cidades são consequências da urbanização do Brasil.

História da urbanização brasileira

O processo de urbanização no Brasil esteve inicialmente atrelado à colonização do país pelos exploradores portugueses, momento histórico no qual foram implementadas as primeiras vilas e cidades. A partir do crescimento econômico e demográfico da então colônia, esses pequenos centros urbanos foram expandidos, aumentando suas funções e ofertas em termos de bens e serviços. Porém, essas cidades ainda estavam essencialmente ligadas a atividades rurais e aos ciclos extrativistas do Brasil. Portanto, formavam uma estrutura urbana bastante desconexa e isolada.

O crescimento da urbanização e, consequentemente, da rede urbana brasileira deu-se especialmente a partir do século XX, principalmente com o início da industrialização do Brasil. Nesse período houve um intenso êxodo rural no país, a saída da população da zona rural para a zona urbana, contribuindo de forma maciça para o crescimento das cidades. Os brasileiros buscavam nos centros urbanos melhores condições de emprego e renda atrelada à chegada das indústrias. A construção de uma infraestrutura básica de transportes e serviços foi primordial nesse período.

Nas últimas décadas, houve uma consolidação do meio urbano brasileiro, marcado pelo crescimento da população das cidades, muito maior na atualidade do que a presente na zona rural. Assim, questões como a expansão da fronteira agrícola e a criação de cidades planejadas contribuíram para a interiorização do processo de urbanização no Brasil. Atualmente, o país possui uma estrutura urbana bastante complexa e densa, capitaneada por cidades médias e grandes que concentram boa parte das atividades econômicas, dos serviços e dos empregos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da urbanização brasileira

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma ativa a partir do século XX, de forma concomitante com a industrialização do país, que gerou a expansão do número de cidades e a elevação da população urbana. Nesse sentido, é importante destacar que a urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e desordenada.

O êxodo rural gerou um forte crescimento da população das cidades brasileiras e, por consequência, inúmeros problemas urbanos, principalmente porque o processo de urbanização do país deu-se com a ausência de planejamento urbano e com um crescimento rápido da população, aspectos característicos das cidades brasileiras.

Por sua vez, a urbanização no Brasil aconteceu de forma concentrada e polarizada, cenário que resultou na formação de grandes cidades acompanhadas de amplas regiões metropolitanas. Esse cenário também contribuiu para o aumento da desigualdade social e para a disparidade espacial presente nas cidades brasileiras.

Quais são as causas da urbanização brasileira?

A urbanização brasileira é um processo bastante amplo, que ocorreu de forma acelerada e desordenada, especialmente no último século. São pontos importantes que indicam as causas da urbanização brasileira:

  • A ocorrência de ciclos econômicos de produção primária, como o ciclo do café, atrelado à presença de cidades.

  • A mecanização do campo e a concentração fundiária, o que gerou desemprego no campo e atraiu moradores para as cidades.

  • A existência de um intenso processo de êxodo rural que contribuiu ativamente para o crescimento da população urbana.

  • A industrialização brasileira tardia, que culminou na atração de população da zona rural para as grandes cidades.

Mudanças causadas pela urbanização brasileira

Vista aérea de Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo, formada a partir do processo de urbanização brasileira.
A urbanização brasileira gerou vasto crescimento das áreas metropolitanas do país.

A urbanização brasileira gerou, ao longo das décadas, grandes transformações na paisagem urbana do país. O aumento do número de cidades foi acompanhado pela transformação do espaço econômico brasileiro, marcado na atualidade pela oferta de bens e serviços nas áreas urbanas do país.

Por sua vez, houve a formação de grandes cidades e regiões metropolitanas e, mais recentemente, o aumento do papel das cidades médias na economia e na demografia do país. Ademais, a população brasileira tornou-se, no final do século XX, predominantemente urbana. Atualmente, a maior parte dos brasileiros vivem nas cidades, com destaque para as grandes metrópoles, capitais estaduais e regiões metropolitanas do país.

Veja também: Quais são as metrópoles brasileiras?

Consequências da urbanização brasileira

A intensificação da urbanização brasileira, especialmente a partir da segunda metade do último século, culminou no crescimento das cidades de forma acelerada e desordenada. Os pontos abaixo apresentam as principais consequências da urbanização brasileira:

  • A presença de uma grande disparidade social entre as cidades e regiões urbanas brasileiras.

  • O adensamento urbano ocasionado pela elevada concentração de pessoas nas cidades.

  • A ocorrência de inúmeros problemas urbanos ligados ao processo acelerado de urbanização.

  • O aumento das periferias das áreas urbanas em conjunto com a favelização das cidades.

  • A existência de vários problemas ambientais nas cidades, como enchentes e deslizamentos.

Exercícios resolvidos sobre a urbanização brasileira

Questão 1

(Uece) Assinale a alternativa que NÃO inclui elemento que caracteriza o processo de evolução da urbanização brasileira.

A) Uma concentração urbana das infraestruturas, a formação de metrópoles nacionais com importante poder de polarização e vastas periferias desassistidas.

B) O planejamento urbano como instrumento indispensável para a redução das desigualdades socioespaciais desde a formação das primeiras grandes metrópoles nacionais.

C) A tentativa de participação do Estado Federal na gestão das grandes cidades através da formação das Regiões Metropolitanas na década de 1970.

D) Uma forte pressão migratória campo-cidade, resultante de uma diferenciação territorial e socioeconômica entre espaços urbanos e rurais.

Resolução:

Alternativa B.

A urbanização brasileira ocorreu de forma bastante acelerada e desordenada, portanto não houve um planejamento urbano estratégico que contribuísse para o crescimento sustentável das cidades.

Questão 2

(UEG) Considerando o processo de urbanização no mundo atual, alguns termos como conurbação, metrópoles, região metropolitana, megalópoles, entre outros, tornaram-se muito familiares. Sobre esses conceitos, é CORRETO afirmar:

A) metrópole é a superposição ou encontro de duas ou mais cidades próximas, em razão de seu crescimento desordenado, tanto horizontal quanto vertical.

B) conurbação é o conjunto de pequenos municípios que se organizam politicamente para juntos terem maior poder de negociação e obterem maiores benefícios do governo federal.

C) o conjunto de áreas contíguas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal (metrópole), com serviços públicos e infraestrutura comum, denomina-se região metropolitana.

D) a cidade principal ou “cidade-mãe” que tem os melhores serviços e equipamentos urbanos do país, como escolas, hospitais, ônibus urbano, rede de água tratada, serviço de coleta de lixo e esgoto, entre outros, denomina-se megalópole.

Resolução:

Alternativa C.

A região metropolitana é uma unidade espacial que indica a formação de uma área contínua entre uma cidade principal e outras cidades que compartilham determinadas atividades econômicas, infraestruturas e serviços.

Fontes

AZEREDO, Laura. A história da urbanização brasileira. WRI Brasil, 2019. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/historia-da-urbanizacao-brasileira.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2005.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Agreste
Saiba quais são as principais características geográficas do agreste. Veja detalhes da economia e da demografia dessa importante sub-região do Nordeste.
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.
Clima urbano
As particularidades do clima urbano e as características gerais dos microclimas das grandes cidades.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável, O que é Desenvolvimento Sustentável, Quais os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, As características do Desenvolvimento Sustentável, As propostas do Desenvolvimento Sustentável.
Desenvolvimento sustentável
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável. Entenda a importância desse conceito e veja exemplos de ações que promovem a sustentabilidade.
Efeitos da mecanização do campo
Entenda os principais efeitos da mecanização do campo e como as modificações técnicas no meio rural interferem em toda a dinâmica do espaço geográfico.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Industrialização brasileira
Clique e veja como foi a industrialização brasileira. Entenda o desenvolvimento industrial do Brasil, as políticas públicas criadas e sua entrada na economia global.
Lixo Urbano
O lixo urbano é um dos problemas ambientais ocasionados pelo aumento populacional. Confira!
Problemas atmosféricos urbanos
Confira quais são os principais problemas atmosféricos urbanos, bem como as suas causas e consequências.
Problemas da urbanização
Problemas da urbanização, Quais são os principais problemas da urbanização, Em que países há problemas devido à urbanização, As características dos Problemas da urbanização.
Urbanização
Clique aqui e entenda o que é urbanização e como ocorre esse fenômeno. Veja os tipos de urbanização. Confira como esse processo ocorre no Brasil e no mundo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.