Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Metropolização e desmetropolização no Brasil

Metropolização e desmetropolização no Brasil

Os processos de metropolização e desmetropolização no Brasil perpassam pela forma de desenvolvimento e industrialização do país ao longo dos últimos anos.

A Urbanização no Brasil intensificou-se ao longo do século XX, ocorrendo muito em virtude da industrialização do país – que se manifestou de maneira tardia – e também pela mecanização do campo, que ocasionou o chamado êxodo rural ou migração campo-cidade.

Uma das características desse processo é que, além de ocorrer de forma acelerada, foi também extremamente concentrador, ou seja, ocorreu através do inchaço de algumas poucas cidades – a maioria localizada na região Sudeste do país. Como resultado dessa lógica, tivemos no Brasil a formação das metrópoles, grandes cidades com mais de 1 milhão de habitantes e que concentram boa parte dos serviços, empregos e infraestruturas, fenômeno que passou a ser chamado de metropolização.

As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Essas cidades, além de concentrarem as principais fontes de capital, também compuseram em torno de si complexas aglomerações populacionais, envolvendo várias cidades-satélites ao seu redor. A partir da década de 1970, tais formações receberam o nome de Regiões Metropolitanas, que além de integrarem espacialmente um conjunto de cidades a partir de uma metrópole, também passaram a se “fundir” espacialmente, naquilo que se conhece por conurbação, ou seja, duas ou mais cidades formando um mesmo espaço urbano.

Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconhece um total de 26 regiões metropolitanas no país, que reúnem mais de 75 milhões de habitantes, o que representa mais de 40% da população brasileira.

Quantitativo populacional das principais Regiões Metropolitanas do Brasil
Quantitativo populacional das principais Regiões Metropolitanas do Brasil ¹

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando o gráfico, podemos notar que São Paulo e Rio de Janeiro são as duas únicas megacidades do Brasil (cidades com mais de 10 milhões de habitantes). A intensificação da concentração populacional e econômica na região Sudeste revelou-se tão intensa que foi responsável pela formação da primeira – e, por enquanto, única – megalópole brasileira, envolvendo a região que abrange essas duas cidades em conjunto com Campinas e a Baixada Santista.

A desmetropolização do Brasil

Atualmente, encontra-se em curso no Brasil o processo de desmetropolização, que é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias. Esse fenômeno está acompanhado da desconcentração industrial, em que as grandes empresas e fábricas – antes concentradas nos grandes centros urbanos – passam a se deslocar para cidades menores em busca, principalmente, de menores impostos (ou até a isenção de boa parte deles). Mas vale lembrar que esse processo é lento e gradual, de modo que é errôneo dizer que as grandes cidades não são mais industrializadas.

Mas isso não significa que as grandes cidades estejam diminuindo o seu tamanho populacional, mas apenas recebendo menos migrantes e crescendo demograficamente em uma velocidade muito menor. Além disso, no lugar das grandes fábricas, as principais metrópoles passam a se especializar em serviços do setor terciário e em abrigar centros administrativos e tecnológicos. Portanto, em vez de perder a importância, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro vêm se transformando em verdadeiros centros de poder, modernizando-se em uma velocidade maior do que o restante do país.

________________________

¹ Dados do gráfico: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.147.

Belo Horizonte, uma das principais metrópoles brasileiras
Belo Horizonte, uma das principais metrópoles brasileiras
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
O Dia do Trânsito é comemorado anualmente no dia 25 de setembro, em referência ao CTB. Na imagem, tráfego na Avenida 23 de maio, em São Paulo.*
25 de setembro — Dia do Trânsito
Veja este link e acesse o texto a respeito do Dia do Trânsito, data comemorativa criada por conta do Código de Trânsito Brasileiro. Leia o texto e saiba do que se trata esse dia e qual sua importância no combate à violência no trânsito brasileiro e na redução do número de acidentes.
Nova York, o principal exemplo de metrópole no mundo
Metrópole
Você conhece a definição de metrópole? Gostaria de conferir alguns exemplos? Clique e informe-se sobre o conceito e os tipos de metrópoles no Brasil e no mundo.
Vista aérea da cidade de Berlim, Alemanha
Urbanização
Compreenda o que é e como funciona o processo de urbanização, bem como os principais fatores concernentes a esse fenômeno.
São Paulo, principal metrópole brasileira
Metrópoles brasileiras
Entenda o que são metrópoles, as características das metrópoles brasileiras e os tipos existentes no Brasil com seus respectivos exemplos.
Mobilidade urbana
Entenda o que é a mobilidade urbana e o porquê de o Brasil enfrentar tantos problemas no que se refere à locomoção no espaço das cidades.
Vista da cidade de Londres, um dos principais centros das estruturas da globalização
Cidades e Globalização
Entenda a relação entre cidades e globalização, compreendendo como o meio urbano transforma-se a partir do processo de internacionalização da economia.
Nova York uma das cidades mundiais
Cidades Mundiais
Cidades Mundiais, O que são Cidades Mundiais, Onde estão localizadas as Cidades Mundiais, Quais as características das Cidades Mundiais, Quais as funções das Cidades Mundiais.
Características das Primeiras Cidades do Brasil
Urbanização Brasileira
Urbanização Brasileira, O que é a Urbanização Brasileira, Em qual século iniciou a Urbanização Brasileira, Em que região surgiu a Urbanização Brasileira, Urbanização Brasileira no litoral.
Santos, uma cidade portuária.
Tipos de cidades
Tipos de cidades, Quais são os principais Tipos de cidades, As características dos variados Tipos de cidades, Como podem ser classificados os Tipos de cidades.
A presença de indústria no Brasil iniciou-se em 1930 e intensificou-se a partir de 1950
Espaço Industrial Brasileiro
As principais caraterísticas do espaço industrial brasileiro e as transformações em sua dinâmica com o passar do tempo.
O histórico processo de concentração industrial brasileiro só recentemente vem se alternando
Concentração e Desconcentração Industrial no Brasil
As causas, consequências e características gerais da concentração e da desconcentração industrial no Brasil.