Whatsapp icon Whatsapp

Amebíase

Ameba: parasita celular que causa a amebíase.
Ameba: parasita celular que causa a amebíase.
Amebíase é uma infecção ocasionada pela ameba, um parasita unicelular que ataca o homem.

O contágio se dá através de alimentos ou água contaminados por ameba.

O período de incubação geralmente ocorre entre 2 a 4 semanas, podendo ser variável.

Os sintomas da amebíase são: diarréia com cólicas até a diarréia mais intensa, febre e emagrecimento. Pode ocorrer inflamação do intestino grosso.

O diagnóstico é realizado através do exame de fezes que detecta o parasita.

O tratamento consiste na utilização de um antimicrobiano, o metronidazol. O tempo de tratamento varia de pessoa a pessoa.

Para prevenir a doença, a principal medida é o saneamento básico como tratamento da água e esgoto. Hábitos de higiene como lavar as mãos após o uso do sanitário também são importantes.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Leishmaniose
Clique aqui, descubra o que é leishmaniose, conheça seus tipos e saiba sobre sua transmissão, seu diagnóstico, seu tratamento e sua prevenção.
Leishmaniose visceral
Aprenda mais sobre a leishmaniose visceral clicando aqui. Neste texto entenderemos melhor o que é essa doença, como é transmitida e seus sintomas.
Tricomoníase
Você sabe o que é tricomoníase? Acesse o texto e conheça os sintomas dessa infecção sexualmente transmissível. Veja os perigos e qual é o tratamento.
video icon
Escrito"O que é o vento? sobre imagem de uma paisagem com árvores e vento.
Geografia
Ventos: o que são e tipos
Assista à videoaula e entenda o que são os ventos. Saiba também quais são os fatores que geram os ventos, bem como conheça os principais tipos de ventos e por que esses fenômenos meteorológicos são importantes.