Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, tendo como reservatório a vagina e a uretra.

O tricomonas é um parasita eucariota flagelado que possui quatro ou cinco flagelos e membrana ondulante.

A principal forma de propagação do protozoário é através de secreções durante o contato sexual.
A infecção pode ser assintomática no homem e na mulher.

Os sintomas são: corrimento amarelo esverdeado com mau-cheiro, prurido e/ou irritação vulvar, dor pélvica (ocasionalmente), desconforto ao urinar, dor durante a relação sexual.

Os homens normalmente não apresentam sintomas e não sabem quando estão infectados, porém raramente poderá ocorrer corrimento, dor ou ardor ao urinar, irritação ou coceira no pênis.

O período de incubação é de 10 a 30 dias, em média.
A tricomoníase é diagnosticada pelo exame do fluído vaginal ao microscópio.

Como se trata de uma doença sexualmente transmissível, o tratamento deve ser feito pela mulher e seu parceiro sexual.

Mesmo em casos nos quais a pessoa portadora da doença, não apresenta sintomas, ela pode transmitir a infecção.

O tratamento é à base do medicamento metronidazol por via oral. É importante evitar bebidas alcoólicas 24 horas antes, durante e após tomar o metronidazol. Pois pode provocar dor de cabeça, vômitos e tonturas. Não é aconselhável fazer uso do medicamento nos três primeiros meses de gestação.

Uma forma de prevenir a doença é usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais.
Protozoário Trichomonas vaginalis
Protozoário Trichomonas vaginalis
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Ameba: parasita celular que causa a amebíase.
Amebíase
Amebíase é uma infecção ocasionada pela ameba, o contágio da amebíase, o período de incubação da amebíase, os sintomas da amebíase, o diagnóstico da amebíase, o tratamento da amebíase, a prevenção da amebíase.
Doença de Chagas
Você já ouviu falar a respeito da doença de Chagas? Clique aqui e conheça mais sobre a transmissão, sintomas e tratamento desse problema de saúde.
Mosca que transmite a doença do sono
Doença do sono
Conheça a doença do sono, tipos, sintomas e prevenção
Giardia lamblia
Giardíase
Giardíase, o que é a giardíase, sintomas da giardíase, tratamento para a giardíase, como prevenir a giardíase, como se contrai a giardíase.
Mosquito vetor da doença.
Leishmaniose
Leishmaniose, doença provocada pelos parasitas unicelulares, parasitas unicelulares do gênero Leishmania, três tipos de leishmaniose, leishmaniose visceral, leishmaniose cutânea, leishmaniose mucocutânea, diagnóstico da leishmaniose, prevenção da leishmaniose.
Inseto transmissor da leishmaniose.
Leishmaniose Visceral
Leishmaniose Visceral, doença ocasionada por parasita, doença que acomete os órgãos internos, transmissão leishmaniose visceral, inseto transmissor da leishmaniose visceral, sintomas da leishmaniose visceral, tempo médio de incubação da leishmaniose visceral.
O Toxoplasma gondii é um protozoário responsável por causar a toxoplasmose.
Toxoplasmose
Aprenda sobre a toxoplasmose — doença, em geral, assintomática que pode ser perigosa em gestantes e pessoas imunocomprometidas. Saiba sobre seus sintomas e prevenção.