Whatsapp icon Whatsapp

Leishmaniose

Mosquito vetor da doença.
Mosquito vetor da doença.
A leishmaniose é uma doença provocada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania. Existem três tipos de leishmaniose: visceral, que ataca os órgãos internos, cutânea, que ataca a pele, e mucocutânea, que ataca as mucosas e a pele. É uma doença que acomete cães, lobos, roedores silvestres e o homem.

A transmissão ocorre por meio da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalps) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigui e outros. O contágio não é feito de pessoa para pessoa.

O período de incubação pode variar de dias a meses.

A leishmaniose visceral, também conhecida por calazar, tem um período de incubação de vários meses a vários anos. As leishmanias danificam órgãos como o baço, o fígado e a medula óssea. Os sintomas são: febre, tremores violentos, diarréia, suores, mal estar, fadiga e algumas vezes manifestações como úlceras e zonas de pele escura.

A leishmaniose cutânea é a forma mais comum de leishmaniose. É uma infecção de pele causada por um parasita unicelular, que dá origem a uma mancha vermelha ou um nódulo.

A leishmaniose mucocutânea ocorre a partir de uma lesão cutânea inicial, os parasitas podem se disseminar pela mucosa da boca ou do nariz. Em alguns pacientes, esse tipo de leishmaniose pode levar a desfiguração facial.

O diagnóstico é realizado pela observação direta microscópica dos parasitas em amostras de linfa, sanguíneas ou de biopsias de baço.

A prevenção da doença consiste na proteção contra as picadas dos insetos, fazendo uso de repelentes de insetos, roupas adequadas, telas nas aberturas e mosquiteiros ao redor das camas.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Ameba: parasita celular que causa a amebíase.
Amebíase
Amebíase é uma infecção ocasionada pela ameba, o contágio da amebíase, o período de incubação da amebíase, os sintomas da amebíase, o diagnóstico da amebíase, o tratamento da amebíase, a prevenção da amebíase.
Doença de Chagas
Você já ouviu falar a respeito da doença de Chagas? Clique aqui e conheça mais sobre a transmissão, sintomas e tratamento desse problema de saúde.
A leishmaniose visceral é provocada por um protozoário.
Leishmaniose visceral
Aprenda mais sobre a leishmaniose visceral clicando aqui. Neste texto entenderemos melhor o que é essa doença, como é transmitida e seus sintomas.
Protozoário Trichomonas vaginalis
Tricomoníase
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, protozoário que causa a tricomoníase, os sintomas da tricomoníase, o diagnóstico da tricomoníase, o tratamento da tricomoníase, forma de prevenção da tricomoníase.
video icon
Sociologia
Estado para Émile Durkheim
Nesta aula vamos conhecer a ideia de Estado para o sociólogo francês Émile Durkheim. Iremos compreender a importância, fundamentos e objetivos do Estado para a sociologia desse autor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!