Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença provocada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania. Existem três tipos de leishmaniose: visceral, que ataca os órgãos internos, cutânea, que ataca a pele, e mucocutânea, que ataca as mucosas e a pele. É uma doença que acomete cães, lobos, roedores silvestres e o homem.

A transmissão ocorre por meio da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalps) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigui e outros. O contágio não é feito de pessoa para pessoa.

O período de incubação pode variar de dias a meses.

A leishmaniose visceral, também conhecida por calazar, tem um período de incubação de vários meses a vários anos. As leishmanias danificam órgãos como o baço, o fígado e a medula óssea. Os sintomas são: febre, tremores violentos, diarréia, suores, mal estar, fadiga e algumas vezes manifestações como úlceras e zonas de pele escura.

A leishmaniose cutânea é a forma mais comum de leishmaniose. É uma infecção de pele causada por um parasita unicelular, que dá origem a uma mancha vermelha ou um nódulo.

A leishmaniose mucocutânea ocorre a partir de uma lesão cutânea inicial, os parasitas podem se disseminar pela mucosa da boca ou do nariz. Em alguns pacientes, esse tipo de leishmaniose pode levar a desfiguração facial.

O diagnóstico é realizado pela observação direta microscópica dos parasitas em amostras de linfa, sanguíneas ou de biopsias de baço.

A prevenção da doença consiste na proteção contra as picadas dos insetos, fazendo uso de repelentes de insetos, roupas adequadas, telas nas aberturas e mosquiteiros ao redor das camas.
Mosquito vetor da doença.
Mosquito vetor da doença.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Agente transmissor da doença de chagas
Doença de Chagas
Doença de Chagas, o que é a doença de chagas, o transmissor da doença de chagas, os sintomas da doença de chagas, o tratamento para a doença de chagas, como prevenir a doença de chagas.
Protozoário Trichomonas vaginalis
Tricomoníase
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, protozoário que causa a tricomoníase, os sintomas da tricomoníase, o diagnóstico da tricomoníase, o tratamento da tricomoníase, forma de prevenção da tricomoníase.
Ameba: parasita celular que causa a amebíase.
Amebíase
Amebíase é uma infecção ocasionada pela ameba, o contágio da amebíase, o período de incubação da amebíase, os sintomas da amebíase, o diagnóstico da amebíase, o tratamento da amebíase, a prevenção da amebíase.
Inseto transmissor da leishmaniose.
Leishmaniose Visceral
Leishmaniose Visceral, doença ocasionada por parasita, doença que acomete os órgãos internos, transmissão leishmaniose visceral, inseto transmissor da leishmaniose visceral, sintomas da leishmaniose visceral, tempo médio de incubação da leishmaniose visceral.