Whatsapp icon Whatsapp

Antraz

O Antraz é uma doença bacteriana
O Antraz é uma doença bacteriana

O Antraz é uma doença causada pela bactéria Bacillus anthracis, encontrada naturalmente no solo, em regiões agrícolas. Este bacilo é bastante resistente, podendo, inclusive, formar esporos - os responsáveis por muitos dos sintomas da doença, podendo levar a óbito, uma vez que liberam toxinas.

Acredita-se que foi o antraz que causou pragas e doenças no tempo de Moisés e entre os antigos romanos, sendo esta doença aquela que foi conhecida como “a praga do Egito”.
Como gado e outros vertebrados herbívoros são, geralmente, os animais mais propensos à contaminação, trabalhadores do campo estão mais vulneráveis a ela.

Seres humanos podem ser contaminados pelos esporos por via inalação, ingestão de carne contaminada crua ou malpassada ou penetração na pele via lesões. A bactéria infecta a pele em mais de 95% dos casos. Não há registro de contágio direto (de pessoa para pessoa).

Os sintomas aparecem geralmente sete dias após a exposição ao patógeno. No caso da infecção pelas vias aéreas, a doença pode ter como sintomas os de um resfriado comum, atrasando o diagnóstico. Na fase mais aguda, ocorre insuficiência respiratória, desencadeando em morte em pelo menos metade dos casos. Quanto à infecção das vias intestinais (a manifestação mais rara do antraz), vômitos e diarréias com sangue podem se manifestar. O indivíduo pode não resistir, em intervalo de aproximadamente um dia após o aparecimento destes quadros mais graves.

O antraz cutâneo é a forma menos séria da doença. Nela, surge uma pequena ferida em forma de bolha, com inchaço e vermelhidão em sua volta. Esta se rompe aproximadamente dois dias depois, apresentando uma crosta negra no centro.

O diagnóstico consiste na busca da presença do germe ou de anticorpos específicos no sangue via exames laboratoriais. Para tratamento, o uso de antibióticos é necessário.

Existem vacinas contra o antraz, mas estas são disponibilizadas apenas àqueles considerados grupo de risco.

Bioterrorismo:

Há alguns anos atrás, esta doença foi bastante comentada devido à ações relacionadas ao bioterrorismo – uso de qualquer organismo biológico com a finalidade de causar medo, males ou doenças.

De acordo com a Associação Médica Americana (AMA), acredita-se que pelo menos 17 países possuem programas de armas biológicas, incluindo o Iraque, que admitiu produzir o Antraz.

No ano em que houve o ataque ao Pentágono e ao Worl Trade Center, nos Estados Unidos ocorreram casos de contaminação do antraz via correspondências, enviadas pelos terroristas pelos serviços de correios: 13 pessoas foram infectadas e 5 não resistiram, criando uma situação de medo e alerta. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Hanseníase
Clique aqui e leia sobre a hanseníase. Saiba o que é a hanseníase, sua forma de transmissão e seu tratamento. Confira nossa tabela dos principais sintomas da doença.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
video icon
Português
Pré-Enem | Tendências das últimas redações nota 1000
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre as tendências das últimas redações nota 1000 publicadas pelo Inep com o professor Guga Valente!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!