Whatsapp icon Whatsapp

Antraz

O Antraz é uma doença bacteriana
O Antraz é uma doença bacteriana

O Antraz é uma doença causada pela bactéria Bacillus anthracis, encontrada naturalmente no solo, em regiões agrícolas. Este bacilo é bastante resistente, podendo, inclusive, formar esporos - os responsáveis por muitos dos sintomas da doença, podendo levar a óbito, uma vez que liberam toxinas.

Acredita-se que foi o antraz que causou pragas e doenças no tempo de Moisés e entre os antigos romanos, sendo esta doença aquela que foi conhecida como “a praga do Egito”.
Como gado e outros vertebrados herbívoros são, geralmente, os animais mais propensos à contaminação, trabalhadores do campo estão mais vulneráveis a ela.

Seres humanos podem ser contaminados pelos esporos por via inalação, ingestão de carne contaminada crua ou malpassada ou penetração na pele via lesões. A bactéria infecta a pele em mais de 95% dos casos. Não há registro de contágio direto (de pessoa para pessoa).

Os sintomas aparecem geralmente sete dias após a exposição ao patógeno. No caso da infecção pelas vias aéreas, a doença pode ter como sintomas os de um resfriado comum, atrasando o diagnóstico. Na fase mais aguda, ocorre insuficiência respiratória, desencadeando em morte em pelo menos metade dos casos. Quanto à infecção das vias intestinais (a manifestação mais rara do antraz), vômitos e diarréias com sangue podem se manifestar. O indivíduo pode não resistir, em intervalo de aproximadamente um dia após o aparecimento destes quadros mais graves.

O antraz cutâneo é a forma menos séria da doença. Nela, surge uma pequena ferida em forma de bolha, com inchaço e vermelhidão em sua volta. Esta se rompe aproximadamente dois dias depois, apresentando uma crosta negra no centro.

O diagnóstico consiste na busca da presença do germe ou de anticorpos específicos no sangue via exames laboratoriais. Para tratamento, o uso de antibióticos é necessário.

Existem vacinas contra o antraz, mas estas são disponibilizadas apenas àqueles considerados grupo de risco.

Bioterrorismo:

Há alguns anos atrás, esta doença foi bastante comentada devido à ações relacionadas ao bioterrorismo – uso de qualquer organismo biológico com a finalidade de causar medo, males ou doenças.

De acordo com a Associação Médica Americana (AMA), acredita-se que pelo menos 17 países possuem programas de armas biológicas, incluindo o Iraque, que admitiu produzir o Antraz.

No ano em que houve o ataque ao Pentágono e ao Worl Trade Center, nos Estados Unidos ocorreram casos de contaminação do antraz via correspondências, enviadas pelos terroristas pelos serviços de correios: 13 pessoas foram infectadas e 5 não resistiram, criando uma situação de medo e alerta. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Hanseníase
Clique aqui e leia sobre a hanseníase. Saiba o que é a hanseníase, sua forma de transmissão e seu tratamento. Confira nossa tabela dos principais sintomas da doença.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!