Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Arteriosclerose

Arteriosclerose

A Arteriosclerose, principal causa de morte no mundo ocidental, consiste na perda da elasticidade da parede das artérias.

Este processo ocorre de forma gradual e é causado, principalmente, por acúmulo de placas de gordura no interior destas. Essas placas, denominadas ateromas, comprometem a elasticidade por enrijecer as paredes das artérias, além de diminuir seus calibres. Tal tipo de arteriosclerose é denominado aterosclerose.

Na ateroslerose, as ateromas podem levar a um aumento da pressão arterial na sístole e diminuição desta na diástole e formação de coágulos e obstruções arteriais, uma vez que comprometem as artérias de grande e médio calibre trazendo, inclusive, um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas.

A arteriosclerose pode ocorrer em qualquer região do corpo, sendo mais grave quando acomete as carótidas, coronárias e região das pernas. No primeiro caso, pode provocar derrame cerebral e no segundo, fortes dores no peito e enfarte do miocárdio. Nas pernas, além de dor, pode bloquear o fluxo sanguíneo desta região, podendo ser necessária a amputação do membro. Este tipo de arteriosclerose é denominado arteriosclerose obliterante (ASO) e metade das pessoas afetadas por ela sofrem de outro problema cardíaco.

São consideradas parte do grupo de risco pessoas do sexo masculino, de idade entre 50 e 70 anos, indivíduos com taxas elevadas de colesterol, obesos, fumantes, hipertensos, sedentários e pessoas com histórico familiar propenso à doença.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A aterosclerose pode ser causada pelo aumento dos níveis de LDL
Colesterol
Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol, como síntese, transporte, como controlá-lo, seus benefícios ao organismo e também seus malefícios!
A dor aparece na região baixa da coluna vertebral.
Dor nas Costas
Dor nas Costas, dor na região cervical, torácica e lombar, onde a dor aparece, as principais causas de dor nas costas, diagnóstico de dor nas costas, tratamento da dor nas costas, medidas que podem prevenir a dor nas costas.
A obesidade exige uma mudança de vida!
Obesidade Infantil
A obesidade infantil pode acarretar outros problemas de saúde. Confira algumas formas de inverter o quadro de obesidade em crianças e adolescentes.
O desenvolvimento do glaucoma na maioria dos casos é lento e imperceptível
Glaucoma
Glaucoma, o que é glaucoma, tipos de glaucoma, como o glaucoma ocorre, o desenvolvimento do glaucoma, sintomas do glaucoma, pessoas com disposição ao glaucoma.
A síndrome das pernas inquietas pode atrapalhar o sono das pessoas acometidas
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é caracterizada por movimentos incessantes dos membros inferiores dos acometidos. A síndrome das pernas inquietas ocorre mais em adultos.
Observe a formação do trombo nos vasos sanguíneos e sua migração
Trombose
Entenda o que é trombose, como são formados os trombos e o que é a trombose venosa profunda.
Aorta
Conheça mais sobre a aorta, a principal artéria do nosso corpo. Neste texto exploraremos suas características, suas partes e doenças relacionadas a ela.
Manifestação da artrite reumática.
Artrite
Artrite, o que é artrite, as artrites que mais se manifestam, a artrite reumatóide, a ossteoartrite, o tratamento para a artrite, tipos de artrite.
Criança portadora de fenilcetonúria. Demonstração que a vida, mesmo com limites, manifesta esta alegria.
Fenilcetonúria
Fenilcetonúria, Doença genética, Cromossomo autossômico, Recessividade, Homozigose, Alelos, Gene, Enzima fenilalanina hidroxilase, Catálise, Conversão de aminoácidos, Fenilalanina, Tirosina, Grupamento hidroxila, Síntese de proteínas, Toxicidade, Alimentação.