Whatsapp icon Whatsapp

Arteriosclerose

o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
A Arteriosclerose, principal causa de morte no mundo ocidental, consiste na perda da elasticidade da parede das artérias.

Este processo ocorre de forma gradual e é causado, principalmente, por acúmulo de placas de gordura no interior destas. Essas placas, denominadas ateromas, comprometem a elasticidade por enrijecer as paredes das artérias, além de diminuir seus calibres. Tal tipo de arteriosclerose é denominado aterosclerose.

Na ateroslerose, as ateromas podem levar a um aumento da pressão arterial na sístole e diminuição desta na diástole e formação de coágulos e obstruções arteriais, uma vez que comprometem as artérias de grande e médio calibre trazendo, inclusive, um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas.

A arteriosclerose pode ocorrer em qualquer região do corpo, sendo mais grave quando acomete as carótidas, coronárias e região das pernas. No primeiro caso, pode provocar derrame cerebral e no segundo, fortes dores no peito e enfarte do miocárdio. Nas pernas, além de dor, pode bloquear o fluxo sanguíneo desta região, podendo ser necessária a amputação do membro. Este tipo de arteriosclerose é denominado arteriosclerose obliterante (ASO) e metade das pessoas afetadas por ela sofrem de outro problema cardíaco.

São consideradas parte do grupo de risco pessoas do sexo masculino, de idade entre 50 e 70 anos, indivíduos com taxas elevadas de colesterol, obesos, fumantes, hipertensos, sedentários e pessoas com histórico familiar propenso à doença.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Artrite
Artrite, o que é artrite, as artrites que mais se manifestam, a artrite reumatóide, a ossteoartrite, o tratamento para a artrite, tipos de artrite.
Fenilcetonúria
Fenilcetonúria, Doença genética, Cromossomo autossômico, Recessividade, Homozigose, Alelos, Gene, Enzima fenilalanina hidroxilase, Catálise, Conversão de aminoácidos, Fenilalanina, Tirosina, Grupamento hidroxila, Síntese de proteínas, Toxicidade, Alimentação.
video icon
Escrito"Revolução Francesa" sobre a tela A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, representando a Revolução Francesa.
História
Revolução Francesa
O professor Alexandre Fernandes aborda algumas das principais questões sobre a Revolução Francesa, processo revolucionário que marcou a história e deu início cronologicamente à Idade Contemporânea.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.