Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Câncer
  4. Câncer de Ovário

Câncer de Ovário

O câncer de ovário pode acometer mulheres de qualquer idade, mas afeta principalmente as mulheres acima de 40 anos de idade. Câncer é o crescimento anômalo e incontrolável de células em alguma parte do corpo, no caso do câncer de ovário este consiste no crescimento descontrolado de células anormais nos ovários, os órgãos reprodutivos femininos que produzem os óvulos.

Na maioria dos casos o diagnóstico é tardio, uma vez que os sintomas também são tardios, aparecendo geralmente quando o câncer já está espalhado. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

O tratamento e as perspectivas de recuperação variam de acordo com o tipo de câncer de ovário, uma vez que este contém diversos tipos de células, cada qual pode originar em um tipo diferente de câncer. O primeiro indício pode ser um leve desconforto na região abdominal inferior, parecido a uma indigestão. Pode ocorrer distensão abdominal, decorrente do aumento dos ovários e do acúmulo de líquido, estágio em que poderá ser apresentado também dor pélvica, anemia e perda de peso.

Diante da suspeita do câncer de ovário, faz-se necessário uma ultra-sonografia ou uma tomografia computadorizada a fim de obter conhecimento sobre o aumento de tamanho do ovário. Em alguns casos é feita a cirurgia abdominal, por exemplo, para estabelecer o diagnóstico, para determinar e extensão da propagação e forma de tratamento.

Na maioria dos casos a radioterapia e a quimioterapia complementam o tratamento. Os fatores de risco mais comuns associados ao câncer de ovário são: história ginecológica (mulheres que nunca engravidaram); história familiar (casos em que a mãe, irmã ou filha tiveram a doença); medicações (medicamentos para infertilidade).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O câncer de ovário geralmente afeta as mulheres acima de 40 anos de idade
O câncer de ovário geralmente afeta as mulheres acima de 40 anos de idade
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Os tumores são gerados a partir da multiplicação anormal das células
Tumor
A presença de um tumor geralmente causa medo nas pessoas. Afinal, todo tumor compromete a vida de uma pessoa? Clique aqui e descubra!
A quimioterapia é um tratamento contra o câncer no qual são utilizados medicamentos.
Quimioterapia
Que tal aprender mais a respeito da quimioterapia? Neste texto, falaremos sobre o que é esse tratamento, como ele atua no organismo, como é administrado e os tipos de quimioterapia. Falaremos ainda a respeito dos diferentes efeitos colaterais que podem surgir em decorrência desse tratamento.
O linfoma atinge os nódulos linfáticos localizados no pescoço, axilas e virilha.
Linfoma não Hodgkin
Conheça mais sobre as causas, sintomas e formas de tratamento do linfoma de não Hodgkin.
Com a informação necessária, é possível descobrir um câncer precocemente
27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer
Aproveite o Dia Nacional de Combate ao Câncer para conhecer um pouco mais sobre essa grave doença!
Uma alimentação saudável melhora o sistema imunológico e diminui os efeitos colaterais da quimioterapia
Alimentação durante a quimioterapia
Veja aqui como uma boa alimentação durante a quimioterapia pode ajudar a reverter os efeitos desagradáveis comumente relatados.
O câncer colorretal possui ligação direta com a alimentação
Câncer colorretal
Conheça os sintomas do câncer colorretal e saiba como é possível prevenir-se dessa doença.
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Ovários
Conheça as características dos ovários, órgãos do sistema genital feminino que produzem os ovócitos secundários e os hormônios sexuais.
Ao perceber alguma alteração na pele, procure rapidamente o dermatologista
Câncer de pele
Aprenda mais sobre o câncer de pele e conheça a diferença entre os tipos existentes e as principais lesões que surgem na pele com essa doença.
Alguns vírus do tipo HPV estão relacionados com o desenvolvimento de câncer do colo do útero.
Câncer do colo do útero
Saiba mais a respeito do câncer do colo do útero, um tipo de câncer que afeta muitas mulheres no Brasil e no mundo. Veja aqui as principais características desse tipo de câncer, seus estágios, sintomas e tratamento. Entenda também por que é tão importante realizar exames preventivos regularmente.
A radioterapia é uma das formas de tratamento contra o câncer.
Radioterapia
Que tal aprender um pouco mais sobre a radioterapia? Neste texto, falaremos o que é essa forma de tratamento contra o câncer, como funciona e como é feita nos pacientes. Além disso, apresentaremos os principais efeitos colaterais observados em pessoas que estão fazendo esse tratamento.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em homens. Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, seus sintomas, tratamento e prevenção.
O tumor pode ocorrer em qualquer parte do cérebro.
Câncer de cérebro
Câncer de cérebro, câncer cerebral, o que é câncer de cérebro, como pode ocorrer o câncer de cérebro, os sintomas do câncer de cérebro, a origem da maioria dos tumores cerebrais, características dos indivíduos que possuem maior possibilidade de ter câncer de cérebro.