Pediculose pubiana

A pediculose pubiana, ou ftirose, se caracteriza pela presença do artrópode hematófago Phthirus pubis, conhecido popularmente como “chato”, na região pubiana. Esta é considerada por alguns médicos e pesquisadores como a mais contagiosa das DSTs, sendo mais comum em pessoas promíscuas e/ou com hábitos de higiene precários.

Caracterizada por coceira, urticária, manchas cinza-azuladas na pele, e presença de lêndeas e indivíduos adultos no púbis, esta doença é transmitida também pelo uso de roupas, lençóis e toalhas de um indivíduo infestado. Estes piolhos podem, também, colonizar a raiz dos pelos das axilas, tronco, abdome, coxas e sobrancelhas, de acordo com o grau de infestação.

Complicações, como reações alérgicas, infecção purulenta da pele, dermatite e impetigo podem ocorrer, mas tais manifestações são raras.

Para tratamento, é recomendada a remoção manual dos artrópodes, corte dos pelos e uso de fármacos, como a solução de Lindane a 1%, no púbis e áreas das coxas, tronco e axilas, por duas noites consecutivas, e repetindo o procedimento entre sete e dez dias depois. Parceiros sexuais também devem adotar essa última medida.

Para evitar a re-infestação, aconselha-se descartar as roupas infestadas e adoção de bons hábitos de higiene. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia




Lêndeas e indivíduos adultos de Phthirus pubis, localizados nos cílios de paciente.
Lêndeas e indivíduos adultos de Phthirus pubis, localizados nos cílios de paciente.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Bolhas provocadas pelo herpes simplex
Herpes Genital
Herpes Genital, o que é herpes genital, características do herpes genital, causas do herpes genital, sintomas do herpes genital, tratamento do herpes genital, prevenção contra o herpes genital.
O preservativo é o único meio de se prevenir da doença.
Cancro mole
Cancro mole, o que é cancro mole, o transmissor do cancro mole, como o cancro mole é transmitido, como ocorre o tratamento do cancro mole, como prevenir o cancro mole.
Presença do papilomavírus humano em células da vagina.
Verrugas Genitais
Verrugas Genitais, doença sexualmente transmissível, condiloma acuminado, doença conhecida como crista de galo, doença ocasionada pelo papilomavírus humano, contágio do condiloma acuminado, sintomas do condiloma acuminado, tratamento do condiloma acuminado.
Células epiteliais infectadas por Gardnerella vaginalis.
Gardnerella
Vaginose cujo agente causador é uma bactéria, típica da flora vaginal.
A doença inflamatória pélvica atinge os órgãos genitais internos
Doença Inflamatória Pélvica
Compreenda mais sobre a doença inflamatória pélvica, seus sintomas, tratamento e prevenção.
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
A multiplicação da bactéria Neissiria genorrheae
Gonorréia
Gonorréia, o que é gonorréia, o causador da gonorréia, como se contrai a gonorréia, sintomas da gonorréia, tratamento da gonorréia, prevenção da gonorréia.
Bactéria Chlamydia
Clamídia
Clamídia, o que é clamídia, bactéria que provoca a clamídia, sintomas da clamídia, tratamento para a clamídia, prevenção contra a clamídia.