Gonorréia

A gonorréia ou blenorragia é uma doença sexualmente transmissível provocada pela bactéria Neissiria genorrheae que se contrai quando a boca, vagina, pênis ou reto entra em contato com um órgão contaminado, podendo infectar até a garganta e os olhos.

A bactéria ao entrar no organismo se espalha através do sangue e se multiplica na uretra, no colo do útero, nas trompas de falópio e no reto, permanecendo por até dez dias incubada, provocando infertilidade, meningite, septicemia, infecção ocular, pneumonia, artrite e outras doenças, se essa não for tratada a tempo. É diagnosticada clinicamente por ser uma doença vulgar e comum, mas que, em alguns casos, pode necessitar de exames laboratoriais para estudos epidemiológicos.

A gonorréia também pode ser transmitida ao feto caso a mulher grávida esteja com a doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas

A doença pode se manifestar através de:

Queimação e dor ao urinar
Inflamação local
Corrimento amarelado e purulento
Prurido
Febre
Dor no estômago
Sangramento
Dor nos testículos
Etc

Tratamento

O tratamento é feito à base de antibióticos, preferencialmente, de única dosagem e quimioterápicos, que requer abstinência sexual durante o mesmo. É uma doença de fácil e barato tratamento, se for seguido corretamente segundo a prescrição médica. É importante que o casal faça o tratamento para que não haja perigo de uma nova contração.

Prevenção

A gonorréia pode ser prevenida com a utilização de preservativos que impedem o contato direto entre o órgão do (a) parceiro (a) e através da limpeza do órgão pós-coito.

A multiplicação da bactéria Neissiria genorrheae
A multiplicação da bactéria Neissiria genorrheae
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
Bolhas provocadas pelo herpes simplex
Herpes Genital
Herpes Genital, o que é herpes genital, características do herpes genital, causas do herpes genital, sintomas do herpes genital, tratamento do herpes genital, prevenção contra o herpes genital.
O preservativo é o único meio de se prevenir da doença.
Cancro mole
Cancro mole, o que é cancro mole, o transmissor do cancro mole, como o cancro mole é transmitido, como ocorre o tratamento do cancro mole, como prevenir o cancro mole.
Presença do papilomavírus humano em células da vagina.
Verrugas Genitais
Verrugas Genitais, doença sexualmente transmissível, condiloma acuminado, doença conhecida como crista de galo, doença ocasionada pelo papilomavírus humano, contágio do condiloma acuminado, sintomas do condiloma acuminado, tratamento do condiloma acuminado.
Lêndeas e indivíduos adultos de Phthirus pubis, localizados nos cílios de paciente.
Pediculose pubiana
DST caracterizada pela presença do artrópode Phthirus pubis nos pêlos pubianos.
Bactéria Chlamydia
Clamídia
Clamídia, o que é clamídia, bactéria que provoca a clamídia, sintomas da clamídia, tratamento para a clamídia, prevenção contra a clamídia.
A doença inflamatória pélvica atinge os órgãos genitais internos
Doença Inflamatória Pélvica
Compreenda mais sobre a doença inflamatória pélvica, seus sintomas, tratamento e prevenção.