Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Criptorquidia

Criptorquidia

A criptorquidia é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos do abdome para a bolsa escrotal. Esse problema acontece com cerca de 3% dos recém-nascidos.

A criptorquidia - também chamada de criptorquismo, criptorquia, distopia testicular, escroto vazio ou testículo não descido - é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos, do abdome (local onde estes se desenvolvem durante a vida intrauterina) para a bolsa escrotal.

É uma das doenças de tratamento cirúrgico mais comuns da infância, sendo suas causas, geralmente, ligadas à ocorrência de hérnias, distúrbios hormonais, ou mesmo anomalias na região abdominal.

Presente em cerca de 3% dos recém-nascidos, e em aproximadamente 30% dos prematuros de baixo peso, pode ser identificada logo após o nascimento do bebê, ao apalpar, suavemente, suas genitálias.

Em alguns casos, os testículos se instalam nesta região alguns meses após o nascimento. Quando isto não ocorre, pode ser indicado o tratamento com gonadotrofina coriônica (hCG), em três ou quatro doses injetáveis, a fim de acelerar o amadurecimento e a consequente migração destes.

Se até um ano e meio de idade não ocorrer o descimento, a criança deve se submeter ao processo cirúrgico. Tal intervenção é necessária, nestes casos, porque a retenção dos testículos pode favorecer o desenvolvimento de tumores malignos; e também pelo fato de que a exposição destes a temperaturas mais altas (neste caso, a região abdominal) pode inviabilizar a produção de espermatozoides, causando a infertilidade.

Este procedimento é relativamente simples, feito a partir de uma pequena incisão na virilha. Em muitos casos, a criança pode retornar à sua casa no mesmo dia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

 

 

A criptorquidia é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos.
A criptorquidia é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
A conjuntivite causa vermelhidão e bastante desconforto aos olhos
Conjuntivite
Saiba mais sobre esta inflamação que afeta os olhos, na região da conjuntiva.
Os testículos são encontrados no interior do saco escrotal
Testículos
Saiba mais sobre os testículos, órgãos do sistema genital masculino responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona.
A artrose é uma doença que na maioria dos casos ocorre nas articulações dos joelhos
Artrose
Clique e confira o que é artrose e qual é o seu tratamento.
A anosmia pode causar sentimentos de frustração e tristeza.
Anosmia
Anosmia: mal causado pelo comprometimento permanente dos receptores de odor.
O aumento das plaquetas (rosa), com possíveis alterações de tamanho, podem indicar a trombocitemia essencial.
Trombocitemia essencial
Doença crônica cujos portadores estão suscetíveis a episódios de hemorragias e/ou trombose.