Whatsapp icon Whatsapp

Criptorquidia

A criptorquidia é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos do abdome para a bolsa escrotal. Esse problema acontece com cerca de 3% dos recém-nascidos.
A criptorquidia é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos.
A criptorquidia é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos.

A criptorquidia - também chamada de criptorquismo, criptorquia, distopia testicular, escroto vazio ou testículo não descido - é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos, do abdome (local onde estes se desenvolvem durante a vida intrauterina) para a bolsa escrotal.

É uma das doenças de tratamento cirúrgico mais comuns da infância, sendo suas causas, geralmente, ligadas à ocorrência de hérnias, distúrbios hormonais, ou mesmo anomalias na região abdominal.

Presente em cerca de 3% dos recém-nascidos, e em aproximadamente 30% dos prematuros de baixo peso, pode ser identificada logo após o nascimento do bebê, ao apalpar, suavemente, suas genitálias.

Em alguns casos, os testículos se instalam nesta região alguns meses após o nascimento. Quando isto não ocorre, pode ser indicado o tratamento com gonadotrofina coriônica (hCG), em três ou quatro doses injetáveis, a fim de acelerar o amadurecimento e a consequente migração destes.

Se até um ano e meio de idade não ocorrer o descimento, a criança deve se submeter ao processo cirúrgico. Tal intervenção é necessária, nestes casos, porque a retenção dos testículos pode favorecer o desenvolvimento de tumores malignos; e também pelo fato de que a exposição destes a temperaturas mais altas (neste caso, a região abdominal) pode inviabilizar a produção de espermatozoides, causando a infertilidade.

Este procedimento é relativamente simples, feito a partir de uma pequena incisão na virilha. Em muitos casos, a criança pode retornar à sua casa no mesmo dia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

 

 

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Anosmia
Anosmia: mal causado pelo comprometimento permanente dos receptores de odor.
Artrose
Clique e confira o que é artrose e qual é o seu tratamento.
Trombocitemia essencial
Doença crônica cujos portadores estão suscetíveis a episódios de hemorragias e/ou trombose.
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.