Whatsapp icon Whatsapp

Doenças comuns a humanos e outros animais

Algumas doenças acometem exclusivamente as pessoas. Contudo, existem enfermidades comuns tanto a humanos quanto a outros animais, como é o caso da epilepsia e do câncer.
Homens podem compartilhar doenças com outros animais
Homens podem compartilhar doenças com outros animais

Diferentemente do que muitos pensam, nem todas as doenças que afetam os seres humanos ficam restritas a esse grupo. Existem muitas doenças que podem atingir tanto os homens como outros animais. Vamos conhecer algumas delas? 

→ Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela deficiência de insulina ou, ainda, pela impossibilidade de esse hormônio realizar sua função adequadamente. Em razão disso, o paciente apresenta em seu sangue uma quantidade maior de glicose.

Essa doença ocorre em humanos e também em outros animais, como cães e gatos. O diabetes tipo 1 é mais frequente em cães, e o tipo 2 é mais comuns em gatos. Em gatos, essa doença é bastante comum, e sua incidência chega a atingir 0,5% dos felinos. 

→ Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um problema endócrino em que ocorre uma produção ou secreção insuficiente dos hormônios produzidos na tireoide. Essa doença é muito frequente nos seres humanos e também pode manifestar-se nos cães, normalmente na meia-idade, ou seja, entre os quatro e dez anos.

Nos cães, o hipotireoidismo desencadeia letargia, inatividade, aumento do peso, intolerância ao frio. Nos seres humanos, os sintomas são parecidos e, normalmente, o paciente apresenta-se com fadiga, sensibilidade ao frio, pele seca e ganho de peso. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Câncer

O câncer caracteriza-se pelo crescimento desordenado de células, podendo invadir tecidos e órgãos. Esse problema pode acometer o homem, assim como outros animais. Para ter uma ideia de como o câncer é comum em animais, essa doença é considerada a primeira causa de morte em cães idosos. Em outras espécies animais, o tratamento padrão é a retirada do tumor por procedimento cirúrgico. 

→ Epilepsia

A epilepsia é um problema caracterizado pela ocorrência de repetidas crises epiléticas, que são definidas como uma ocorrência passageira de sinais e sintomas de uma atividade anormal no cérebro. Assim como ocorre em seres humanos, essas crises epiléticas manifestam-se em outros seres vivos. Os médicos veterinários afirmam que a epilepsia pode acometer de 2% a 3% dos cães, portanto, é relativamente comum. Em gatos, a prevalência é de cerca de 0,5%. 

→ Pneumonia

A pneumonia é um problema respiratório em que há a inflamação dos pulmões. Essa doença pode ser causada por diversos agentes, como bactérias, vírus, fungos e até mesmo substâncias inorgânicas. A pneumonia afeta diferentes animais, tais como cães e gatos. Em animais em cativeiro, como cobras, essa doença é relativamente comum.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Diabetes do tipo 1
Clique aqui e saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento do diabetes do tipo 1.
Epilepsia
Clique aqui para entender melhor a epilepsia. Veja do que se trata, seus tipos e como nos comportar diante de uma crise epilética.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
Tipos de diabetes
Existem três tipos de diabetes: a diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional, clique aqui e conheça mais sobre elas.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.