Escarlatina

A escarlatina, causada pelo agente etiológico Streptococcus pyogenes, é uma doença bacteriana que causa infecções. Em caso de diagnóstico precoce, atingindo a princípio apenas a via respiratória, seu tratamento é de fácil controle. Porém, se disseminada, afetando demais órgãos, pode complicar o funcionamento orgânico de forma sistêmica, comprometendo diversos sistemas, por exemplo: além do respiratório, o digestivo e o excretor, causando distúrbios intestinais e renais.

Sua transmissão ocorre principalmente durante a tosse ou espirro, através de gotículas de saliva expelidas por pessoa contaminada, propagando as bactérias receptadas pelas vias aéreas de uma pessoa sadia, que geralmente tem a região da laringe acometida, causando processo inflamatório.

Características da Infecção: irritação dolorosa na garganta com secreção pruriginosa das amídalas, implicando dificuldades na deglutição e conseqüentemente falta de apetite, podendo manifestar mal-estar generalizado (dor muscular) e também vômito, recorrente estado febril, cefaléia (dor de cabeça), aparecimento de manchas avermelhadas e lesões na pele. Se agravado, pode causar infecções auditivas, bem como hemorragia gastrointestinal.

Medidas preventivas: evitar proximidade com indivíduos contaminados, seja por simples diálogo ou contato direto via oral (beijo com difusão de fluidos salivares); e procurar, casos esteja contaminado, orientação médica para tratamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Manchas avermelhadas na pele (um dos sintomas da escarlatina).
Manchas avermelhadas na pele (um dos sintomas da escarlatina).
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assuntos relacionados
Sífilis Congênita é adquirida no útero.
Sífilis Congênita
Sífilis Congênita, transmissão do Treponema pallidum por via transplacentária, manifestações da sífilis congênita, diagnóstico da sífilis congênita, classificação da sífilis congênita, prevenção da sífilis congênita.
Bactéria responsável pela leptospirose.
Leptospirose
Informações sobre uma doença de grande incidência em regiões onde o saneamento básico deixa a desejar.
Imagem de alvéolos sadios e alvéolos inflamados
Pneumonia
Pneumonia, o que é pneumonia, o que a pneumonia provoca, os sintomas da pneumonia, o que a pneumonia causa, o tratamento para a pneumonia.
Vibrio cholerae
Cólera
Cólera, o que é cólera, o que provoca a cólera, a contaminação da cólera, o que a cólera causa, o período de incubação da cólera, o tratamento da cólera.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.