Escarlatina
A escarlatina, causada pelo agente etiológico Streptococcus pyogenes, é uma doença bacteriana que causa infecções. Em caso de diagnóstico precoce, atingindo a princípio apenas a via respiratória, seu tratamento é de fácil controle. Porém, se disseminada, afetando demais órgãos, pode complicar o funcionamento orgânico de forma sistêmica, comprometendo diversos sistemas, por exemplo: além do respiratório, o digestivo e o excretor, causando distúrbios intestinais e renais.
Sua transmissão ocorre principalmente durante a tosse ou espirro, através de gotículas de saliva expelidas por pessoa contaminada, propagando as bactérias receptadas pelas vias aéreas de uma pessoa sadia, que geralmente tem a região da laringe acometida, causando processo inflamatório.
Características da Infecção: irritação dolorosa na garganta com secreção pruriginosa das amídalas, implicando dificuldades na deglutição e conseqüentemente falta de apetite, podendo manifestar mal-estar generalizado (dor muscular) e também vômito, recorrente estado febril, cefaléia (dor de cabeça), aparecimento de manchas avermelhadas e lesões na pele. Se agravado, pode causar infecções auditivas, bem como hemorragia gastrointestinal.
Medidas preventivas: evitar proximidade com indivíduos contaminados, seja por simples diálogo ou contato direto via oral (beijo com difusão de fluidos salivares); e procurar, casos esteja contaminado, orientação médica para tratamento.