Whatsapp icon Whatsapp

Hipotensão

Medição da pressão arterial.
Medição da pressão arterial.
Hipotensão é a situação de pressão arterial abaixo do normal (inferior a 105 mmHg e/ou a diastólica inferior a 60 mmHg). Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos a todos os tecidos é algo fundamental. A hipotensão pode ser uma manifestação de enfermidades graves, no entanto, em alguns casos a mesma pode não significar uma doença; somente um médico pode responder essas questões.

Os principais sintomas da hipotensão são: tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjôo, etc. A redução do fluxo sangüíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até mesmo causar a morte.

As causas para uma pessoa apresentar hipotensão são várias. Uma delas, que é muito comum, é o calor, que faz com que as artérias sejam dilatadas, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão. Mudanças bruscas de posição também provocam uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e também resultam na diminuição da pressão arterial. As situações mais graves, ou seja, os choques, podem ser causados por hemorragias externas profusas (abundantes), envenenamentos, intoxicações severas, desidratações, reações alérgicas, entre outros fatores.

A recomendação dada em casos de hipotensão é procurar orientação médica, principalmente se esses sintomas forem freqüentes. Uma medida caseira e equivocada de tentar elevar a pressão sanguínea é a ingestão de sal, entretanto, esse é um diagnóstico errado, podendo até mesmo ser perigoso.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Na figura podemos observar a presença de placas de pus causadas por uma amigdalite bacteriana
Amigdalite
Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento da amigdalite
O apêndice é a tubulação final destacada na figura.
Apendicite
O apêndice, como ocorre a apendicite, sintomas da apendicite, exames realizados para detectar a apendicite, tratamento para a apendicite, pós-operatório da apendicite.
A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias e afeta as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso.
Doenças causadas por bactérias
Descubra mais sobre as doenças causadas por bactérias. Neste texto abordamos quais são as doenças bacterianas, seus sintomas, transmissão e tratamento.
Síndrome Neurológica
Enxaqueca
Enxaqueca, o que é enxaqueca, como a doença se manifesta, o que pode contribuir para uma crise de enxaqueca, tratamento das crises de enxaqueca e tratamento para prevenir a enxaqueca.
Estresse
mplie seus conhecimentos sobre o estresse, um mal que afeta 90% da população. Com este texto, você vai conhecer as fases do estresse e os agentes estressores.
Doença genética ocasionada pela deficiência de uma enzima que processa a galactose.
Galactosemia
Galactosemia, Doença, Mutação, Gene, Cromossomo, Recessividade, Homozigose, Galactose, Dissacarídeo, Lactose, Leite, Respiração celular, Atividades metabólicas, Enzima, Galactose-1-fosfato uridiltransferase.
A labirintite afeta o labirinto, uma região que fica dentro do ouvido e é essencial ao equilíbrio do nosso corpo
O que é labirintite e quais as suas causas
Conheça as causas, sintomas, tratamento e prevenção da labirintite clicando aqui.
video icon
Geografia
Discussões sobre o clima 2021 e COP-26
Assista à videoaula sobre as discussões sobre o clima 2021 e a COP-26. Saiba o que são as COP, onde será a COP-26 e qual a importância dessas conferências!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!