Whatsapp icon Whatsapp

Infecção por rotavírus

O rotavírus é um vírus de RNA que causa uma diarreia severa, o que pode causar desidratação do paciente.
O rotavírus causa diarreia grave, principalmente em crianças
O rotavírus causa diarreia grave, principalmente em crianças

A infecção por rotavírus, vírus de RNA da família Reoviridae, é uma das principais causas de diarreia grave no mundo. Estima-se que o vírus cause, por ano, aproximadamente 600 mil mortes, principalmente em crianças com menos de cinco anos.

O rotavírus é transmitido por meio da via fecal-oral, água e alimentos contaminados, contato pessoa-pessoa e objetos contaminados. De uma maneira geral, depois da contaminação, os sintomas da doença surgem entre um e três dias.

Sinais e sintomas da infecção por rotavírus

As infecções por rotavírus apresentam sintomas que variam de uma pessoa para outra. Alguns pacientes apresentam quadros assintomáticos (sem sintomas); outros apresentam quadros leves com diarreia de duração limitada e existem ainda aqueles que apresentam casos graves caracterizados pela presença de diarreia, febres e vômitos, sintomas que podem levar a pessoa à desidratação. A diarreia, que normalmente dura de três a sete dias, é explosiva e com aspecto gorduroso, sem a presença de muco e sangue.

Diagnóstico do rotavírus

Para diagnosticar a infecção por rotavírus, é feita uma análise das fezes do paciente para que seja verificada a presença dos vírus. O melhor período para fazer a análise é entre o primeiro e quarto dia após o início dos sinais e sintomas.

Tratamento do rotavírus

Normalmente a doença evolui espontaneamente para a cura, entretanto, é necessário que o tratamento seja feito para que o organismo não sofra com desidratação e distúrbios hidreletrolíticos. Vale destacar, no entanto, que não existe um tratamento específico para a doença, e as recomendações são apenas reposição de água e eletrólitos. Não é necessário realizar a mudança da dieta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante frisar que, em casos leves, o tratamento pode ser feito em casa com soro e muito líquido. Entretanto, casos mais graves necessitam de internação hospitalar.

Vacina contra rotavírus

A vacina contra rotavírus deve ser aplicada em crianças e está incluída no calendário infantil de imunização desde março de 2006. Essa vacina confere um ampla proteção, com eficácia de aproximadamente 90% na prevenção contra as formas mais graves da doença, e está disponível nos postos de saúde do SUS.

A vacina distribuída em nosso país é oral e é aplicada em duas doses, uma quando a criança apresenta dois meses e outra quando a criança completa quatro meses. Vale destacar que crianças com doença gastrointestinal crônica e com imunodeficiência não podem tomar a vacina.

Prevenção contra o rotavírus

Além da vacina, existem outras formas de se proteger da infecção causada por rotavírus, todas relacionadas com bons hábitos de higiene. Para prevenir-se desse vírus, é fundamental lavar bem as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro e sempre limpar bem os alimentos antes do consumo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Os vírus são responsáveis por diversas doenças no homem
Citomegalovírus
Compreenda como ocorre a infecção por citomegalovírus e como ela se manifesta.
Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)
Você conhece a Fiocruz? Clique aqui e conheça mais sobre essa instituição, que atua produzindo vacinas, medicamentos e difundindo conhecimento científico.
Os vírus são seres vivos?
Os vírus são seres vivos? Saiba mais a respeito desses organismos e das características que são utilizadas para considerá-los vivos ou não.
Vacinas
Você sabe o que são vacinas? Clique aqui e descubra o que são esses produtos, como agem em nosso corpo e sua importância.
video icon
Biologia
Pré-Enem | Seleção natural
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta aula, vamos falar sobre seleção natural com o professor Fred Mata!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.