Whatsapp icon Whatsapp

Síndrome Respiratória do Oriente Médio – Mers

A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) é uma doença respiratória grave que provoca febre, tosse e dificuldade respiratória.
Acredita-se que a Mers possa ser transmitida também por animais, como o camelo
Acredita-se que a Mers possa ser transmitida também por animais, como o camelo

A Mers (Middle East Respiratory Syndrome - Síndrome Respiratória do Oriente Médio) é uma doença respiratória provocada por um vírus do tipo coronavírus que foi identificada inicialmente na Arábia Saudita em 2012. A grande maioria dos casos da doença ocorreu na Arábia Saudita; entretanto, até junho de 2015, cerca de 25 países já tinham registros dela em seu território.

  • Transmissão da Mers

A transmissão da Mers acontece pelo contato próximo com pessoas infectadas. Assim como ocorre com um resfriado ou uma gripe, pesquisadores acreditam que o vírus espalhe-se com as secreções que são eliminadas no momento da tosse.

Existe ainda uma teoria de que a transmissão possa ocorrer mediante o contato de humanos com animais. Acredita-se que os camelos são os principais animais responsáveis pela transmissão, pois neles foi encontrado o mesmo tipo de vírus que infecta o homem. Vale destacar, no entanto, que mais estudos devem ser realizados para descobrir a verdadeira relação entre esses animais e a transmissão da Mers.

  • Sintomas da Mers

O período de incubação do coronavirus é de, em média, 5 a 6 dias. Entretanto, existem pessoas que desenvolvem os sintomas de 2 a 14 dias após o contágio. Os principais sintomas dessa síndrome são febre, tosse, dificuldade respiratória, diarreia, náusea e vômito. Em casos graves da Mers, o paciente torna-se tão debilitado que necessita de aparelhos para respirar, além de desenvolver quadros de pneumonia e insuficiência renal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 36% dos pacientes acabam morrendo em decorrência da doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Diagnóstico, tratamento e prevenção da Mers

O diagnóstico da Mers é realizado pela análise dos sintomas e confirmação após exame laboratorial de secreção da nasofaringe, do sistema respiratório superior e do sangue. Em virtude do risco de epidemias, os exames de possíveis acometidos devem ser realizados em Laboratórios com Nível de Biossegurança 3.

A Mers não possui tratamento específico. Durante a recuperação, o paciente recebe apenas medicamentos que aliviam os sintomas. Assim como não há tratamento, não existem vacinas para prevenir a doença.

A prevenção da doença é similar à de outros problemas respiratórios. Logo, deve-se lavar as mãos com frequência e sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir. Também é importante evitar o contato com pessoas contaminadas e tratar o doente.

É importante salientar que pessoas com doenças tais como diabetes, cânceres e problemas pulmonares, cardíacos e renais merecem maior cuidado, pois apresentam maiores chances de serem infectados e de desenvolverem formas graves da doença.

Curiosidade: Apesar de ser bastante parecida com a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), a Mers é provocada por outro tipo de coronavírus.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Bandeira da Arábia Saudita
Arábia Saudita
Clique aqui e conheça as características territoriais, culturais e sociais da Arábia Saudita!
As piores epidemias da história
Clique aqui e conheça cinco casos de epidemias ou pandemias que aconteceram na história humana. Saiba sobre o surgimento e o saldo de vítimas de cada um deles.
Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Algumas doenças causadas por vírus e suas características.
Coronavírus
Entenda o que são os coronavírus, conheça quais sintomas eles provocam e saiba mais sobre as síndromes respiratórias graves desencadeadas por eles.
A gripe geralmente apresenta quadro febril e dor de cabeça.
Gripe, hepatite, herpes, poliomielite e raiva: doenças virais
Confira algumas características de doenças virais, como são transmitidas, seus sintomas e como evitar.
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas
O que são doenças, síndromes e transtornos?
Você sabe a diferença entre doenças, síndromes e transtornos? Clique aqui e aprenda o significado desses termos amplamente utilizados na medicina.
As lesões da varíola, na maioria das vezes, deixam cicatrizes.
Resfriado, rubéola, sarampo e varíola: doenças virais.
Conheça como ocorre a transmissão de algumas doenças virais e quais são os tratamentos adequados.
Segunda onda de covid-19 no Brasil
Clique aqui e tire suas dúvidas a respeito da segunda onda de covid-19 no Brasil. Entenda o que é a segunda onda e como controlá-la.
Síndrome respiratória aguda grave (Sars)
Conheça mais sobre síndrome respiratória aguda grave (Sars), uma doença que provocou a morte de cerca de 800 pessoas nos anos de 2002 e 2003.
video icon
Física
Espelhos esféricos: côncavos
Os espelhos esféricos são cavidades refletoras capazes de produzir imagens que tanto podem ser reais como virtuais. Nesta videoaula conheceremos as características gerais dos espelhos côncavos, tais como seus principais elementos geométricos e a forma como eles produzem imagens. Vamos lá?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."