Tricocefalíase
A tricocefalíase é uma doença provocada pelo verme Trichuris trichiura que é introduzido no organismo humano através da ingestão de alimentos e da água contaminados por ovos embrionados depositados no solo através das fezes infectadas do homem ou de animais como o porco e estes se desenvolvem em até 15 dias no solo.
Os vermes ao entrarem no organismo se desenvolvem no intestino, a partir de três meses as fêmeas passam a pôr 3.000 ovos diários dentro do organismo, de modo que se proliferem. As regiões onde esses permanecem são a última parte do intestino delgado, o ceco (início do intestino grosso), cólon (região que fica entre o início e o fim do intestino grosso) e no apêndice. Em permanência nessa região do organismo, os vermes podem provocar danos variáveis como, por exemplo, congestão, morte dos tecidos da mucosa, úlceras, anemia, diarréia crônica, reações tóxico-alérgicas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, desnutrição, irritabilidade, insônia e sangramento retal.
O verme é detectado através do exame de fezes por meios: Lutz Hoffman, Faust ou Kato-katz. Esses conseguem também identificar a quantidade de vermes por grama de fezes. O tratamento para essa doença é realizado através de medicamentos que buscam erradicar os vermes do organismo. São utilizados medicamentos como o albendazol e o mebendazol.
Se ocorrer em crianças, deve-se equilibrar uma dieta rica em vitaminas e ainda ingerir concentrados de ferro para que não haja perigo de posterior anemia.