Tricocefalíase

A tricocefalíase é uma doença provocada pelo verme Trichuris trichiura que é introduzido no organismo humano através da ingestão de alimentos e da água contaminados por ovos embrionados depositados no solo através das fezes infectadas do homem ou de animais como o porco e estes se desenvolvem em até 15 dias no solo.

Os vermes ao entrarem no organismo se desenvolvem no intestino, a partir de três meses as fêmeas passam a pôr 3.000 ovos diários dentro do organismo, de modo que se proliferem. As regiões onde esses permanecem são a última parte do intestino delgado, o ceco (início do intestino grosso), cólon (região que fica entre o início e o fim do intestino grosso) e no apêndice. Em permanência nessa região do organismo, os vermes podem provocar danos variáveis como, por exemplo, congestão, morte dos tecidos da mucosa, úlceras, anemia, diarréia crônica, reações tóxico-alérgicas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, desnutrição, irritabilidade, insônia e sangramento retal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O verme é detectado através do exame de fezes por meios: Lutz Hoffman, Faust ou Kato-katz. Esses conseguem também identificar a quantidade de vermes por grama de fezes. O tratamento para essa doença é realizado através de medicamentos que buscam erradicar os vermes do organismo. São utilizados medicamentos como o albendazol e o mebendazol.

Se ocorrer em crianças, deve-se equilibrar uma dieta rica em vitaminas e ainda ingerir concentrados de ferro para que não haja perigo de posterior anemia.

Trichuris trichiura é o verme causador da tricocefaliase
Trichuris trichiura é o verme causador da tricocefaliase
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
O parasito Enterobius vermicularis é o causador da oxiuríase ou enterobíase
Oxiurose
Aprenda mais sobre a oxiurose, uma patologia que causa grande prurido na região retal.
Imagem da tênia vista por um microscópio
Teníase
Teníase, o que é a teníase, como se contrai a teníase, sintomas da teníase, tratamento da teníase, prevenção da teníase.
Doença que causa a elefantíase.
Filária
Filaria Wuchereria bancrofti, Elefantíase, Doença, Verme nematódeo, Vasos linfáticos, Ciclo de vida, Invertebrado patogênico, Hospedeiros: Mosquito hematófago, Culex, Larvas infectantes, Microfilárias, Inchaço dos membros.
Rastros da larva migrans
Bicho geográfico
Saiba o que é o bicho geográfico, quais são seus sintomas e tratamento