Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Drogas
  3. Cigarro

Cigarro

Apesar de gerar grandes lucros aos fabricantes e ser um dos produtos mais vendidos no mundo, talvez por ser considerado símbolo de status, sabe-se que o cigarro acarreta sérios prejuízos a seus usuários, é atualmente o maior problema de saúde pública mundial.

O cigarro contém folhas secas do tabaco (nicotina rusticum e nicotina tabacum). Possui em sua composição mais de 4.500 complexos químicos, como arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. Semelhante ao gás que sai do escapamento dos carros, o monóxido de carbono pode ser o mais letal de todos os elementos, pois este é responsável pela diminuição de oxigênio para o os órgãos dos fumantes. A fumaça depositada nos pulmões é composta de nicotina e alcatrão, sendo que este último é cancerígeno.

Os efeitos provocados pelo cigarro são sintomas psicológicos e físicos responsáveis pela dependência, tais como clareza de pensamentos, maior atenção, capacidade de concentração e aumento da memória, além de diminuir o apetite, a irritabilidade e relaxar a musculatura. O cigarro pode causar doenças do coração, hemorragias cerebrais, doença pulmonar e câncer de pulmão.
Cigarro, o maior problema de saúde pública mundial.
Cigarro, o maior problema de saúde pública mundial.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
O câncer de pulmão relaciona-se principalmente com o tabagismo
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
Parar de fumar é possível!
29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Conheça os principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Fumo e os riscos do tabagismo para a saúde.
Observe como o enfisema pulmonar destrói gradativamente os alvéolos pulmonares
Enfisema pulmonar
Conheça um pouco mais sobre o enfisema pulmonar, uma doença grave e sem cura que geralmente é desencadeada pelo uso de cigarro.
Aneurisma
Aprenda mais sobre aneurisma, aqui! Neste texto abordaremos o que são aneurismas e seus sintomas, e conheceremos os aneurismas cerebral e da aorta abdominal.
Usuário de Heroína
Heroína
Heroína, a heronína, o princípio ativo da heronína, conseqüências da heroína e malefícios do uso da heroína, efeitos e histórico da heroína (surgimento da droga).
Ópio sendo extraído
Ópio
A única droga que foi motivo declarado para uma guerra.
A família se torna um “codependente”.
Codependência
Codependência, o que é codependência, quem pode ser codependente, sintomas que se manifestam em pessoas com codependência, o tratamento contra a codependência.
Peiote: planta alucinógena utilizada em rituais religiosos.
Peiote
Cacto cujo principal componente psicoativo é a mescalina: uma substância alucinógena.