Whatsapp icon Whatsapp

Canoagem

Canoagem
Canoagem
A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque. Em razão de sua tradição e organização, é considerada como um dos principais esportes olímpicos. Surgiu na Groelândia, onde canoas eram usadas por esquimós como veículo de pesca e trabalho.

As canoas foram desenvolvidas primeiramente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra canoa origina-se da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa construída de tronco de árvore.

Enquanto esporte, a canoagem tem pouco tempo de existência. Participou pela primeira vez dos jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936. Dentre as várias modalidades existentes, destacam-se: o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas.

No Brasil, o esporte é regulamentado pela CBC (Confederação Brasileira de Canoagem), responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade. A Confederação Brasileira de Canoagem foi instituída em 1988.

A Canoagem Velocidade, apresenta-se em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade.

A Canoagem Slalom, modalidade olímpica desde 1992, é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros.

A canoagem turismo e aventura é uma especificidade que não se inclui nos padrões de esporte de competição. Seu objetivo principal é a aproximação do homem com a natureza. De acordo com especialistas e adeptos do esporte, o mesmo proporciona benefícios físicos e psicológicos.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!