Whatsapp icon Whatsapp

Símbolos olímpicos

Os principais símbolos olímpicos são os anéis, o lema, a tocha, as medalhas e a mascote.
Anéis olímpicos, um dos principais símbolos olímpicos.
Os anéis olímpicos são um dos principais símbolos olímpicos. [1]

Os símbolos olímpicos são símbolos que representam os Jogos Olímpicos, eventos poliesportivos que, em nossa era moderna, são realizados pelo Comitê Olímpico Internacional desde o ano de 1896. Os principais símbolos olímpicos são:

  • anéis olímpicos;

  • lema olímpico;

  • tocha olímpica;

  • medalhas olímpicas;

  • mascote olímpica.

Leia também: Qual é a história das Olimpíadas?

Resumo sobre os símbolos olímpicos

  • Os símbolos olímpicos são símbolos que representam os Jogos Olímpicos.

  • Os principais símbolos olímpicos são os anéis olímpicos, o lema olímpico, a tocha olímpica, as medalhas olímpicas e a mascote olímpica.

  • Os anéis são o mais importante desses símbolos, caracterizados por cinco anéis interligados que representam cinco continentes.

  • O lema olímpico surgiu de uma frase em latim que exemplifica a determinação dos atletas pela vitória.

  • A tocha olímpica é um símbolo que remete às Olimpíadas na forma como eram celebradas pelos gregos na Antiguidade.

  • As medalhas simbolizam a vitória dos atletas.

  • A mascote é um personagem que representa ums edição das Olimpíadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os símbolos olímpicos e seus significados?

Os símbolos olímpicos são símbolos que representam os Jogos Olímpicos. Os principais são:

  • anéis olímpicos;

  • lema olímpico;

  • tocha olímpica;

  • medalhas olímpicas;

  • mascote olímpica.

Origem dos símbolos olímpicos

Origem dos anéis olímpicos

Os anéis olímpicos são um símbolo que foi criado, em 1913, por Pierre Frédy, o Barão de Coubertin, conhecido por ser o idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna e um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional (COI). Esse símbolo contém cinco anéis interligados entre si colocados em uma bandeira com fundo branco. Foi usado pela primeira vez nas Olimpíadas de 1920, na Antuérpia.

Os cinco anéis representam cinco continentes (América, África, Ásia, Oceania e Europa) e estão interligados entre si como forma de demonstrar a ideia de união. Os anéis possuem cores diferentes, sendo elas o azul, preto, vermelho, amarelo e verde. A escolha dessas cores se explica porque todo país do planeta tem pelo menos uma dessas cores em sua bandeira.

Origem do lema olímpico

Lema olímpico abaixo dos anéis olímpicos, dois dos principais símbolos olímpicos.
Lema olímpico e anéis olímpicos. [2]

Os Jogos Olímpicos também possuem um tema, no idioma latino: Citius, Altius, Fortius. Esse lema pode ser traduzido como “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”, e foi criado pelo padre Henri Didon, amigo do Barão de Coubertin. O lema representa a determinação de um atleta que busca a vitória e foi estabelecido assim que o COI foi fundado, em 1894.

Origem da tocha olímpica

Tochas olímpicas, um dos principais símbolos olímpicos.
Tochas olímpicas. [3]

A tocha olímpica também é um símbolo tradicional dos Jogos Olímpicos e está presente desde as Olimpíadas de 1928, realizada na cidade de Amsterdã. Esse símbolo foi estabelecido como forma de resgatar uma tradição que era realizada pelos gregos na Antiguidade. É costume, meses antes do evento, a realização do revezamento da tocha, com caminhadas com a tocha acontecendo em diferentes países do planeta, e o fogo olímpico sendo passado de tocha em tocha.

O fogo era um símbolo importante para os gregos, fazendo parte de uma série de tradições religiosas desse povo. No contexto dos Jogos Olímpicos, o fogo da tocha passou a representar a fraternidade, bondade, a pureza, além de, novamente, estabelecer um vínculo entre os jogos da era moderna e os jogos da Antiguidade.

Origem das medalhas olímpicas

Medalhas olímpicas de ouro, de prata e de bronze, um dos principais símbolos olímpicos.
Medalhas olímpicas.

As medalhas olímpicas são a premiação para os atletas vencedores das provas. Essa premiação não existia nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, sendo introduzidos somente nos Jogos Olímpicos da era moderna. Nas duas primeiras Olimpíadas, 1896 e 1900, só havia medalhas para o primeiro lugar (ouro). A partir da edição de 1904, foram introduzidas medalhas para o segundo lugar (prata) e para o terceiro lugar (bronze).

Origem da mascote olímpica

Mascotes olímpicas, um dos principais símbolos olímpicos, das Olimpíadas de Paris 2024.
Mascotes olímpicas das Olimpíadas de Paris 2024. [4]

As mascotes olímpicas são personagens criados a cada edição das Olimpíadas para representar o país que recebe os jogos. Esse personagem geralmente é um animal e traz elementos da cultura local. As mascotes são usadas como símbolos das Olimpíadas, ajudando na divulgação do evento.

Curiosidades sobre os símbolos olímpicos

Apresentação dos anéis olímpicos, um dos principais símbolos olímpicos, em 1913.
Apresentação dos anéis olímpicos em 1913.
  • A primeira vez que a bandeira com os anéis olímpicos foi hasteada foi em 1914, no Egito.
  • Em todo ciclo olímpico a tocha olímpica é acesa com fogo na cidade de Olímpia, na Grécia.

  • Em 1980, a mascote da Olimpíadas de Moscou, o urso Misha, derrubou uma lágrima pelos países que boicotaram a edição dos jogos.

  • Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a mascote foi Vinícius, representando a fauna brasileira.

Afinal, o que são as Olimpíadas?

Os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas são um evento poliesportivo realizado a cada quatro anos em uma cidade-sede que é escolhida por uma eleição promovida pelo Comitê Olímpico Internacional. As Olimpíadas são marcadas por competições de diversos atletas, contando com a participação de milhares deles e sendo acompanhadas por bilhões de pessoas.

As Olimpíadas mobilizam todas as nações e são consideradas o maior evento poliesportivo do planeta. Dezenas de modalidades esportivas são realizadas com os melhores atletas. Esse evento também é conhecido por símbolos que representam os Jogos Olímpicos, mas também os valores que ele representa. Para saber mais sobre as Olimpíadas, clique aqui.

Créditos de imagem

[1] PXL_Smart / Shutterstock

[2] Dutchmen Photography / Shutterstock

[3] Ververidis Vasilis / Shutterstock

[4] Freer / Shutterstock

Fontes

MARTINS, Patrícia. Phryges: as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que representam a liberdade. Disponível em: https://www.publico.pt/2022/11/15/p3/noticia/phryges-mascotes-jogos-olimpicos-paralimpicos-representam-liberdade-2027811 .

REDAÇÃO. Símbolo das Olimpíadas: conheça a história do famoso logo olímpico. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/07/08/simbolo-das-olimpiadas-conheca-a-historia-do-logo-famoso.htm.

REDAÇÃO. Símbolos Olímpicos. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/movimento-olimpico/simbolos-olimpicos.

REDAÇÃO. Você conhece de fato os símbolos olímpicos de 2021? Descubra. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/simbolos-olimpicos-2021.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique
Veja como ocorreu o atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique e quais foram as suas consequências. Descubra qual foi a reação de Israel.
Esportes olímpicos
Clique aqui e descubra quais são os esportes olímpicos das Olimpíadas de Verão e de Inverno. Saiba quais critérios esses esportes devem seguir.
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica, ginástica artística, modalidade de ginástica, movimentos da ginástica artística, provas realizadas na ginástica olímpica, competições oficiais de ginástica olímpica.
História das Olimpíadas
Conheça a história das Olimpíadas para entender como elas eram realizadas na Grécia Antiga e também como foram recuperadas na Idade Contemporânea.
Olimpíadas (Jogos Olímpicos)
Clique aqui e saiba o que são as Olimpíadas. Conheça sua origem e sua história e descubra quais são seus principais símbolos.
Olimpíadas de Paris 2024
Clique aqui e descubra quando serão realizadas as Olimpíadas de Paris 2024. Saiba quais são suas modalidades esportivas e onde serão realizadas.
Olimpíadas de Tóquio 2020
Saiba tudo sobre as Olimpíadas de Tóquio 2020: datas, esportes, mascotes e medalhas.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos notáveis na trigonometria" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos notáveis na trigonometria
Nessa aula veremos que os ângulos notáveis na trigonometria do triângulo retângulo são os de 30º, 45º e 60º. Além disso, veremos de onde saem esses valores.