2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. A contribuição da física para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias

O telescópio Hubble, os circuitos optoeletrônicos, a ressonância magnética são exemplos das contribuições da física para o surgimento de novas tecnologias e novas áreas do conhecimento.

A física é uma ciência em construção! Muitas de suas hipóteses, leis e modelos se mostram satisfatórias para explicar o mundo ao nosso redor, mas as teorias vão evoluindo e um conhecimento vai superando o outro, e novas áreas do conhecimento assim como novas tecnologias vão surgindo e tornando nosso mundo mais dinâmico e surpreendente.

Apresentamos a seguir cinco áreas do conhecimento que estão ligadas ao saber físico. São campos do estudo científico que apresentaram nas últimas décadas uma grande quantidade de novos conhecimentos e novas tecnologias.

ASTRONOMIA

Com o desenvolvimento de uma série de novos telescópios, com poder de alcance jamais imaginado, imagens do universo puderam ser captadas e um novo cosmos se abriu diante de nós. O maior exemplo desse desenvolvimento da astronomia é o telescópio Hubble, lançado no espaço em 1990 e que até hoje envia imagens e informações do universo.

O objetivo de colocar um telescópio direto no espaço é eliminar as interferências causadas pela atmosfera nas observações. Em um futuro não muito distante teremos novos telescópios munidos de sofisticados recursos computacionais que fazem a correção das interferências da atmosfera, e não mais lançaremos telescópios para o espaço.

Outro exemplo é o satélite COBE (cosmic background explorer – Explorador da radiação de fundo), que capta radiações não visíveis vindas do espaço que podem auxiliar no desenvolvimento dos estudos sobre a origem do universo.

O desenvolvimento dos estudos em astronomia tem permitido à ciência a descoberta de um grande número de planetas, estrelas e galáxias, além de permitir um maior conhecimento sobre o início do universo. A imagem abaixo, tirada por um telescópio, mostra uma infinidade de galáxias e outros corpos celestes.

FOTÔNICA

A fotônica desenvolve tecnologias com aplicações baseadas na luz e sua emissão, transmissão, amplificação etc. Como exemplos podemos citar os pulsos de laser utilizados na indústria como ferramenta de soldagem e no tratamento de superfícies, nos leitores de CDs e DVDs, impressoras e os circuitos optoeletrônicos, que estão substituindo os circuitos comuns de computadores e dando início à chamada computação fotônica.

FÍSICA MÉDICA

A física médica trata do desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias voltadas para o tratamento de doenças, diagnósticos, equipamentos cirúrgicos etc. Os aparelhos para realização de minuciosas cirurgias oftalmológicas e o equipamento de ressonância magnética são exemplos da fantástica contribuição da física médica. A imagem abaixo é de um exame de ressonância magnética.

FÍSICA DE PARTÍCULAS

Existem perguntas que todos nós, em algum momento da vida, já fizemos: de onde viemos? Do que somos feitos? Como começou o universo? A física de partículas, responsável pelo estudo do misterioso mundo das partículas elementares, pode nos ajudar a responder essas perguntas.

Com o objetivo de conhecer mais sobre nossas origens e sobre a estrutura da matéria, o LHC (Larg Hadron Collider – Grande colisor de Hádrons) maior acelerador de partículas da atualidade, entrou em funcionamento em 2010. Construído sobre a fronteira da Suíça com a França, o LHC é utilizado para colidir partículas a velocidades muito próximas à da luz e, assim, recriar as condições iniciais do universo e descobrir a composição das partículas.

Uma curiosidade é que foi no CERN (Centro europeu para pesquisa nuclear), instituição responsável pela construção do LHC, que surgiu a rede “www” (world wide web – rede mundial de computadores) e tinha como objetivo inicial agilizar a troca de informações entre os colaboradores do centro.

NANOTECNOLOGIA

A nanotecnologia permite a manipulação individual dos átomos, podendo trazer contribuições além do imaginado. Com o desenvolvimento da nanotecnologia seria possível, por exemplo, a partir do lixo, reaproveitar átomos de alguns elementos como carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, reorganizá-los e criar elementos úteis como água, petróleo etc.

Repare o quanto a física já contribui e ainda contribuirá com o mundo à nossa volta. Entender essa ciência nos permite entender a vida!

Ao longo dos anos a física tem contribuído para o surgimento de novas tecnologias e novos conhecimentos que contribuem imensamente com nossas vidas
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
O telescópio Hubble foi responsável pela descoberta de inúmeros corpos celestes
Telescópio Hubble
Clique aqui para saber mais sobre o telescópio espacial Hubble, lançado em 1990 e responsável pela produção de incríveis imagens do universo.
A Teoria do Caos afirma que o simples bater das asas de uma borboleta no Brasil pode gerar um furacão no Texas
Teoria do Caos
Você sabia que um prego pode ser a causa de mudanças drásticas no seu futuro? Entenda o que é a Teoria do Caos!
Concepção artística de um processador quântico.
Computador quântico
Você já ouviu falar sobre computação quântica? Ao que tudo indica, no futuro, teremos computadores baseados nas propriedades quânticas da matéria, como nos spins dos elétrons, nos níveis de energia dos átomos e, até mesmo, no plano de polarização dos fótons de luz. Saiba mais sobre as características dessa incrível tecnologia emergente.
Novos meios e formas de armazenamento de informações surgiram através do avanço tecnológico
Física e a Evolução dos Meios de Armazenamento de Informações
Clique e conheça um pouco mais sobre a evolução dos meios de armazenamento de informações.
Planeta Netuno
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
Equipamento médico usado para realizar o exame de tomografia por emissão de pósitrons
Tomografia por emissão de pósitrons
Veja aqui como é realizado o exame de tomografia por emissão de pósitrons.