2. Física
  3. Mecânica
  4. A Nova Teoria Gravitacional

A Nova Teoria Gravitacional

A nova teoria gravitacional, conhecida como teoria da relatividade, foi proposta por Einstein. Ela tornou-se mais abrangente do que a teoria proposta por Newton.

A lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, foi fundamental para o desenvolvimento não só da astronomia, mas da física de uma forma geral. Atualmente, as ideias sobre a gravitação estão bastante alteradas e ampliadas pela teoria da gravitação proposta por Einstein, em 1915, conhecida como Teoria da Relatividade Geral.

É com base nesta teoria que, ainda hoje, cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no sistema solar, mas em todo o Universo. A teoria gravitacional tornou-se muito mais abrangente, envolvendo distâncias fantásticas e novos objetos astronômicos, tais como buracos negros, estrelas de nêutrons, galáxias, e quasares.

Os enormes avanços observados na construção dos telescópios, na eletrônica moderna, nos computadores e nos voos espaciais transformam as pesquisas referentes à gravitação, confinadas até então quase que exclusivamente em estudos teóricos, em um enorme empreendimento experimental. Neste campo, uma das ideias que vem despertando grandes atenções é a busca de uma radiação gravitacional, isto é, da existência de ondas gravitacionais que seriam emitidas pela matéria de maneira semelhante à emissão de ondas eletromagnéticas pelas cargas elétricas.
Tudo indica que a preocupação em verificar a existência dessas radiações gravitacionais será um dos principais objetos de pesquisa no campo da Nova Física nesse século, abrindo, assim, uma nova e ampla janela para o conhecimento do Universo.

Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade
Publicado por: Kleber G Cavalcante
Representação geométrica de um vetor, com origem em A e extremidade em B
Conceito de vetor
Entenda aqui o conceito de vetor, ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.
As marcações de tempo são diferentes para observadores que mantêm movimento relativo
Dilatação do tempo
Clique aqui e entenda a dilatação do tempo, fenômeno proposto por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade, no início do século XX.
Como o avião se mantém equilibrado no ar?
Como surgiu o avião?
Como o avião se mantém equilibrado no ar?, força, pressão, o que faz o avião se manter equilibrado no ar?, a história do surgimento da aviação, velocidade.
Reflexão na superfície de um lago
Fenômenos Opticos
Clique aqui e conheça as características dos fenômenos ópticos!
Energia potencial gravitacional
Acesse o texto e confira o que é a energia potencial gravitacional, a fórmula para calculá-la e exercícios resolvidos sobre o tema.