2. Física
  3. Mecânica
  4. A Nova Teoria Gravitacional

A Nova Teoria Gravitacional

A nova teoria gravitacional, conhecida como teoria da relatividade, foi proposta por Einstein. Ela tornou-se mais abrangente do que a teoria proposta por Newton.

A lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, foi fundamental para o desenvolvimento não só da astronomia, mas da física de uma forma geral. Atualmente, as ideias sobre a gravitação estão bastante alteradas e ampliadas pela teoria da gravitação proposta por Einstein, em 1915, conhecida como Teoria da Relatividade Geral.

É com base nesta teoria que, ainda hoje, cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no sistema solar, mas em todo o Universo. A teoria gravitacional tornou-se muito mais abrangente, envolvendo distâncias fantásticas e novos objetos astronômicos, tais como buracos negros, estrelas de nêutrons, galáxias, e quasares.

Os enormes avanços observados na construção dos telescópios, na eletrônica moderna, nos computadores e nos voos espaciais transformam as pesquisas referentes à gravitação, confinadas até então quase que exclusivamente em estudos teóricos, em um enorme empreendimento experimental. Neste campo, uma das ideias que vem despertando grandes atenções é a busca de uma radiação gravitacional, isto é, da existência de ondas gravitacionais que seriam emitidas pela matéria de maneira semelhante à emissão de ondas eletromagnéticas pelas cargas elétricas.
Tudo indica que a preocupação em verificar a existência dessas radiações gravitacionais será um dos principais objetos de pesquisa no campo da Nova Física nesse século, abrindo, assim, uma nova e ampla janela para o conhecimento do Universo.

Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade
Publicado por: Kleber G Cavalcante
Como o avião se mantém equilibrado no ar?
Como surgiu o avião?
Como o avião se mantém equilibrado no ar?, força, pressão, o que faz o avião se manter equilibrado no ar?, a história do surgimento da aviação, velocidade.
Representação geométrica de um vetor, com origem em A e extremidade em B
Conceito de vetor
Entenda aqui o conceito de vetor, ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
As marcações de tempo são diferentes para observadores que mantêm movimento relativo
Dilatação do tempo
Clique aqui e entenda a dilatação do tempo, fenômeno proposto por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade, no início do século XX.
Energia potencial gravitacional
Acesse o texto e confira o que é a energia potencial gravitacional, a fórmula para calculá-la e exercícios resolvidos sobre o tema.
Reflexão na superfície de um lago
Fenômenos Opticos
Clique aqui e conheça as características dos fenômenos ópticos!
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.