Whatsapp icon Whatsapp

Energia potencial gravitacional

 Energia potencial gravitacional é uma grandeza escalar, medida em joules, que mensura a quantidade de energia atribuída a um corpo de certa massa que se encontre a uma determinada altura em relação ao chão. A fórmula utilizada para calculá-la é obtida a partir da lei da gravitação universal de Isaac Newton, por isso faz parte das equações usadas para descrever todos os tipos de interações gravitacionais.

Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

O que é energia potencial gravitacional?

Energia potencial gravitacional é uma forma de energia associada à altura em que um corpo se encontra em uma região de campo gravitacional não nulo. A presença de um campo gravitacional atribui energia potencial gravitacional a todo corpo que possui massa e que possui alguma altura em relação à massa que produz a gravidade na região.

Ela pode ser calculada por meio de uma fórmula bastante simples, determinada pelo produto entre as grandezas massa, aceleração da gravidade e altura, assim como é mostrado a seguir:

m – massa do corpo (kg)

g – aceleração da gravidade (m/s²)

h – altura (m)

A unidade de medida da energia potencial gravitacional, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o joule (J).

Exemplo

Deseja-se calcular a intensidade da energia potencial gravitacional sobre um corpo de 1 kg que se encontra a uma altura de 10 metros, em uma região da Terra em que a aceleração da gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s²:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula da energia potencial gravitacional

A fórmula utilizada para calcular a energia potencial gravitacional é derivada da definição de trabalho, ou seja, a energia potencial gravitacional é equivalente ao trabalho realizado para elevar um objeto do solo até uma altura h. Além disso, a definição mais fundamental de energia potencial gravitacional tem origem na lei da gravitação universal, desenvolvida pelo físico inglês Isaac Newton.

Quanto maior é a nossa altura em relação ao chão, maior é a nossa energia potencial gravitacional.
Quanto maior é a nossa altura em relação ao chão, maior é a nossa energia potencial gravitacional.

De acordo com a lei da gravitação universal, a força peso, produzida pela gravidade, é exclusivamente atrativa e atua sobre uma linha imaginária que passa pelos centros de massa de dois corpos de massas M e m. Ela é também inversamente proporcional ao inverso do quadrado da distância d que separa esses dois corpos. Pode ser expressa desta forma:

G – constante da gravitação universal (6,67408.10-11 N. kg²/m²)

Ainda de acordo com a lei mostrada acima, é possível obter uma expressão para calcular a energia potencial gravitacional, a saber:

Leia também: O que é força?

Energia potencial elástica

Energia potencial elástica é um tipo de energia potencial, assim como a energia potencial gravitacional. Isso indica que essa é uma forma de energia que pode ser armazenada e posteriormente transformada em outras formas de energia.

A energia potencial elástica tem origem na deformação de corpos que tendem a voltar ao seu formato original depois de deformados. Nesse sentido, essa forma de energia depende de uma característica chamada constante elástica, bem como da elongação ou deformação do corpo. A fórmula utilizada para calcular a energia potencial elástica é a seguinte:

k – constante elástica (N/m)

x – deformação do corpo (m)

Exercícios resolvidos sobre energia potencial gravitacional

Questão 1 — Calcule qual é o módulo da energia potencial gravitacional que um corpo de 5 kg apresenta quando disposto em uma altura de 10 metros em relação ao solo. Considere a gravidade local como g = 9,8 m/s².

a) 180 J

b) 490 J

c) 250 J

d) 150 I

Resolução:

Para fazermos o cálculo, é necessário que se multipliquem as grandezas apresentadas: massa, gravidade e altura.

Com base no cálculo, descobrimos que a energia potencial gravitacional armazenada nesse corpo é igual a 490 J e que, portanto, a alternativa correta é a letra B.

Questão 2 — Calcule a altura necessária para que um corpo de 2,5 kg apresente uma energia potencial gravitacional de 500 J. Considere a gravidade local igual a 10 m/s².

a) 50 m

b) 30 m

c) 20 m

d) 15 m

Resolução:

Para calcular a altura em que o corpo se encontra, precisamos utilizar a fórmula da energia potencial gravitacional.

Com base no resultado obtido, determinamos que a alternativa correta é a letra C. 

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A diferença entre frear e parar
A Física faz parte do nosso cotidiano até mesmo no ato de frear um automóvel. Você sabe qual é a diferença entre frear e parar? Confira!
Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Cinemática escalar
Clique aqui e saiba o que é cinemática escalar. Conheça seus principais conceitos e fórmulas. Saiba a diferença entre cinemática escalar e cinemática vetorial.
Energia potencial elástica
Você sabe o que é energia potencial elástica? Confira o conceito, a fórmula, a dedução e exemplos de exercícios resolvidos sobre essa forma de energia.
Fenômenos Opticos
Clique aqui e conheça as características dos fenômenos ópticos!
Medindo estrelas
O parsec é uma unidade usada na Astronomia para medir a qual distância as estrelas estão da Terra.
Potência e rendimento
Veja aqui a relação básica entre potência e rendimento através de exemplos do nosso cotidiano.
Terceira lei de Newton
Clique e confira qual é a terceira lei de Newton. Entenda o que afirma essa lei e qual é a sua fórmula. Veja também exemplos e aplicações dessa lei.
Vantagem mecânica
Veja aqui qual é a definição, em Física, de vantagem mecânica para uma ferramenta ou máquina.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.