2. Física
  3. Mecânica
  4. A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal

A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal

A força peso e a força normal não são um par de ação e reação, pois atuam sobre o mesmo corpo, estando, portanto, em desacordo com a terceira lei de Newton.

Um dos nomes mais conhecidos e citados da física certamente é o de Isaac Newton. Esse grande físico fez contribuições importantíssimas, como a publicação do livro Princípios matemáticos da filosofia natural, onde as famosas três leis de Newton são enunciadas, ainda formulou a lei da gravitação universal e publicou trabalhos importantes nos ramos da óptica e da matemática.

As três leis de Newton (Inércia, Princípio fundamental da dinâmica e Lei da ação e reação) talvez sejam as contribuições mais famosas desse importante físico, isto por possuírem enunciados simples, mas alguns detalhes podem passar despercebidos e gerar erros conceituais gravíssimos.

Aqui trataremos da questão da força peso e reação normal não formarem um par de ação e reação.

A força peso é fruto da atração gravitacional estabelecida entre o planeta e um corpo qualquer e sempre tem direção vertical e sentindo para baixo. Quando esse corpo está apoiado sobre uma superfície, faz-se necessário que a superfície exerça uma força contrária ao peso, a fim de suportar o corpo. Daí é que vem a confusão!

A terceira lei de Newton diz que para toda ação de uma força existe uma reação de mesma magnitude, porém oposta. Como a força normal é contrária ao peso e, na maioria das vezes, de igual valor, sendo a superfície horizontal, somos levados a pensar que a força normal é a reação do peso. Mas esse pensamento está errado.

Algo que está subentendido na terceira lei de Newton é que a ação e a reação atuam em corpos diferentes, por exemplo: se você der um tapa em uma parede estará utilizando essa lei. A ação foi feita sobre a parede e a reação sobre sua mão, então logicamente você sentirá dor! Mas perceba que a ação foi na parede e que a reação foi na sua mão.

Agora observe a imagem abaixo:

Das forças mostradas, temos na vertical e para baixo a força peso (m.g), fruto da atração gravitacional entre a Terra e o bloco, e na vertical para cima a força normal, fruto da resistência da superfície em suportar o bloco. Repare que tanto peso quanto normal atuam sobre o mesmo corpo e por isso não podem ser consideradas como um par de ação e reação.

As leis de Newton possuem enunciados simples, porém possuem detalhes que se ignorados podem gerar erros conceituais
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
A normal é a força vertical e ascendente que atua em um corpo colocado sobre uma determinada superfície
Força normal
Você sabia que a força normal não é uma reação da força peso? Clique aqui para conhecer mais sobre esse agente que atua em corpos depositados sobre uma superfície.
Ao longo da história, grandes estudiosos voltaram-se para a compressão da relação entre força e movimento
Força e movimento
Clique aqui e conheça a história por trás das ideias de força e movimento.
A Dinâmica estuda as causas dos movimentos
Principais equações da Dinâmica
Clique aqui e conheça as principais equações da Dinâmica, ramo da Física que estuda as causas dos movimentos.
Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
A ideia de força está ligada a ações como puxar, empurrar, quebrar, entre outras
O que é força?
Você sabe definir o que é uma força? Clique aqui e veja quais são as principais características e efeitos dessa grandeza sobre os corpos.
Isaac Newton foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É considerado por alguns como o pai da Ciência Moderna
Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna
Conheça um pouco da história de Isaac Newton, uma das grandes mentes da Revolução Científica e um dos maiores cientistas de todos os tempos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação
Terceira Lei de Newton
Você conhece a lei da ação e reação ou terceira lei de Newton? Clique aqui e entenda a relação dela com as forças de interação entre corpos.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.