Whatsapp icon Whatsapp

A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal

A força peso e a força normal não são um par de ação e reação, pois atuam sobre o mesmo corpo, estando, portanto, em desacordo com a terceira lei de Newton.
As leis de Newton possuem enunciados simples, porém possuem detalhes que se ignorados podem gerar erros conceituais
As leis de Newton possuem enunciados simples, porém possuem detalhes que se ignorados podem gerar erros conceituais

Um dos nomes mais conhecidos e citados da física certamente é o de Isaac Newton. Esse grande físico fez contribuições importantíssimas, como a publicação do livro Princípios matemáticos da filosofia natural, onde as famosas três leis de Newton são enunciadas, ainda formulou a lei da gravitação universal e publicou trabalhos importantes nos ramos da óptica e da matemática.

As três leis de Newton (Inércia, Princípio fundamental da dinâmica e Lei da ação e reação) talvez sejam as contribuições mais famosas desse importante físico, isto por possuírem enunciados simples, mas alguns detalhes podem passar despercebidos e gerar erros conceituais gravíssimos.

Aqui trataremos da questão da força peso e reação normal não formarem um par de ação e reação.

A força peso é fruto da atração gravitacional estabelecida entre o planeta e um corpo qualquer e sempre tem direção vertical e sentindo para baixo. Quando esse corpo está apoiado sobre uma superfície, faz-se necessário que a superfície exerça uma força contrária ao peso, a fim de suportar o corpo. Daí é que vem a confusão!

A terceira lei de Newton diz que para toda ação de uma força existe uma reação de mesma magnitude, porém oposta. Como a força normal é contrária ao peso e, na maioria das vezes, de igual valor, sendo a superfície horizontal, somos levados a pensar que a força normal é a reação do peso. Mas esse pensamento está errado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algo que está subentendido na terceira lei de Newton é que a ação e a reação atuam em corpos diferentes, por exemplo: se você der um tapa em uma parede estará utilizando essa lei. A ação foi feita sobre a parede e a reação sobre sua mão, então logicamente você sentirá dor! Mas perceba que a ação foi na parede e que a reação foi na sua mão.

Agora observe a imagem abaixo:

Das forças mostradas, temos na vertical e para baixo a força peso (m.g), fruto da atração gravitacional entre a Terra e o bloco, e na vertical para cima a força normal, fruto da resistência da superfície em suportar o bloco. Repare que tanto peso quanto normal atuam sobre o mesmo corpo e por isso não podem ser consideradas como um par de ação e reação.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
Ao longo da história, grandes estudiosos voltaram-se para a compressão da relação entre força e movimento
Força e movimento
Clique aqui e conheça a história por trás das ideias de força e movimento.
Força normal
Você sabe o que é força normal? Acesse e entenda o conceito dessa força e como calculá-la. Veja também exercícios resolvidos sobre o tema.
Isaac Newton
Clique e conheça detalhes da vida de Isaac Newton, um dos grandes cientistas da humanidade. Veja quais foram as contribuições que ele deixou como legado.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
A ideia de força está ligada a ações como puxar, empurrar, quebrar, entre outras
O que é força?
Você sabe definir o que é uma força? Clique aqui e veja quais são as principais características e efeitos dessa grandeza sobre os corpos.
A Dinâmica estuda as causas dos movimentos
Principais equações da Dinâmica
Clique aqui e conheça as principais equações da Dinâmica, ramo da Física que estuda as causas dos movimentos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação
Terceira Lei de Newton
Você conhece a lei da ação e reação ou terceira lei de Newton? Clique aqui e entenda a relação dela com as forças de interação entre corpos.
video icon
Química
Catalisadores
Catalisadores são substâncias capazes de apresentar um caminho alternativo para a reação, fazendo com que ela se processe com maior velocidade, e eles não são consumidos durante esse processo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas