UOL - O melhor conteúdo
5
Whatsapp icon Whatsapp

Barreira do som

A velocidade do som no ar, em condições normais, é de 1224 km/h. Quando esse valor é ultrapassado, dizemos que a barreira do som foi rompida.
Ao superar a velocidade do som, os aviões supersônicos geram um estrondo *
Ao superar a velocidade do som, os aviões supersônicos geram um estrondo *

Geralmente, em filmes de ação e ficção científica, vemos heróis ou superaviões que entram em movimento com velocidades altíssimas e, como consequência, geram um estrondo no ar. Esse intenso barulho é ocasionado quando corpos em alta velocidade ultrapassam a velocidade do som no ar e rompem a chamada barreira do som.

As ondas sonoras são ondas mecânicas (que precisam de um meio de propagação) que se propagam em frentes de ondas esféricas, semelhantemente às ondas geradas na água pela queda de um objeto, mas para todas as direções. A velocidade de propagação dessas ondas no ar, em condições normais, é de aproximadamente 1224 km/h (340m/s). Portanto, no momento em que um avião supersônico acelera e chega a essa velocidade, dizemos que a barreira do som foi atingida e, ao ultrapassar a marca dos 1224 km/h, a aeronave rompe essa barreira.

As ondas mecânicas, ao se propagarem, transportam energia. No momento do rompimento da barreira do som, por exemplo, essa energia é manifestada. Além do intenso barulho produzido, forma-se uma nuvem (como na imagem que abre o texto) que é fruto da condensação do vapor d’água em virtude da extrema variação de pressão ocorrida ao redor de uma aeronave, por exemplo. Esse fenômeno é uma face da manifestação da energia transportada pelas ondas mecânicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi em outubro de 1947 que o americano Chuck Yeager realizou o primeiro voo supersônico da história. O austríaco Felix Baumgartner, por sua vez, em outubro de 2012, 65 anos após o primeiro voo supersônico, foi o primeiro homem a romper a barreira do som com o próprio corpo após saltar de um balão a aproximadamente 39 km de altura. A queda livre durou cerca de 4 min e 20s e Baumgartnher atingiu a incrível velocidade de 1173 km/h, rompendo a barreira do som na atmosfera, que é de aproximadamente 1110 km/h.

* Créditos da Imagem: Chris Parypa Photography / Shutterstock

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Difração
Clique aqui e saiba mais sobre o fenômeno da difração. Descubra como ele ocorre e quais são os seus tipos.
Ondas sonoras
Clique aqui e saiba o que são as ondas sonoras. Conheça suas características e suas aplicações. Entenda como se propagam.
Reflexão, refração e difração das ondas
Você sabia que qualquer tipo de onda pode sofrer reflexão, difração e refração? Clique aqui e conheça mais sobre esses três fenômenos ondulatórios.
video icon
Escrito"Marcas ideológicas nos textos" ao lado da ilustração de pessoas procurando elementos em um texto.
Português
Marcas ideológicas nos textos
Não existe neutralidade quando o assunto é texto, e é no universo discursivo que se percebe as marcas ideológicas textuais, às vezes discretas, às vezes explícitas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.