Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Centro óptico de uma lente

Centro óptico de uma lente

O termo lente corresponde a uma associação de dois dioptros, sendo que um deles é esférico e o outro é esférico ou plano. Dessa forma, chamaremos de lente esférica todo corpo transparente limitado por duas superfícies dos dois dioptros. É comum encontrarmos lentes construídas de vidro ou acrílico.

Há dois tipos de lentes: as convergentes e as divergentes. De forma bastante simples, é possível diferenciar as lentes esféricas: basta fazer raios de luz incidirem sobre elas e verificar a direção tomada por eles. Sendo assim, a lente será divergente quando os raios refratados divergirem; e convergente, quando os raios convergirem para um só ponto.

Centro óptico de uma lente esférica

É possível encontrar diversas lentes em nosso cotidiano, como aquelas usadas nos óculos de correção visual e as encontradas no interior de supermercados ou ônibus de transporte coletivo. Em ambos os casos elas possuem finalidades específicas. É possível verificar em uma lente que seus vértices ficam em locais muito próximos um do outro; já nas lentes bicôncavas os vértices quase se coincidem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ponto médio (O) do segmento V1 e V2 é denominado centro geométrico da lente. Quando definimos a lente esférica delgada, impomos a condição de ela ter espessura desprezível, isto é, seus vértices V1 e V2 teoricamente coincidem. Consequentemente, o centro geométrico também é coincidente com V1 e V2.

Lente biconvexa e lente côncava

Se fizermos um raio de luz atravessar uma lente qualquer pelo seu centro geométrico, veremos que o rio sofrerá um pequeno desvio, chamado de desvio lateral. No entanto, caso essa lente seja delgada (espessura desprezível em relação ao raio de curvatura), o desvio lateral sofrido pelo raio de luz será tão pequeno que o desprezaremos.

Portanto, podemos concluir que todo raio de luz que incide em uma lente delgada, passando exatamente sobre o seu centro óptico O (centro geométrico), consegue atravessá-la sem sofrer qualquer desvio.

É um corpo transparente com duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana
É um corpo transparente com duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
Colorido das bolhas de sabão
A coloração das bolhas de sabão
Saiba a explicação para o colorido das bolhas de sabão.
Espelhos Côncavos e Convexos
Clique aqui e aprenda a diferença entre os espelhos côncavos e convexos!
Câmara Escura de Orifício
Veja como a imagem de um objeto é formada dentro de uma câmara escura de orifício.
A óptica estuda fenômenos relacionados à luz, como os arcos-íris
Conceitos importantes de Óptica
Você tem dificuldade para entender alguns conceitos relativos à óptica? Clique aqui e entenda alguns dos principais tópicos desse ramo da Física.
As imagens formadas pelos diferentes tipos de lentes auxiliam na correção de problemas de visão
Formação de imagens nas lentes esféricas
Saiba como as imagens das lentes divergentes e convergentes são formadas e conheça exemplos da utilização delas em aparelhos.
O microscópio é um instrumento óptico que tem como finalidade a ampliação de objetos
Instrumentos ópticos
Conheça o funcionamento dos instrumentos ópticos mais utilizados no nosso cotidiano.