Whatsapp icon Whatsapp

Centro óptico de uma lente

É um corpo transparente com duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana
É um corpo transparente com duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana

O termo lente corresponde a uma associação de dois dioptros, sendo que um deles é esférico e o outro é esférico ou plano. Dessa forma, chamaremos de lente esférica todo corpo transparente limitado por duas superfícies dos dois dioptros. É comum encontrarmos lentes construídas de vidro ou acrílico.

Há dois tipos de lentes: as convergentes e as divergentes. De forma bastante simples, é possível diferenciar as lentes esféricas: basta fazer raios de luz incidirem sobre elas e verificar a direção tomada por eles. Sendo assim, a lente será divergente quando os raios refratados divergirem; e convergente, quando os raios convergirem para um só ponto.

Centro óptico de uma lente esférica

É possível encontrar diversas lentes em nosso cotidiano, como aquelas usadas nos óculos de correção visual e as encontradas no interior de supermercados ou ônibus de transporte coletivo. Em ambos os casos elas possuem finalidades específicas. É possível verificar em uma lente que seus vértices ficam em locais muito próximos um do outro; já nas lentes bicôncavas os vértices quase se coincidem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ponto médio (O) do segmento V1 e V2 é denominado centro geométrico da lente. Quando definimos a lente esférica delgada, impomos a condição de ela ter espessura desprezível, isto é, seus vértices V1 e V2 teoricamente coincidem. Consequentemente, o centro geométrico também é coincidente com V1 e V2.

Lente biconvexa e lente côncava

Se fizermos um raio de luz atravessar uma lente qualquer pelo seu centro geométrico, veremos que o rio sofrerá um pequeno desvio, chamado de desvio lateral. No entanto, caso essa lente seja delgada (espessura desprezível em relação ao raio de curvatura), o desvio lateral sofrido pelo raio de luz será tão pequeno que o desprezaremos.

Portanto, podemos concluir que todo raio de luz que incide em uma lente delgada, passando exatamente sobre o seu centro óptico O (centro geométrico), consegue atravessá-la sem sofrer qualquer desvio.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Instrumentos ópticos
Conheça o funcionamento dos instrumentos ópticos mais utilizados no nosso cotidiano.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.